imprensa

08/08/2018

Resumo da sessão ordinária de 07 de agosto de 2018

Destaque

Na noite de terça-feira, 07 de agosto, aconteceu a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba após o recesso parlamentar. Sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas).

Na oportunidade seis vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para realização de seus pronunciamentos. Também foram apreciados e votados dois projetos de lei em regime de urgência.

O vereador Haliton Kormann (MDB) entre outros temas apresentou reclamação de um munícipe sobre as condições precárias do cemitério municipal de Guabiruba. Segundo o vereador isso foi uma promessa de campanha da atual administração, mas ele afirmou que recebeu imagens do local, afirmando que como cidadão não permitiria que um parente seu fosse sepultado em um local desses.

Ele também destacou reclamação da comunidade do Lageado Baixo sobre a retirada dos equipamentos da academia da praça.

Reforçou suas indicações solicitando a administração municipal, através do setor competente, para que substitua a tampa da "boca de lobo" existente por outra de ferro, na Rua Melchior Schlindwein, bairro Imigrante, bem como, a retirada das lajotas soltas que se encontram no local.

Também solicitou através do departamento de obras, para que providencie o conserto das lajotas soltas em diversos locais ao longo da Rua Frederico Bittelbrunn, bairro Alsácia.

O vereador Godo Westarb (DEM) apresentou imagens no sistema audiovisual da casa sobre as condições precárias e perigosas de parte do playground da Praça Luiz Henrique da Silveira, bairro Guabiruba Sul. Segundo o parlamentar o local e bastante frequentando pelas famílias, que estão preocupadas com a segurança dos seus filhos.

Também reforçou suas indicações solicitando através da GBTRAN, para que providencie a instalação de uma travessia elevada na Rua São Vendelino, bairro Lageado Baixo, nas imediações do mercado da Ana, tendo em vista o intenso fluxo de veículos.

Pediu a construção de uma travessia elevada na Rua Guabiruba Sul, em frente ao "Bar Sem Nome", bairro Guabiruba Sul, inclusive a pintura do meio fio na cor amarela, sinalizando no local de proibido estacionar para maior segurança do trânsito.

O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) destacou as ações da Secretaria de Obras nos últimos dias, destacando entre outras ações o alargamento e melhoramento da estrada no bairro Planície Alta, próximo a Cervejaria Kiezen Ruw.

Parabenizou os organizadores da 14ª Stadtplatzfest pela bonita festa que tem como objetivo a confraternização entre os amigos. Mas, também mostrou sua preocupação com a diminuição dos grupos (barracas) em mais de 50% num comparativo com outras edições.

Da mesma forma agradeceu aos voluntários da 51ª Festa dos Motoristas do bairro Aymoré, que aconteceu no último final de semana, parabenizando todos os organizadores.

A vereadora Rosita Kohler (Progressistas) comentou sobre a participação do jovem aluno Rafael Lang Duarte, da Escola Anna Othília Schlindwein, bairro Guabiruba Sul, na Olimpíada de Matemática, que aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro. O guabirubense esteve entre os 11 alunos catarinenses que receberam medalha de ouro na competição.

Outro tema abordado foi à chegada de 150 novos títulos na Biblioteca Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel, no Centro. Segundo a vereadora é mais uma oportunidade para a comunidade despertar o interesse pela leitura.

O vereador Vilmar Gums (PSDB) solicitou o envio pela casa de uma moção de pesar para a família do senhor Alécio Gums, que faleceu no último final de semana atropelado em uma faixa de pedestre em Brusque.

Também solicitou a retirada do excesso de areia sobre a pista de rolamento “calçamento” da Rua AYM, bairro Aymoré.

Também deixou os seus cumprimentos ao senhor Ervino Fischer e família pela passagem de mais um aniversário, ele que está completando 101 anos.

Já o vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou a chegada ao município de um Ecoponto para o descarte correto de matérias como lixo eletrônico, eletrodomésticos e demais itens que possam ser reaproveitados.

O parlamentar também aproveitou para solicitar junto ao órgão competente do poder executivo, a colocação de lixeiras em pontos turísticos da cidade como o Morro São José.

Também solicitou a limpeza para retirada do excesso de areia nas ciclofaixas do município. Ele lembrou que a areia pode facilitar na queda dos ciclistas.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 015/2018, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL DE GUABIRUBA - ADERG".

- Também em regime de urgência foi aprovado o Projeto de Lei nº 016/2018, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 14 de agosto do corrente, no horário regimental de 19 horas.

Áudios