​Presidente do Legislativo participou de audiência pública em Brusque, que discutiu fenômeno da Migração

Por Imprensa Publicado em 30/05/2014 09:40:47 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:59

Na noite de quinta-feira (29) a Câmara Municipal de Brusque foi sede de audiência pública que discutiu a migração para cidade e também municípios da região. O autor da proposta foi o vereador Jean Pirola, que coordenou os trabalhos, que contaram com as presenças de lideranças políticas e empresariais e comunidade em geral.

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Waldemiro Dalbosco, participou do encontro representando Guabiruba, ao lado do prefeito Matias Kohler e do vice-prefeito Valmir Zirke.

O assunto que era polêmico e tratava de temas como xenofobia e perturbação de sossego alheio, virou uma audiência de apoio aos migrantes, no que diz respeito ao acolhimento e tratamento igualitário. Destaque para as presenças dos deputados federais Espiridião Amim (PP/SC) e Jânio Natal (PRP/BA).

A demarcação de terras “indígenas”, em especial no Sul da Bahia, tem sido apontada como a causa da vinda de grande número de baianos para Brusque, uma vez que o Governo Federal tem realizado desapropriações e causado transtornos a grande número de famílias. A migração, no entanto, tem sobrecarregado os programas sociais no município.

Na oportunidade o presidente do legislativo guabirubense, destacou que a migração é um fenômeno mundial, seja na busca por melhores oportunidades, ou em casos específicos quando as pessoas são obrigadas em decorrências de conflitos. O edil também alertou que a migração em Brusque e Guabiruba é um fenômeno passageiro. “As pessoas no futuro iram procurar outras localidades, em decorrência da situação que vive nossa região, que não é mais a mesma em decorrência da diminuição do retorno de ICMS, que caiu 17% nos municípios que pertence a AMMVI”, afirmou Dalbosco.

Entre as várias lideranças que se pronunciaram na audiência, destaque para as palavras Erlon Botelho, Técnico de Projetos na Bahia, que veio ao município especialmente para debater o tema. “Em decorrência das demarcações e conflitos na Bahia, eu considero essas pessoas que aqui estão refugiados e não migrantes”, destacou Botelho.

O deputado Jânio Natal (PRP/BA) participou das discussões e disse acreditar que tudo não passa de um “choque de cultura”. Ele também afirmou que irá repercutir esse encontro no seu estado natal.

Já o deputado Espiridião Amim (PP) destacou a necessidade de criação de um projeto especifico, para buscar recursos para resolver a questão, que segundo ele é social.

Por fim, o vereador Jean Pirola (PP) avaliou o encontro destacando a participação de dois deputados federais em uma cidade do interior do estado. O edil se disse satisfeito com os tramites do encontro.