​Presidente da Câmara participa de eventos alusivos ao sesquicentenário da Colônia Dom Pedro

Por Imprensa Publicado em 13/03/2017 08:47:20 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:15

Na sexta-feira, 10 de março, o presidente da Câmara Municipal vereador Cristiano Kormann prestigiou as cerimônias em homenagem ao sesquicentenário de fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.

Acompanhado do prefeito Matias Kohler e vice-prefeito Valmir Zirke, esteve no descerramento do monumento em homenagem ao sesquicentenário que fica localizado na Escola de Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Steiner, bairro Souza Cruz.

A instalação do monumento no local não foi por acaso, segundo o historiador Paulo Kons, foi ali que se criou a colônia, 10 de março de 1867. A obra foi descerrar por Dom Bertrand de Orleans e Bragança, sobrinho-bisneto, descendente direto da princesa Isabel. Na placa estão descritos o número de imigrantes de cada nacionalidade que fundaram a Colônia São Dom Pedro.

Além das autoridades já citadas também estiveram presentes autoridades das cidades de Brusque, Nova Trento, São João Batista e Botuverá. Além da participação dos professores, profissionais e alunos da escola anfitriã.

Em seu discurso Dom Bertrand afirmou, que a região de Brusque é um exemplo para do o país. Ele destacou que o município é uma mistura de vários povos, uma união entre americanos, italianos e alemães.

Cerimônia religiosa em Botuverá celebra 150 anos da colônia Na sequência a comitiva se deslocou para a cidade de Botuverá momento que o presidente Cristiano Kormann também participou da celebração religiosa na Igreja Matriz São José, com missa solene e execução do hino eucarístico Tantum Ergo Sacramentum (Tão Sublime Sacramento), composto por São Tomás de Aquino.

Para o presidente da Câmara de Guabiruba o evento foi importante para lembrar as pessoas que ajudaram a construir a região com muito trabalho e dedicação. “O conhecimento da história é importante para direcionar o futuro” destacou Sano.

Os festejos continuaram no período da tarde na cidade de Nova Trento com a realização da Sessão Solene na Câmara Municipal Neotrentina e demais atividades.