Câmara Municipal realizou sessão itinerante na Escola João Boos
A Câmara Municipal de Guabiruba realizou na noite de terça-feira, 30 de maio, a primeira sessão itinerante...
A Câmara Municipal de Guabiruba realizou na noite de terça-feira, 30 de maio, a primeira sessão itinerante da atual legislatura, a quinta sessão desde a criação do projeto. Dessa vez o encontro foi realizado no ginásio de esportes da Escola de Educação Básica Professor João Boos, no Centro de Guabiruba.
O encontro itinerante dessa vez foi direcionado para a comunidade escolar, dentro do projeto de “Conscientização Política” desenvolvido por docentes em parceria com o poder legislativo. Esse projeto tem como objetivo despertar nos jovens o desejo de participar do processo democrático, sendo também parte transformadora da sociedade, discutindo políticas para a juventude despertando a proatividade.
O encontro foi presidido pelo vereador Cristiano Kormann e contou com a participação na mesa diretora do evento do prefeito Matias Kohler, vice-prefeito Valmir Zirke, Ewaldo Ristow, diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Rosinei Ana Cugik dos Reis, diretora da Escola Prof. João Boos e também Willian Bretzke, presidente do Grêmio Estudantil.
Além das manifestações dos componentes da mesa, os vereadores utilizaram o espaço da palavra livre por até cinco minutos na seguinte sequência: Felipe Eilert dos Santos, Godo Westarb, Haliton Kormann, Jaime Nuss, Rosita Kohler, Waldemiro Dalbosco e Paulo Minhoca. O único vereador que não compareceu no encontro foi Vilmar Gums.
Um dos temas centrais das discussões foi à morosidade no processo de reforma da Escola Prof. João Boos reivindicação antiga da comunidade junto ao Governo do Estado.
Segundo Ewaldo Ristow, diretor-executivo da ADR um mandado de segurança impetrado por uma das empresas participantes atravancou o processo de contratação da empresa que irá executar o projeto arquitetônico do educandário.
“Acredito que todo o processo de contratação da empresa, elaboração do projeto, aprovação por parte da Secretaria de Estado da Educação, assinatura da ordem de serviço e início das obras, deve correr até o início de 2018”, completou o representante do Governo do Estado na região.
Para o prefeito Matais Kohler a Câmara Municipal executa um papel importante na tentativa de inserir a sociedade nas discussões dos assuntos e necessidades do município. “Mais uma vez essa ação oportuniza o debate, e os alunos da Escola João Boos mostraram maturidade ao participar e “provocar” através dos questionamentos boas pautas para o encontro”, destacou o prefeito.
Os membros do educandário também puderam se manifestar através da diretora Rosinei Ana Cugik dos Reis, o presidente do Grêmio Estudantil Willian Bretzke e a vice-presidente Katiane Laís Dirschnabel, além dos alunos que utilizaram os 20 minutos finais da sessão itinerante para fazer perguntas e apresentarem sugestões.
Para o presidente Cristiano Kormann o encontro cumpriu com o seu objetivo. “Essa sessão itinerante teve um foco diferente das demais, as anteriores eram mais direcionadas para os problemas de infraestrutura e necessidades básicas das comunidades, a reunião do hoje foi direcionada para comunidade escolar”, destacou o presidente que também agradeceu a ADR e o poder executivo que participou de todos os encontros realizados nos bairros.
A próxima sessão itinerante está marcada para o dia 29 de agosto, em local a ser definido.