​Resumo da sessão ordinária de 02 de setembro 2014

Por Imprensa Publicado em 03/09/2014 08:54:59 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:58

Os parlamentares guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na noite de terça-feira (3), na Câmara Municipal. O presidente da mesa diretora Waldemiro Dalbosco conduziu os trabalhos, sendo que seis vereadores fizeram o uso da palavra destacando os mais diversos temas.

Espaço da palavra livre:

Jaime Nuss (PMDB)

Desejou boas vindas as famílias alemãs que estão visitando a região, lembrando da passagens delas pela Câmara Municipal.

O vereador lamentou a violência na partida de futebol entre Olaria e Bahia, pelo Campeonato Municipal, no último final de semana que terminou com um jogador hospitalizado. Em ato continuo o edil solicitou providencias da Secretaria de Esportes.

Também foi comentando a indicação coletiva que solicitou a presidência da casa, para que solicite a Assessoria Jurídica da AMMVI, para que apresente o Parecer Jurídico sobre a legalidade de contratação da Secretária Municipal de Saúde, conforme afirmado pelo prefeito municipal, em veículo da imprensa no último dia 29 de agosto do corrente.

O vereador Jaime Nuss, um dos parlamentares que mais criticaram a Recicle pelas chamadas cobranças indevidas, comentou a atitude da empresa que busca o rompimento do contrato com o município.

Cristiano Kormann (PP)

Convidou através do CPC da Capela São Cristóvão, para comemorações dos 50 anos do Morro São José.

O vereador Líder de Governo também destacou os recursos que serão enviados para o Fundo da Infância e Adolescência.

Parabenizou o Chefe de Gabinete da Prefeitura, senhor Osnir Schlindwein, pela prestação de contas das comemorações do aniversário do município.

Por fim, o vereador destacou a solicitação de pedido de informação do colega vereador Jaime Nuss, que pediu prestação de contas da Associação Hospitalar do exercício 2014. O vereador pepista também sugeriu que as contas dos exercícios anteriores também sejam solicitadas.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Sobre a atual situação da Associação Hospitalar o vereador afirmou que muito se deve aos esforços do atual presidente Flávio de Oliveira, que em muitos momentos chegou a contrariar pessoas ligadas a atual Administração Municipal.

O vereador também apresentou posicionamento sobre o pedido de rompimento de contrato entre Recicle e o município. “Penso que essa situação é uma desculpa da Recicle para não reconhecer um erro administrativo”, afirmou Kohler.

O vereador também comentou solicitação endereçada a Assessoria Jurídica da AMMVI, para que apresente o parecer jurídico sobre a legalidade de contratação da Secretária Municipal de Saúde, conforme afirmado pelo prefeito, em veículo de comunicação regional no último dia 29 de agosto.

Haliton Kormann (PMDB)

Solicitou o pedido de informação por parte do setor jurídico do Poder Executivo, sobre Plano de Regularização Fundiária que está em prática no município vizinho de Brusque. O Plano poderia ajudar a resolver a situação dos munícipes que desejam regularizar a situação dos seus terrenos e estão encontrado dificuldade junto ao Ministério Público, destacou o vereador.

Também comentou solicitação da comunidade para melhorias na pavimentação da Rua Exp. Carlos Fischer, assunto que teve inclusive repercussão nas redes sociais.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Destacou a referencia de gratidão da comunidade pela aprovação da troca de nome da Escola Planície Alto, que agora se chama Professora Rosa Rudolf Nicoletti.

O presidente da casa defendeu o Poder Legislativo das acusações da empresa Recicle que através de oficio endereçado a casa, justificava o pedido de rompimento de contrato alegando que os vereadores incentivaram um “calote coletivo” por parte da comunidade.

Também dentro do mesmo tema o parlamentar destacou resultado de uma audiência conciliatória na Câmara de Mediação e Arbitragem, que um cidadão reconheceu a materialidade de uma divida com a Recicle, não seguindo as orientações de procurar o PROCON do município. Como resultado terá que pagar um valor aproximada de 4 mil reais.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Em nome da comunidade do bairro Pomerânia o vereador estendeu convite a todos para participarem da missa com o Padre Luizinho, do Paraná. A missa será no próximo dia 11 na Escola Municipal Paulo Schmidt.

Lembrou que continua com sua câmera fotográfica, mas, afirmou que ela pouco está sendo utilizada por as coisas estão “light” no município.

Também solicitou junto ao departamento competente para instalação de uma placa indicativa em faixa de pedestre no centro da cidade próximo as instituições financeiras.