​Resumo da sessão ordinária 23 de maio de 2017

Por Imprensa Publicado em 25/05/2017 09:46:32 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:52

Na noite de terça-feira, 23 de maio, os parlamentares guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária, momento que seis vereadores utilizaram o espaço da palavra livre, além de deliberarem sobre três projetos e uma resolução.

Palavra livre:

Paulo Ricardo Gums (PP)

O vereador comentou a repercussão na mídia sobre o mamógrafo doada para Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) que operava no Hospital Evangélico, sendo que com o fechamento da unidade hospitalar foi criado uma polêmica sobre o destino do mesmo.

Outro tema foi à apresentação das candidatas à realeza da 5ª Festa da Integração, que aconteceu na segunda-feira no Salão Nobre da Prefeitura.

Parabenizou os participantes dos Jogos Comunitários, parabenizando o bairro Lageado Baixo pelo penta campeonato.

Comentou a instabilidade política com os últimos escândalos de corrupção envolvendo o presidente Michel Temer e outros líderes políticos. O parlamentar também construiu algumas conjunturas para o próximo pleito eleitoral, citando nomes de presidenciáveis como Jair Bolsonaro, João Doria e Marina Silva.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Informou que sexta-feira ao meio dia será o prazo final para o término da Campanha do Adubo e Uréia. Segundo o vereador a saca do aduba custa R$ 33 e a uréia R$ 35 reais.

O vereador Waldemiro Dalbosco participou na semana anterior da XX Marcha a Brasília de Apoio aos Municípios, o parlamentar comentou a luta dos prefeitos e vereadores por um novo pacto federativo com uma melhor redistribuição das receitas.

Outro tema destacado pelo vereador foi audiência em que participou a convite da bancada dos deputados federais de Santa Catarina, com o Ministro dos Transportes para debater a situação da BR-470.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador destacou que representou o poder legislativo na apresentação das candidatas a realeza da 5ª Festa da Integração. O presidente comentou sobre o crescimento da festa e também do interesse das meninas em participar do concurso.

A XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios também foi tema do pronunciamento destacando a programação do evento e também o bom trabalho realizado por Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

O vereador também apresentou o diploma do evento entregue somente para os inscritos que acompanharam 75% da programação.

O presidente também aproveitou para convidar a comunidade para participar na próxima terça-feira, 30 de maio, às 19 horas, da primeira sessão itinerante de 2017, nas dependências da Escola Professor João Boos, Centro.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Comentou sobre sua participação da 7ª Festa Italiana que aconteceu no bairro Lageado Alto. Da mesma forma sugeriu a criação de uma festa tipicamente alemã na cidade.

Os participantes e a comunidade do bairro Lageado Baixa, que ficou com o título dos Jogos Comunitários foram lembradas e felicitadas durante o pronunciamento.

Também parabenizou o assessor parlamentar Dr. Roque Luís Dirschnabel e também Rosemari Glatz pelo lançamento do livro “Famílias de Origem Alemã em Santa Catarina”.

Na questão política nacional apresentou cartazes que ficaram expostos durante o pronunciamento na tribuna como as seguintes mensagens: “Fora Temer” e “Diretas Já”.

O vereador sugeriu o impeachment do presidente Michel Temer e também a realização de eleições diretas no Brasil, em decorrência da impossibilidade segundo o petista, de um Congresso Nacional “contaminado” pela corrupção indique um novo presidente.

Haliton Teodoro Kormann (PMDB)

O vereador Haliton Kormann é motorista de uma grande empresa da cidade e em decorrência das situações que observa no dia a dia da sua profissão está preocupado com as distrações dos motoristas que podem causar graves acidentes.

Durante a sessão ele apresentou no sistema audiovisual da casa legislativa, um vídeo que apresenta acidentes de trânsito.

O vídeo é pertencente à Campanha Maio Amarelo, que busca alertar as pessoas para a violência no trânsito.

O peemedebista também apresentou um pedido da comunidade para que possa ser instalado um guardrail (barreira de proteção) em uma curva nas proximidades da Gráfica Arco-íris no bairro Imigrante.

Harri Westarb Neto (DEM)

Discorreu sobre a importância da participação dos jovens nas sessões, mencionando as presenças de alguns deles nas cadeiras destinadas ao público.

Parabenizou os atletas da modalidade de Karatê de Guabiruba, pela participação e conquistas na Taça Santa Catarina de Karatê.

Parabenizou os participantes do XX Jogos Comunitários, principalmente o bairro Lageado Baixo pelo penta campeonato.

Por fim, comentou algumas de suas indicações que solicitam consertos de pavimentações, patrolamentos e instalações de bocas de lobo em vários pontos da cidade. (As indicações podem ser vistas no site www.camaraguabiruba.sc.gov.br item pautas).

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar nº 3/2017do Executivo, que "ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº 1.458 DE 09 DE MAIO DE 2014 CRIANDO CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO DE "AGENTE DE CONTROLE INTERNO" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de lei Ordinária nº 16/2017 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em primeira o Projeto de Lei nº 02/2017 do Legislativo, que "DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO CULTURAL E AMBIENTAL VON STERNTHAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Também foi aprovada a Resolução nº 02/2017, que "AUTORIZA A CÂMARA MUNICIPAL A REEMBOLSAR DESPESAS QUE ESPECÍFICA".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 06 de junho do corrente, no horário regimental de 19 horas.