Resumo da sessão ordinária de 01 de dezembro de 2015
Na noite de terça-feira, 01 de dezembro os vereadores guabirubenses estiveram reunidos pela primeira...
Na noite de terça-feira, 01 de dezembro os vereadores guabirubenses estiveram reunidos pela primeira oportunidade em sessão ordinária no mês. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e a sessão contou com a visita dos alunos do ensino médio noturno da Escola Professor Carlos Mafezzolli, bairro São Pedro, dentro do projeto de conscientização política desenvolvido pelo professor Ademir Dietrich.
No espaço da palavra livre todos os nove vereadores se manifestaram apresentando temas como saúde, trânsito segurança pública e infraestrutura.
Palavra livre:
Waldemiro Dalbosco (PP)
O parlamentar voltou a destacar a baixa participação popular em encontros como audiências, manifestações e associações de moradores, destacando que as pessoas não querem deixar sua zona de conforto. Ele citou inclusive o editorial da do Informativo Câmara Guabiruba, que tratará desse tema.
“A questão é a forma como reclamamos: no boteco, na cancha, no supermercado, na missa, no culto e muito em moda hoje em dia, as reclamações virtuais (email, facebook, twitter, whatsApp, instagram, etc;). No entanto estas reclamações não estão chegando aonde deveriam chegar, por serem muito isoladas e individuais”, completou o vereador.
Citando como exemplo a manifestação que tratava da busca pelo melhoramento de efetivo policial no município, que teve pouca adesão da comunidade, o vereador terminou seu pronunciamento deixando a seguinte reflexão. “Precisamos aprender a reclamar e reivindicar, lembrando que nesses momentos a quantidade faz a diferença”.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Apoiou o colega vereador Waldemiro, que afirmou que as pessoas estão pouco interessadas em participar fisicamente nas ações promovidas para buscar o bem coletivo da sociedade.
Também destacou sua indicação para uma premiação que o elegeu como o vereador mais atuante do município pelo Instituto Tiradentes. O vereador discorreu sobre a sistemática da pesquisa e informou que a premiação acontecerá em Florianópolis.
Destacou ainda a necessidade de algumas modificações para melhorar e da segurança para a comunidade no trânsito. Ele citou o caso da ciclofaixa da Rua 10 de Junho, próximo ao Açougue do Schweigert, que termina uns quatro metros antes de um canteiro, sendo que ele sugeriu que a ciclofaixa seja estendida até a rótula do bairro Pomerânia.
Também relatou pedido da comunidade para a instalação de uma travessia elevada na Rua Alois Erthal.
Por fim, comentou a reclamação dos moradores da Rua Dos Schimaia, que já pagaram pelos materiais, que está dentro do Programa de Parcerias, sendo que até agora não foi executado o trabalho.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Destacou mais uma vez a importância da participação dos alunos do ensino médio da Escola Professor Carlos Maffezzolli, nas sessões ordinárias e também em visitas durante o dia na sede do legislativo.
Sobre o trânsito destacou a importância das críticas construtivas realizadas pela comunidade e transmitidas através dos colegas vereadores, buscando melhorar o convívio entre os usuários das vias da cidade.
Informou em primeira mão na tribuna da casa, transmitindo informações repassadas pelo vice-prefeito Valmir Zirke, que parte da iluminação pública da Rua Alois Erthal já está em funcionamento.
O parlamentar também informou que participou das ações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, desenvolvido em todo o país no dia 01 de dezembro. Ele aproveitou para apresentar alguns números que aponto para o crescimento no Brasil de casos entre jovens de 15 a 25 anos.
Osmar Vicentini (PMDB)
Destacou mais uma vez a importância de sensibilizar as autoridades da saúde para liberação do uso da fosfoetalonamina “pílula da esperança” no combate ao câncer. Ele inclusive destacou que teve relatos de pessoas que tiveram melhoras significativas e até foram curadas fazendo o uso da substancia.
Solicitou o conserto da calçada em frente à Escola Cesário Régis, bairro Lageado Baixo, para evitar um possível acidente com os estudantes.
Também pediu melhorias na Estrada Geral do Lageado Alto, já que se aproxima a festa da comunidade.
Relatou a dificuldade dos moradores da Rua São Pedro, com a mudança do trânsito para acessar o bairro. O vereador sugeriu algumas modificações para facilitar o acesso (áudio site).
Também agradeceu a comunidade que o indicou como 2º vereador mais atuante no município em pesquisa do Instituto Tiradentes. Ele relatou que é muito agradecido porque a escolha foi feita em um período que ele havia perdido o irmão e também estava passando por problemas de saúde.
Por fim, o parlamentar também falou sobre segurança e os problemas de corrupção no Brasil.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
A dificuldade de aprendizado de algumas crianças matriculadas na Rede Pública de Educação, para o vereador é um caso que precisa ser analisado. Ele solicitou uma maior atenção das autoridades competentes para resolução desse problema.
O parlamentar também apresentou imagens fotográficas mostrando o trabalho da Secretaria de Obras na retirada de uma barreira na Rua José Dirschnabel. Também destacou através de fotos a instalação dos postes e iluminação da Rua Alois Erthal.
Luciano Schlidwein (PP)
O Natal Mágico de Guabiruba e o musical de abertura das atividades natalinas foram temas do pronunciamento do vereador Luciano Schlindwein (PP). O parlamentar destacou o empenho e dedicação dos grupos que realizaram ensaios no domingo pela manhã, para fazer bonito na apresentação que reuniu os Grupos Canto Daqui, Coral Cristo Rei e Banda Das Lebenslied, que comandaram as canções. O grupo de teatro e de ballet da Fundação Cultual completou o musical.
O vereador também discorreu sobre a importância da participação dos alunos nas sessões legislativas, afirmando que é uma boa oportunidade para saber sobre os rumos da cidade.
Cristiano Kormann (PP)
Destacou o bom trabalho da Fundação Cultural de Guabiruba na organização do musical que abriu a programação do Natal Mágico.
Sobre a manifestação popular que aconteceu no último dia 25 de novembro, na Praça Theodoro Debatin, com o tema “Basta Segurança Pública Já” tentando chamar a atenção do governo estadual para a necessidade do aumento do efetivo policial em Guabiruba. O vereador avaliou que apesar da baixa participação popular o movimento foi válido para chamar a atenção.
Sano também discorreu sobre as situações das obras nas ruas Dos Schimaia e Frederico Bittelbruns, segundo o parlamentar as ações estão sendo prejudicadas pelo mau tempo. Ele também lembrou que as duas vias estão comtempladas pelo Programa de Pavimentações em Parcerias.
Haliton Kormann (PMDB)
Solicitou verbalmente a instalação de tubulação na Rua Germano Westarb, próximo ao campo do Clube Esportivo Olaria, bairro Guabiruba Sul, para atender pedido da comunidade.
Da mesma forma solicitou melhorias urgentes na ponte de madeira da Rua Alois Bittelbrun, devido à erosão da cabeceira da ponte.
O areimento da Rua Leonida Fischer também foi solicitado, inclusive o parlamentar apresentou imagens fotográficas da situação.
Sobre a polêmica envolvendo a liberação ou não, da substancia fosfoetalonamina “pílula da esperança” para o tratamento do câncer, o parlamenta destacou a mobilização da sociedade e destacou que o deputado federal Rogério Mendonça “Peninha” defendeu a liberação que depoimento durante a semana.
Por fim, reforçou a importância da participação dos alunos da Escola Carlos Maffezzolli, nas sessões legislativas dentro do projeto de “Conscientização Política” desenvolvido pelo professor Ademir Dietrich.
Jaime Nuss (PMDB)
Voltou a pedir a instalação de uma rotatória entre as ruas Luiz Imhof, Pedro Fischer e Alois Erthal, informando ainda que foi anexado na casa abaixo-assinado da comunidade.
Questionou o funcionamento das câmeras de seguranças instaladas na cidade, sendo que uma farmácia foi assaltada próximo ao Banco Bradesco, na rótula do bairro Imigrantes, local onde está instalada uma câmara e as informações é de que nada foi captado pelo equipamento.
Falando do trânsito solicitou a pintura urgente das travessias elevadas e faixas de pedestre no município para evitar acidentes.
Também destacou a Programação de Natal do Clube 10 de Junho, com novenas que serão realizadas com diversas comunidades da cidade.
ORDEM DO DIA
Foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei nº. 033/2015, que “ALTERA A LEI Nº. 1087, DE 28 DE ABRIL DE 2008, (POLÍTICA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO)”.
Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Finanças e Orçamento e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei nº. 034/2015, que “INSTITUI O CÓDIGO SANITÁRIO MUNICIPAL, QUE ESTABELECE NORMAS DE SAÚDE EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Emenda a Lei Orgânica nº 001/2015, que “DÁ NOVA REDAÇÃO AOS ARTIGOS 27, § 2º E 28 DA LEI OPRGÂNICA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Aprovado em 1º discussão e votação Projeto de Lei nº. 030/2015, que “ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 08 de dezembro de 2015, no horário regimental de 19 horas.