Resumo da sessão ordinária de 02 de fevereiro de 2016
Na noite de terça-feira, 02 de fevereiro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos pela primeira...
Na noite de terça-feira, 02 de fevereiro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos pela primeira vez em sessão ordinária em 2016. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e contaram com a presença da comunidade.
Na oportunidade sete vereadores utilizaram o espaço da palavra livre e todos aproveitaram para desejar um bom ano para os colegas parlamentares, funcionários e comunidade.
Palavra Livre:
Luciano Schlindwein (PP)
O vereador afirmou que será necessário coragem para realizar as ações essenciais em 2016, em decorrência das dificuldades econômicas atravessados pelo país. O tema necessidade de coragem para o enfrentamento das adversidades foi extraído como pensamento principal da correspondência recebida e lida em sessão, de autoria do prefeito da cidade alemã de Karsdorf.
A Associação de Futebol Educacional de Guabiruba (AFEG) foi parabenizada pelo trabalho realizado e também pelos resultados alcançados.
Por fim, o parlamentar apoiou os requerimentos do vereador Haliton Kormann, sugerindo à subscrição dos demais pares, no que diz respeito às cobranças necessárias no melhoramento dos serviços da Casan e na busca de informações sobre a possível reforma da Escola Professor João Boos, prometida pelo Governo do Estado.
Cristiano Kormann (PP)
O líder de governo, do Partido Progressista (PP) falou sobre os constantes problemas em cidades da Santa Catarina com serviços essenciais, como abastecimento de energia e de água. O parlamentar também lamentou que os guabirubenses sofram com esses problemas, aproveitando para criticar a CASAN e Celesc.
Como líder de governo também destacou as ações da municipalidade com o melhoramento de vias que foram atingidas pelas chuvas no final de 2015. A iluminação pública na Rua Alois Erthal e a continuidade do Programa de Pavimentações em Parceria, também foram temas apresentados.
Haliton Kormann (PMDB)
O vereador voltou a tratar de temas que angustiam a comunidade local e são temas recorrentes nas sessões legislativas, são eles a reforma da Escola de Educação Básica Prof. João Boos e a constante falta de água, além do serviço deficitário da CASAN.
Requerimentos de sua autoria com a subscrição dos colegas vereadores serão novamente enviados aos órgãos competentes na busca de soluções.
Fez indicação verbal solicitando que a Secretaria de Obras faça o areiamento do pátio do campo do Lageado Baixo, local que será realizado uma importante competição do futebol amador.
Da mesma forma, solicitou a instalação de um redutor de velocidade no início da Rua Guabiruba Sul.
O peemedebista finalizou o seu pronunciamento solicitando melhorias no sistema de agendamento de consultas nas Unidades de Saúde, afirmando que recebeu reclamações da comunidade da Rua São Pedro.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador pepista falou sobre os desafios e incertezas nos cenários político e econômico no município e no país, com as constantes quedas na arrecadação e o aumento das demandas dos serviços públicos.
O parlamentar também salientou que a comunidade tem que ficar atenta, porque esse é um ano eleitoral e em decorrência do atual cenário econômico, os políticos que prometerem muito “são mágicos ou mentirosos”.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
A situação econômica do país também preocupa o vereador, que falou sobre a queda nas arrecadações, aumento do desemprego e elevação das alíquotas dos impostos sobre produtos.
O parlamentar informou que o cenário de crise forçou até a redução do período de campanha eleitoral que passaram de 90 para 45 dias.
O tema principal do pronunciamento foi à dificuldade relatada por moradores guabirubenses na busca de atendimentos e agendamentos de consultas nas Unidades Básicas de Saúde. Kohler, afirmou que os problemas refletem em filas nas madrugadas e descontentamento da comunidade.
O vereador informou que as maiores reclamações que chegaram até ele, foram dos moradores do bairro Imigrantes.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) afirmou que o ano novo começa com os velhos problemas, referindo-se a requerimentos aprovados em sessão que buscam soluções no melhoramento dos serviços da CASAN e também recorre para que o Governo do Estado cumpra sua promessa em reformar a Escola Professor João Boos.
O parlamentar apresentou matérias de jornais digitalizadas, através dos dispositivos eletrônicos da casa, que mostraram cronologicamente as promessas não cumpridas pelo estado no que diz respeito à reforma do educandário guabirubense.
O vereador também informou que a Casan respondeu solicitações através de ofício, sobre a fixação do 0800, número utilizado pelo contribuinte para reclamações e solicitações. E também sobre a demora em tapar buracos e consertar pavimentações após reparos na rede de abastecimento. O vereador informou que a Casan, contratou uma empresa que será responsável pelos reparos nas vias.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
O vereador desejou um bom ano para os colegas vereadores, funcionários, imprensa e comunidade.
Ele também comentou sobre o descaso da Casan, no que diz respeito a falta de águas durante o final do ano, serviços incompletos e buracos deixados que sinalização precária colocando em risco os usuários da vias.
Por fim, o parlamentar como de costume apresentou inúmeras imagens fotográficas das situações provocadas pelas chuvas e alagamentos durante o final do ano passado.
ORDEM DO DIA
- Foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei nº 001/2016, que “ALTERA A LEI N. 769, DE 30 DE AGOSTO DE 2001, MODIFICANDO A NOMENCLATURA DO CARGO DE “AUXILIAR DE ENFERMAGEM” PARA “TÉCNICO DE ENFERMAGEM””.
- Foi baixado para as Comissões o Projeto de Resolução nº. 001/2016, que “DISPÕE SOBRE A CÂMARA ITINERANTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”
- Foi aprovado Requerimento nº. 001/2016.
- Foi aprovado Requerimento nº. 002/2016
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para quarta-feira dia 10 de fevereiro de 2016, no horário regimental de 19 horas.