​Resumo da sessão ordinária de 03 de julho de 2018

Por Imprensa Publicado em 04/07/2018 11:32:16 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:50

A Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida na noite de terça-feira, 03, para sua primeira sessão ordinária do mês de julho. Na oportunidade os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas), com destaque para aprovação em segunda votação das Contas do prefeito Matias Kohler, do exercício de 2016.

Já durante a palavra livre o vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) discorreu sobre reunião que ocorreu na prefeitura sobre projeções para o terreno do município na Rua José Fischer. O parlamentar que não esteve presente em decorrência de outros compromissos deixou a sugestão também de instalar nesse espaço um Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

Em nome do sargento Carlos Henrique de Andrade, que comanda o Corpo de Bombeiros em Guabiruba, parabenizou os demais profissionais pela passagem do Dia do Bombeiro.

Vilmar Gums (PSDB) solicitou a atenção da GBTRAN responsável pelo trânsito em Guabiruba para que busque uma solução rápida para tornar o semáforo da Rua Brusque com José Fischer intermitente durante as madrugadas, para que os veículos não precisem ficar parados sem necessidade no local. O parlamentar destacou que isso é comum em quase todos os municípios, sempre pensando no segurança dos condutores.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) falou sobre “padrão cultural” de um povo, citando o exemplo da torcida japonesa que na Copa do Mundo da Rússia realiza a limpeza do espaço por ela utilizada. Em contrapartida percebeu que aqui, ainda são necessários muitos avanços.

Cristiano Kormann destacou o pedido de licença para viagem à Alemanha, juntamente com uma comitiva local composta por empresários têxteis, da construção civil e de produtos alimentícios, além de autoridades políticas. Na oportunidade serão tentados acordos comerciais, maior intercâmbios entre os jovens e também participação nos eventos de aniversário da cidade irmã de Karsdolf.

Por fim, o presidente destacou sua participação na reunião que discutiu o futuro do espaço público na Rua José Fischer.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) retornou do período de licença, sendo que como tema inicial destacou o 1º Mutirão de Castração de Animais que aconteceu em Guabiruba, uma iniciativa da PATA-Protegendo os Animais com Todo Amor e poder público municipal.

Felipe também solicitou a realização de audiência pública para discutir o Projeto de Lei de Emenda a Lei Orgânica Municipal, que discute a proibição de vereadores ocuparem cargos no poder executivo e também o nepotismo cruzado. Segundo o parlamentar o projeto está nas comissões já a um bom tempo e mesmo com algumas ideias contrarias de vereadores que afirmam que o projeto é inconstitucional, a sociedade tem o direito de discutir o tema. Para Santos quem deve decidir sobre a inconstitucionalidade do projeto não é a câmara, mas sim, o poder judiciário.

- Foi aprovado o Decreto Legislativo nº 06/2018, que "CONCEDE LICENÇA AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS".

- Também foi aprovado o Decreto Legislativo nº 07/2018, que "CONCEDE LICENÇA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS".

- Deliberação sobre a MOÇÃO DE REPÚDIO nº 05/2018;

- Em segunda votação foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2018, que "APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, REFERENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016, acompanhado do respectivo Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 10 de julho do corrente, no horário regimental de 19 horas.