Câmara Municipal de Guabiruba realiza primeira sessão ordinária em 2015
Na noite de terça-feira (3) aconteceu a primeira sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de...
Na noite de terça-feira (3) aconteceu a primeira sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT). Destaque para o tema segurança pública, papel do vereador e repercussão sobre declarações de ex-prefeito denunciado pelo Ministério Público, por possíveis irregularidades.
No encontro foram aprovados três projetos em discussão e votação única. Aprovado decreto que estabelece tabela de preços para credenciamento e contratação de prestação de serviços de publicidade governamental. Sendo baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei nº 2/2015 de autoria dos Vereadores HALITON TEODORO KORMANN, JAIME LUIZ NUSS, NILTON ROGERIO KOHLER e OSMAR VICENTINI, que “INSTITUI O MÊS DE JUNHO VERDE NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, para emissão do Parecer.
Palavra livre
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador teve como foco principal de seu pronunciamento o tema corrupção, destacando o “verão de lama” na política nacional. Citou caso de câmara de vereadores que gastou mais de 3 milhões de reais com diárias e gastos duvidosos.
Trazendo para a realidade guabirubense o parlamentar manifestou o desejo de continuar contribuindo para um legislativo que atue com transparência e responsabilidade.
No encerramento da palavra o pepista informou que continuará atendendo a comunidade às terças-feiras no período da tarde na casa do povo.
Luciano Schlindwein (PP)
O vereador pepista manifestou o desejo de bom trabalho para o presidente no próximo biênio, onde também ocupa o cargo de vice na Mesa Diretora da casa. Da mesma forma desejou um bom retorno a todos os servidores públicos municipais.
O aniversário do vice-prefeito Valmir Zirke, que sempre prestigia as sessões legislativas também foi lembrado pelo parlamentar, que lhe desejou felicidades.
Uma moção de congratulação a Sociedade Pelznickel, foi solicitada como maneira de reconhecer a importância do resgate histórico das tradições natalinas.
O edil comentou indicação que solicita que a municipalidade encontre formas de implantação de mecanismo para redução de velocidade na Rua José Fischer, principalmente nos trechos das empresas Dianelli, CTG Malhas, Malhas Suavi e Multitêxtil.
Por fim, relatou reunião com moradores da Rua Antônio Carminati, bairro São Pedro, com a presença do prefeito Matias Kohler. Os moradores solicitam melhorias na via que é uma das mais antigas do município segundo o vereador.
Haliton Kormann (PMDB)
Desejou um bom trabalho para o novo presidente que conduziu a primeira sessão ordinária do ano.
Sobre o trânsito solicitou travessia elevada na Rua dos Imigrantes nas imediações da Gráfica Arco-Íris, bem como, na Rua Arthur Wandrey. O peemedebista relatou a preocupação da comunidade com o excesso de velocidade nas referidas vias.
Manifestou pedido das comunidades das Ruas Lorena e Alsácia, para que o veneno contra o “borrachudo” possa ser aplicado novamente, pois, na primeira passagem não teve o resultado aguardado.
O vereador manifestou sua indignação com a ação da justiça que colocou em liberdade os envolvidos no assalto e violência psicológica contra um casal de jovens guabirubenses. “A polícia está de parabéns pela ação rápida e prisão, mas a liberação pela justiça é lamentável”, pontou Kormann.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Falou sobre a responsabilidade em assumir o comando do poder legislativo e prometeu manter a mesma harmonia, respeito e serenidade que o ex-presidente manteve na condução dos trabalhos.
Também solicitou junto aos pares para que os interesses pessoais e partidários não se sobreponham aos interesses da comunidade. E reproduzindo as palavras de discurso de posse afirmando que os vereadores devem mantar uma postura ética, fiscalizador, propositiva, responsável e transparente.
O parlamentar também aproveito para rebater criticas realizadas através dos veículos de comunicação pelo o ex-prefeito Orides Kormann, que está sendo investigado pelo Ministério Público, por possíveis irregularidades em sua administração. Sendo que uma das denúncias foi de autoria dos vereadores da base governista, fato que gerou insatisfação do ex-prefeito que acusou os mesmos de politicagem.
Para o vereador ele está exercendo um dos papéis de sua função, que é fiscalizar. “Se a justiça condenar o ex-prefeito quero saber onde este o dinheiro”, completou Santos.
Ao finalizar o pronunciamento parabenizou os policiais guabirubenses que foram promovidos no início da semana em evento no 18º Batalhão da Polícia Militar (PM).
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Sobre as críticas realizadas ao ex-prefeito Orides Kormann o vereador afirmou que não é bem assim como alguns vereadores afirmaram em tribuna, que a oposição sempre criticou e teve o seu posicionamento respeitado. “Quando foi tratado da situação da secretária de Saúde, fomos duramente interpelados pelos defensores do governo”, completou Tindo.
Sobre as denúncias o edil também manifestou que o Ministério Público (MP) investigue da mesma forma na situação da compra do terreno com nascentes, adquirido de forma conturbada pela atual administração, segundo o vereador em um valor bastante alto.
Sobre as denúncias o vereador informou que das 48 contra o ex-prefeito Orides, mais de 38 foram arquivadas por falta de subsídios.
Sobre a segurança pública o parlamentar mostrou indignação com a atual situação onde a comunidade é refém dos bandidos armados, pois, a população foi desarmada não tendo como defender suas famílias e patrimônios.
Por fim, falou do tema corrupção e inverdades do cenário da politica nacional. “Nas promessas de campanha o povo foi enganando quando afirmar que não aconteceriam aumentos na dos impostos”, completou o democrata.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Destacou repercussão das denúncias feitas ao Ministério Público sobre possíveis irregularidades na administração do ex-prefeito Orides Kormann. Comentou declarações feitas pelo ex-governante nas emissoras de rádios e jornais contra sua pessoa, afirmando que o vereador e manipulado. “Se sou manipulado é por pessoas honestas a única pessoa que manda em mim é minha mãe, que mora no Paraná”, esclareceu Ferreira.
O vereador afirmou que o ex-prefeito rasgava todas suas indicações e que por diversas fazes tentou lhe comprar para ser secretário de agricultura no mandato passado. E agora na atual legislatura tentou através de aliados politicas interferir na eleição do presidente da casa.
Osmar Vicentini (PMDB)
Pediu desculpas por extrapolar em alguns minutos o tempo regimental do aparte cedida por um colega vereador. Afirmou que preza pela ordem e que respeitara todas as regras regimentais da casa.
Também teceu criticas duras contra a política nacional, com os seguidos casos de corrupção espalhados pelo país, que envergonham toda classe política.
Sobre a segurança pública o parlamentar mostrou indignação com a atual situação onde a comunidade é refém dos bandidos armados, pois, a população foi desarmada não tendo como defender suas famílias e patrimônios.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Agradeceu ao professor Tomas Nigel que cedeu subsídios à assessoria jurídica da casa, para a elaboração do Projeto de Lei n.º 1/2015, “Que institui o Mês Verde no calendário do município”.
Sobre tema segurança pública relatou a grave situação atual. Falou também da necessidade do prefeito resolver a situação das câmeras de monitoramento. “É necessário que o chefe do executivo resolva essa situação das câmeras com as autoridades de segurança, para que a população possa ter um pouquinho mais de segurança”, complementou Nuss.
Comentou indicação sobre a necessidade de acelerar o processo de confecção das carteiras de trabalho em Guabiruba. Existem reclamações da comunidade sobre a demora na confecção e entrega.
Sobre o caso do ex-prefeito Orides, o parlamentar peemedebista afirmou que parece que a eleições 2016 já começaram com discussões acalorados nas sessões. “Estão apresentando números fabulosos, tem que analisar a situação financeira do ex-prefeito. Têm que fiscalizar os dois lados, muitas denúncias já foram feitas e não provadas” salientou Nuss.
Cristiano Kormann (PP)
Comentou sobre o evento de recepção dos funcionais públicos municipais com palestra motivacional com o renomado palestrante prof. Gretz. Também ressaltou o trabalho de valorização dos profissionais com plano de carreira, estatutos e benfeitorias.
Parabenizou a Secretaria de Esportes, pela primeira edição em 2015 do Projeto Lazer na Estrada.
Também salientou as ações da secretaria de Saúde com atendimentos na Policlínica e secretaria de Obras, com ações de infraestrutura e pavimentações.
O parlamentar também apresentou defesa com relação acusações do ex-prefeito Orides, contra os vereadores que denunciaram ao Ministério Público uma possível prática de irregularidade administrativa em sua gestão.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei n° 1/2015, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº 2/2015, que “AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GUABIRUBA A RECEBER VEÍCULO AUTOMOTOR EM DOAÇÃO DA APAE - ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE GUABIRUBA”;
Foi aprovado em votação única o Projeto de Lei Complementar nº 1/2015, que “ALTERA E REVOGA ARTIGO DA LEI COMPLEMENTAR N° 1.453, DE 26 DE MARÇO DE 2014;
Foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei nº 2/2015 de autoria dos Vereadores HALITON TEODORO KORMANN, JAIME LUIZ NUSS, NILTON ROGERIO KOHLER e OSMAR VICENTINI, que “INSTITUI O MÊS DE JUNHO VERDE NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, para emissão do Parecer.
Aprovado o Decreto Legislativo n° 1/2015, que “ESTABELECE TABELA DE PREÇOS PARA CREDENCIAMENTO E CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL, VEICULADAS EM JORNAIS, RÁDIOS, PROGRAMAÇÃO DE TV E SITES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”;
- Aprovado deliberação sobre a Resolução n° 1/2015, que “CONSTITUI AS COMISSÕES PERMANENTES”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 10 de fevereiro do corrente, no horário regimental de 19 horas.