​Resumo da sessão ordinária de 01 novembro de 2016

Por Imprensa Publicado em 02/11/2016 10:50:49 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:15

No primeiro dia de novembro a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária. Em encontro presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos, seis vereadores utilizaram o espaço da palavra livre.

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador foi autor do Projeto de Lei “Novembro Azul” que foi aprovado em anos anteriores que sugere aos poderes executivo e legislativo a realização de ações de divulgação e prevenção ao câncer de próstata.

O vereador foi o primeiro a lamentar a morte do jovem Dalvan Cavichiolli, que caiu da cesta de um guindaste no momento que realizava a poda de árvores nas dependências da Escola Professor João Boos.

Haliton Kormann (PMDB)

Solicitou a instalação de um redutor de velocidade próximo à rótula da Rua Sternthal, bairro Aymoré, para atender pedido da comunidade.

Também solicitou a presidência o envio de um ofício a Câmara Municipal de Brusque, para que um vereador daquele município possa solicitar o conserto de um grande buraco no bairro Guarani, que está danificando vários veículos que circulam entre os municípios de Guabiruba e Brusque.

Por fim, informou que está confeccionando um projeto de lei, que trata da instalação de placas de advertência e orientação em bares, conveniências e demais locais que vendam bebidas alcoólicas. Essas placas ou cartazes irão conter frases que transmitam a importância de não consumir álcool antes de dirigir.

Osmar Vicentini (PRB)

Agradeceu a presença de amigos parlamentares eleitos em Botuverá, que prestigiaram a sessão em Guabiruba.

O vereador também tratou sobre a morte acidental do jovem Dalvan, solicitando a realização de uma caminhada com alunos, professores e comunidade para cobrar do governo do estado, que para o edil é omisso em diversas situações com a cidade de Guabiruba e, uma delas é a não reforma da Escola Prof. João Boos.

Ivanilde Gallassini (PP)

A vereadora suplente que assumiu a cadeira por 30 dias do vereador titular Waldemiro Dalbosco, usou brevemente o espaço da tribuna da casa, para destacar seu currículo, agradecer a oportunidade, além de destacar a importância da atribuição por ela assumida.

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

Solicitou um minuto de silêncio para homenagear o jovem Dalvan, com quem tinha um relacionamento de respeito e carinho.

Voltou a falar sobre a “indústria das multas” aplicada em todo o Brasil, nas rodovias e cidades. Segundo Boiadeiro, câmeras e radares são espalhados por todos os lugares, com o objetivo de arrecadas dinheiro.

O vereador também apresentou imagens que mostraram à conclusão e limpeza das valas as margens da Rua Ver. Antônio Vilson Gums, Pomerânia.

Felipe dos Santos (PT)

Começou seu pronunciamento com a seguinte frase “Ontem estávamos de rosa celebrando a vida, hoje estamos de preto, de luto em sinal de respeito”. No contexto o vereador falou sobre as ações do Outubro Rosa, e na sequência sobre a tristeza com a morte do jovem Dalvan Cavichiolli.

O vereador teceu duras críticas ao Governo do Estado, já que o menino faleceu ao cair da cesta de um guindaste no momento que realiza uma ação voluntária de poda de árvores. Para o vereador a omissão dos agentes públicos do estado, fez que a própria comunidade escolar tomasse atitudes para tentar melhor a situação da escola. Já que as promessas de reformas do educandário nunca saíram do papel.

O presidente também tratou de um requerimento que estava na ordem do dia, solicitando a presença do secretário de educação e gerente regional para tratar do tema Escola João Boos.

Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei nº 015/2016, que "ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2017".

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 016/2016, que "ALTERA EXTENSÃO DA RUA ARTHUR BAUMGARTNER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". - Deliberação sobre a Moção de Pesar nº 009/2016.

- Foi aprovado o Requerimento nº 011/2016.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 08 de novembro, no horário regimental de 19 horas.