​Resumo da sessão de 20 de dezembro de 2016

Por Imprensa Publicado em 21/12/2016 11:24:19 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

Na noite de terça-feira, 20 de dezembro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou a última sessão ordinária de 2016. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), sendo que os temas principais do encontro foram às despedidas dos parlamentares que não se reelegeram e também as mensagens de final de ano para os amigos, funcionários e comunidade.

Palavra livre:

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador usou o espaço para tecer agradecimentos afirmando que os quatros anos foram de aprendizado. O parlamentar também desejou aos próximos governantes sabedoria para realização dos trabalhos essências para a comunidade.

Por fim, desejou aos vereadores, famílias, funcionários e comunidade guabirubense um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador realizou alguns comentários sobre os temas vivenciados durante a atual legislatura. O parlamentar afirmou que apesar das dificuldades, em momento algum os vereadores se omitiram com relação às lutas e solicitações da comunidade como Escola João Boos, Casan, segurança pública e demais temas.

Para Dalbosco, os vereadores dessa legislatura atuaram no pior momento político da história do Brasil, em decorrência dos desvios de condutas dos políticos em nível nacional. Mas, em momento algum mancharam a imagem da instituição, fazendo um trabalho honesto e compromissado.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador líder de governo citou as obras que continuam em andamento no município como o término da segunda etapa da Rua São Pedro, pavimentação da Rua Geral da Planície Alta e Ginásio de Esportes na Escola do Aymoré.

O vereador também parabenizou os demais vereadores pelo trabalho realizado durante os quatro anos, dessa que foi a sua segunda legislatura. O parlamenta também afirmou que vários mecanismos de aproximação com a comunidade foram implantados.

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

Fez um balanço das atividades por ele desenvolvidas nos oitos anos que foi vereador. Também pediu desculpas se em algum momento ofendeu alguém, pois, sempre o objetivo foi melhorar a vida da comunidade guabirubense.

Por fim, destacou que Guabiruba é um lugar de gente trabalhadora e organizada, também proveito para agradecer os funcionários com quem trabalhou durante os mandatos.

Haliton Kormann (PMDB)

Discorreu sobre conversa que teve com um funcionário da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que está realização as ações para perfuração dos poços artesianos em Guabiruba. Segundo o vereador o mesmo falou sobre a capacidade e qualidade da água.

Falou sobre o aprendizado nessa que foi sua primeira legislatura, destacando a contribuição dos funcionários e companheiros vereadores. O vereador Osmar Vicentini foi citado de forma especial, pela experiência e contribuição com ideias e pensamentos.

Também citou o trabalho de todos os prefeitos que já administraram Guabiruba, para o vereador cada um, contribuiu da sua forma para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Osmar Vicentini (PRB)

O vereador fez um discurso emocionado sobre a sua rica trajetória como parlamentar, com sete mandatos. Ainda narrando sua história política afirmou que irá colocar seu nome a disposição para uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Por fim, solicitou atenção da Secretaria de Obras com relação às enxurradas que atingiram os Lageados Baixo e Alto.

Também homenageou em especial o senhor Dr. Roque Dirschnabel, assessor parlamentar que está ausente em decorrência de um tratamento de saúde. Vicentini destacou a importância histórica dos serviços prestados pelo profissional que conhece como poucos a política e a história guabirubense.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador falou sobre sua indicação ao Poder Executivo para que as sobras financeiras da Câmara Municipal possam ser repassadas para Associação Hospitalar para a aquisição de equipamentos, APAE bem como Polícia Civil e Militar para aquisição de equipamentos.

Destacou o balanço das atividades que foi apresentado a imprensa regional com a inauguração simbólica do Mural da Transparência. O edil informou que o representante do Observatório Social de Brusque, senhor Evandro Gevaerd esteve presente e posteriormente teceu elogios as atitudes da casa em congelar salários e adotar medidas para economia do dinheiro público.

“Resumo a Câmara Municipal de Guabiruba como atuante, participativa, transparente e responsável”, completou o presidente Felipe dos Santos.

Por fim, agradeceu os funcionários pelo trabalho realizado e também desejos a todos boas festas.

Jaime Nuss (PMDB)

O vereador destacou a situação dos moradores da Rua Carlos Kohler, Loteamento 10 de Junho, que com as chuvas e enxurradas de verão estão sofrendo com alagamentos em decorrência do entupimento da drenagem.

Justificou a ausência do companheiro Nilton Rogério Kohler “Tindo” que estava preso em um engarrafamento no BR-101.

Também prometeu que em 2017 vai continuar fiscalizando e debatendo ideias. “Pois, essa é a função de um vereador. E a casa do povo é o local para divergir, debater e afinar os temas pertinentes para a comunidade”, completou Jaime.

Foi aprovado em 2.º discussão e votação o Projeto de Lei n.º 015/2016, que “ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICIPIO DE GUABIRUBA E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

.