​Comitiva alemã participa de sessão ordinária da Câmara Municipal

Por Imprensa Publicado em 09/11/2016 14:20:20 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

Na noite de terça-feira, 08 de novembro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. Destaque para a presença de um bom público também composto pela comitiva alemão de cidade de Hambrucken.

Na oportunidade um vereador da cidade alemã usou a tribuna da casa para destacar as impressões da comitiva com relação as diferenças dos sistemas políticos de Alemanha e Brasil. A tradução foi realizada pelo senhora Valdir Riffel, presidente da ACIC.

Na oportunidade oito vereadores utilizaram o espaço para a palavra livre, foram eles os parlamentares Cristiano Kormann, Luciano Schlindwein, Felipe dos Santos, Jaime Nuss, Haliton Kormann, Osmar Vicentini, Ivanilde Gallassini e Valdeci Ferreira, momento que discorram sobre serviços públicos, coleta de lixo, aumento da frota de veículos, Novembro Azul e a importância do intercambio cultural.

Destaques:

No uso da palavra o vereador líder de governo Cristiano Kormann (PP) destacou o aumento da frota de veículos em Guabiruba, que segundo o parlamentar aumentou 2,69%. O vereador também destacou as diversas ações da prefeitura para organizar o trânsito e para evitar acidentes.

O vereador também voltou a destacar a mobilização política em torno de audiência com construtores, corretores imobiliários e autoridades políticas, para discutir os valores de financiamento do Minha Casa, Minha Vida.

O vereador Luciano Schlindwein (PP) é autor de um projeto que visa mobilizar o município em torno de ações de prevenção ao câncer de próstata, dentro do Novembro Azul. O parlamentar destacou a importância da prevenção com exames necessários, como é o caso do PSA que já está à disposição da comunidade através da Secretaria de Saúde.

Jaime Luiz Nuss (PMDB) afirmou que é inadmissível a situação do atendimento dos Correios em Guabiruba, com relação às entregas e atrasos. Outra reclamação da comunidade é a necessidade de se dirigir a Brusque para retirada das suas correspondências.

O projeto Vizinho Solidário, desenvolvido para auxiliar na segurança pública também foi destaque do pronunciamento do vereador peemedebista, que classificou o projeto com simples e eficaz.

Felipe dos Santos (PT) destacou a presença da comitiva alemã, que participou da sessão ordinária para entender o sistema política local. Inclusive um jovem vereador da cidade de Hambrucken usou a tribuna da casa, para narrar às experiências do grupo no Brasil. A tradução foi feita pelo presidente da ACIC, Valdir Riffel.

O vereador também destacou a presença de Ivan Pedro Rothermel Fischer, presidente da ASSEPAVI, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela associação que é a antiga PUMA.

Coleta de lixo feita por alunos da Escola Professor João Boos, que recolheram lixos das calçadas e margens das vias. O parlamentar enalteceu a importância da reciclagem para a cidade.

Nenhum projeto colocado em votação.

A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 16 de novembro, quarta-feira no horário regimental de 19 horas.