Resumo da sessão ordinária de 03 de junho 2014
Na noite de terça-feira (3) os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária....
Na noite de terça-feira (3) os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária. O encontro contou com a participação popular e também dos alunos da Escola Professor Carlos Maffezzolli.
Na oportunidade oito vereadores utilizaram o espaço da palavra livre e dois projetos foram colocados em votação.
Palavra livre:
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Destacou o encerramento dos Jogos Comunitários parabenizando os atletas envolvidos nas competições. Também transmitiu sugestão de membros da comunidade para que os jogos sejam realizados em dois em dois anos.
Convidou as pessoas que possuem veículos VW Brasília para participarem do desfile da Festa da Integração, juntamente com o grupo já existente no município.
Também informou que membros da comunidade do bairro Guabiruba Sul, aguardam ansiosos o posicionamento do prefeito para realização em parceria de obras de enroncamentos na localidade. O vereador inclusive já apresentou reivindicação em outras oportunidades na casa do povo.
Por fim, o democrata destacou a falta de critérios na liberação de obras de terraplanagem pelo executivo. Também destacou a falta de fiscalização no que diz respeito à sujeira e danos ao patrimônio público, causados por algumas dessas empresas.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Parabenizou o professor Ademir Dietrich pela inserção dos jovens em assuntos importantes para comunidade, através das aulas de conscientização política.
Destacou que no dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, lamentando que o tema não receba à atenção devida por parte das pessoas. O edil destacou que algumas ações estão provocando mudanças climáticas em todo planeta, sendo que o município de Guabiruba também vem sofrendo com chuvas, alagamentos e variação de temperatura.
Ainda dentro do mesmo tema o vereador destacou artigo de jornal regional, que discorre sobre a percepção ambiental das empresas, sendo que a maioria reconhece o problema, mas alegam que existem outras prioridades.
Também informou que a prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo um trabalho em homenagem ao Dia do Meio Ambiente e também da Semana de Reciclagem (projeto de lei n.º 07/2013, de autoria do vereador petista). Por fim, destacou a distribuição na quinta-feira (5) de mudas de árvores e também de uma cartilha de conscientização ambiental (Ouça na integra pronunciamento completo no site: www.camaraguabiruba.sc.gov.br).
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Convidou a comunidade para participar das comemorações alusivas ao aniversário do município, destacando a abertura da 2ª Festa da Integração.
Também agradeceu ao cerimonial oficial dos eventos pela referência aos vereadores que participam das inaugurações e festividades, atendendo pedido feito na sessão anterior.
Sobre as diversas obras e inaugurações o vereador fez uma provocação. “E ainda dizem que o prefeito está dormindo, se ele está dormindo eu estou sonhando, porque nunca vi tantas obras e ações, em aproximadamente cinco anos que estou atuando como vereador”, afirmou Ferreira.
Na sequência o vereador pedetista apresentou imagens fotográficas das inaugurações, problemas em calçadas no bairro Imigrantes e também buracos deixados por reparos realizados pela CASAN.
Jaime Nuss (PMDB)
Solicitou a instalação de dois redutores de velocidade na Rua 10 de Junho, em decorrência do aumento de velocidade com a pavimentação asfáltica.
Destacou que achou estranho a retirada de um abrigo de ônibus na Rua Pomerânia, por parte da prefeitura para instalar o mesmo no bairro Lageado Baixo. Lembrou-se do concurso realizado para escolha dos modelos de abrigos de ônibus, sendo que já se passam bastante tempo e nenhum foi instalado.
Também solicitou explicações junto à pasta competente, sobre o porquê da paralização das obras de reformada da pavimentação da Rua Antônio Fischer.
Sobre o tema terraplanagem comentou e destacou os desencontros e falta de fiscalização e critérios nesse tipo de serviço no município.
Luciano Schlindwein (PP)
Começou a palavra livre destacando o Dia dos Profissionais de Recursos Humanos, parabenizando e destacando a importância dos profissionais.
Informou que ouviu a reclamação de uma moradora do município em uma rádio da região. Na oportunidade a mesma reclamava do excesso de travessias elevada no bairro Guabiruba Sul, destacando o tempo perdido e também o aumento no gasto com combustível. “Quero novamente deixar uma reflexão, nada disso seria necessário, se houve respeito, conscientização e educação”, completou Schlindwein.
Sobre as inaugurações e festividades alusivas aos 52 anos de Guabiruba, o vereador convidou a comunidade para participar dessas ações. Também destacou a Festival de Danças Folclóricas.
Cristiano Kormann (PP)
Destacou a presença dos alunos do 3º ano da Escola Professor Carlos Maffezzolli, e parabenizou o professor Ademir pela ação.
No setor de esportes e atividades físicas, destacou o encerramento dos Jogos Comunitários e informou a vitória de Guabiruba, sofre o município de Nova Londrina-PR, no Dia do Desafio.
Como Líder de Governo, destacou a inauguração da revitalização da Escola Osvaldo Ludovico Fuckener, sendo que na oportunidade o prefeito prometeu para a comunidade escolar a construção de uma quadra coberta e a pavimentação de uma via lateral ao educandário. Falando ainda das ações destacou a aquisição de um rolo-compressor e a pavimentação de ruas na cidade.
Sobre a afirmação de vereadores de oposição sobre a piora na fiscalização de obras de terraplanagem por parte da Secretaria de Meio Ambiente, o vereador afirmou. “Quero que me assinale que tipo de fiscalização era realizada em administrações anteriores”, questionou Sano.
Sobre o Dia do Meio Ambiente, o edil lembrou-se do projeto de lei de sua autoria, para a reciclagem de óleo de cozinha, lembrando que vários estabelecimentos já executam esse trabalho em Guabiruba.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Destacou a importância dos investimentos ao logo da história no setor de educação do município, do papel fundamental no processo de educação dos professores, das Associações de Pais e Professores, mas afirmou que tinha duvida com relação à participação da família no processo. Segundo o vereador esse duvida virou certeza quando leu jornal distribuído pelos alunos da Escola João Boos, em uma campanha de anti-fumo, nessa semana. Um artigo do gestor da escola tratava desse tema e apontava para a falta da participação dos pais no dia a dia dos filhos no processo escolar.
O pepista também aproveitou o espaço para deixar sua mensagem ao povo guabirubense pela passagem dos 52 anos de emancipação político-administrativa, que será comemorado no próximo dia 10 de junho. Lembrando a importância dos que nasceram e que vieram para o município.
Haliton Kormann (PMDB)
Parabenizou os alunos da Escola Professor João Boos, pela ação de combate as drogas realizada durante a semana. Ação esse que vem de encontro que pedido realizado em sessões anteriores, quando o vereador solicitou a inserção de aulas de conscientização sobre o tema.
Sobre os Jogos Comunitários parabenizou os atletas que representaram suas comunidades. Destacando ainda a baixa participação dos envolvidos na cerimônia de encerramento.
Por fim, também destacou a falta de critério na liberação de licenças para obras de terraplanagem, afirmando que o mesmo trabalho e liberado para uns e para outros não. Solicitou inclusive a presenças na casa para prestação de esclarecimentos de representantes da Secretaria de Meio Ambiente.