​Resumo da sessão ordinária de 03 de abril de 2018

Por Imprensa Publicado em 04/04/2018 07:02:19 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:16

Os vereadores de Guabiruba estiveram reunidos em sessão ordinária na noite de terça-feira, 03 de abril, no sede do Poder Legislativo.

O vereador Cristiano Kormann (Progressista) presidiu os trabalhos, em uma sessão que teve dois projetos baixados paras as comissões, um aprovado em regime de urgência, além da aprovação de três requerimentos.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O primeiro parlamentar a fazer o uso da tribuna da casa foi o vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) que discorreu sobre requerimentos de sua autoria que foram apreciados e aprovados na sessão.

Um deles trata do convite à coordenação do Projeto Rotas do Cicloturismo, para que eles possam vir à Câmara Municipal para apresentar mais detalhes sobre o tema.

O outro requerimento é direcionado ao Poder Executivo requerendo planilhas de informações sobre os números de unidades consumidoras e os valores repassados para as empresas prestadoras da coleta de resíduos e também de abastecimento de água e saneamento.

O parlamentar também apresentou imagens que mostravam a necessidade do deslocamento de um ponto de ônibus que fica localizado na Rua Antônio Carminatti, bairro São Pedro, em frente à residência do senhor João Tomassi.

No bairro Lageado Alto o vereador também apresentou imagens de uma caixa coletora de lixo, para que um modelo semelhante possa ser instalado em frente à residência do senhor Agostinho Celva, para facilitar o descarte do lixo pelos moradores das imediações.

Haliton Kormann (MDB)

O parlamentar voltou a solicitar o melhoramento do acostamento da Rua José Fischer, Centro, situação cobrada por uma estudante moradora das imediações. Segundo o vereador o mesmo pedido já foi realizado por ele desde o ano passado, mas até agora a prefeitura não teve a sensibilidade de executar essa melhoria.

O medebista também informou que populares já estão cobrando dele vereador explicações sobre os processos da coleta de resíduos e também a situação envolvendo o término do contrato com a Casan.

Rosita Kohler (Progressista)

A vereadora parabenizou e ressaltou a importância da parceria entre moradores e poder público no processo de padronização das calçadas na reta da Rua Guabiruba Sul.

Agradeceu a Gbtran pela instalação de uma placa de Rua Sem Saída em uma via do município, atendendo indicação. Da mesma forma também comentou sobre a pavimentação com concreto das Ruas Bernardo Schaefer e Alberto Schaefer.

A vereadora Rosita Kohler também discorreu sobre o Projeto de Lei Ordinária n.º 01/2018, de sua autoria, que considera a “Cuca” como patrimônio cultural, histórico imaterial da cidade de Guabiruba.

- Foi baixado para a Comissão de Finanças e Orçamento a Prestação de Contas do Prefeito Municipal, referente exercício financeiro de 2016, Processo PCP 17/00241645, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, para a emissão do respectivo parecer.

- Também foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei Ordinária nº 01/2018, de autoria da Vereadora ROSITA KOHLER, que "CONSIDERA A "CUCA" COMO PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRICO IMATERIAL DA CIDADE DE GUABIRUBA". Para a emissão dos respectivos pareceres.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 009/2018, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO AO JEEP GAIOLA CROSS CLUB GUABIRUBA".

- Aprovada deliberação sobre o Requerimento nº 02/2018;

- Aprovada deliberação sobre o Requerimento nº 03/2018;

- Aprovada deliberação sobre o Requerimento nº 04/2018;

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 10 de abril do corrente, no horário regimental de 19 horas.