imprensa

11/10/2017

​Resumo da sessão ordinária 10 de outubro de 2017

Destaque

Na noite de terça-feira, 10 de outubro, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (PP), sendo que na oportunidade seis parlamentares utilizaram o espaço da palavra livre para tratar dos mais diversos temas.

A ONG de proteção aos animais PATA apresentou prestação de contas no espaço da palavra livre. Segundo a presidente Kelly Stricker apesar da entidade não receber incentivos públicos a prestação de contas se faz necessária para dar maior transparência ao trabalho que é custeado por ações realizadas pela entidade e também por doações da comunidade.

Durante suas explanações também foi reforçada a necessidade da conscientização por parte da comunidade no que diz respeito ao abandono de animais e também os maus tratos.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) autor do projeto de lei que criou a Semana Municipal de Conscientização e Proteção dos Animais falou sobre a transparência e organização da PATA em seu trabalho.

O parlamentar também falou sobre o I Seminário Regional de Proteção Animal que acontecerá no próximo dia 23 de outubro, em Guabiruba, com as participações de ONGs de proteção animal da região e da deputada estadual Ana Paula Lima (PT).

O vereador Vilmar Gums (PSDB) parabenizou a PATA pelo trabalho realizado e também afirmou que certamente o poder legislativo vai auxiliar dentro do possível nos pleitos e ações necessárias.

O vereador Tucano também reforçou indicação sobre a necessidade de melhorias no trânsito em frente à Câmara Municipal na Rua 10 de Junho. Segundo relatos do parlamentar ele inclusive teve o seu veículo atingido por uma bicicleta nesse referido local.

O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) líder de governo abordou entre outros temas o Jantar de Posse e comemorações dos 83 anos de Associação Comercial e Industrial de Brusque (ACIBr), que teve como vice-presidente empossado o empresário guabirubense Vavá Tridapalli.

O vereador Haliton Kormann (PMDB) sugeriu uma campanha para conscientizar os proprietários de animais para que retire às fezes dos mesmos das vias públicas, já que muitas pessoas levam seus cachorros para o passeio e para fazer as necessidades nas ruas da cidade.

O vereador líder de oposição Jaime Luiz Nuss (PMDB) sugeriu para o presidente da casa para que as sobras financeiras da Câmara Municipal possam ser distribuídas para entidades como a PATA e também para os clubes esportivos e recreativos da cidade.

Por fim, o vereador Paulo Ricardo Gums (PP) relatou na sessão encontro entre empresários do bairro Aymoré com o prefeito Matias Kohler, vice-prefeito Valmir Zirke e secretário de Obras, Jair Brambila, momento que algumas reivindicações foram apresentadas. Um dos pedidos é o recapeamento da Rua Prefeito Carlos Boos, principal via de acesso do bairro.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em votação única o Projeto de Lei nº 033/2017, que "AUTORIZA A ALIENAÇÃO DE BENS CONSIDERADOS INSERVÍVEIS AOS TRABALHOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL".

- Também foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº 034/2017, que "ALTERA A EXTENSÃO DA RUA ANDRÉ KUESINSKI, DENOMINADA PELA LEI Nº 985/2006".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 17 de outubro, no horário regimental de 19 horas.

Áudios