​Resumo da sessão ordinária 14 de novembro de 2017

Por Imprensa Publicado em 15/11/2017 09:15:40 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:51

Na noite de terça-feira, 14 de novembro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (PP).

Na oportunidade quatro vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para realização dos respectivos pronunciamentos.

Na sessão também foram aprovados quatros projetos de lei em regime de urgência especial, com destaque para o Projeto de Lei n. º 31/2017 que extingue o Conselho Municipal de Saneamento Básico, passando suas atribuições ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Kormann discorreu sobre sua participação na abertura do 1º Seminário do Ensino Médio Inovador e Ensino Médio Profissionalizante, que aconteceu na sede da Câmara Municipal na manhã de terça-feira. O evento que foi uma realização da Gerência de Educação (GERED) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e teve a organização da E.E.B Prof. João Boos.

Um dos temas debatidos e que foi destacado pelo presidente foi a preocupação com a evasão escolar no ensino médico. Para o parlamentar os EJAs que oferecem cursos supletivos têm papel decisivo nesse fator.

A vereadora Maria Simone Fischer (PMDB) sugeriu a construção de um espaço de lazer (praça) próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro. Além dessa sugestão a parlamentar demonstrou preocupação com a situação do trânsito no pátio e também nas imediações da E.E.B Prof. Carlos Maffezzolli.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou a presença em Guabiruba na noite de segunda-feira (13), da vice-presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), Larissa Rogowski, que em palestra destacou a importância e as lutas do Movimento Estudantil.

Já o vereador Jaime Nuss (PMDB) discorreu sobre denúncia que recebeu sobre o excesso de velocidade de um ônibus escolar, situação que coloca em risco as crianças.

O parlamenta também criticou mesmo sabendo que é prerrogativa do prefeito, o ato de governar através de decretos. Segundo o parlamentar essas ações não são tão democráticas.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 031/2017, que "EXTINGUE O CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO, PASSANDO SUA ATRIBUIÇÕES AO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - COMDEMA". Com voto contrário do vereador Jaime Nuss.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 037/2017, que "ALTERA A LEI Nº 1.613, DE 26 DE OUTUBRO DE 2017, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DO MUNICÍPIO GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO 2018". Com voto contrário do vereador Jaime Nuss.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 038/2017, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MIUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". Com voto contrário do vereador Jaime Nuss.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 039/2017, que "ALTERA A LEI Nº 1.411, DE 30 DE AGOSTO DE 2013, PLANO PLURIANULA DO MUNICÍPIO GUABIRUBA PARA O QUADRIÊNIO 2014/2017 E A LEI Nº 1.557, DE 28 DE SETEMBRO DE 2016, DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA". Com voto contrário do vereador Jaime Nuss.

Nada mais havendo a tratar foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 21 de novembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.