​Resumo da sessão ordinária de 03 de maio de 2016

Por Imprensa Publicado em 04/05/2016 13:02:13 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:54

Na noite de terça-feira, 03 de maio, aconteceu a primeira sessão ordinária do mês na Câmara Municipal de Guabiruba. Na presença da comunidade os vereadores destacaram temas que envolvem a segurança pública, trânsito e infraestrutura como o anúncio do início das obras da pavimentação e reurbanização da Rua São Pedro.

Palavra livre:

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

Comunicou a interrupção no abastecimento de água no município na quarta-feira, sendo que a informação partiu da Casan.

Informou que participou de palestra sobre as regras eleitorais em Brusque, sendo que o palestrante do evento afirmou que a Festa Julina por ele realizada todos os anos, poderá ser mantida desde que não haja distribuição de brindes.

Finalizou apresentando imagens sobre a pavimentação asfáltica da localidade de Sternthal, imagens da competição de cross-country, além de destacar o conserto de boca de lobo por ele solicitada junto à secretaria competente.

Haliton Kormann (PMDB)

Parabenizou os alunos da Escola Professor João Boos, que chamaram a RBS TV para fazer matéria jornalística sobre a situação do educandário após um ano sem ações do governo do estado.

Informou que foi procurado por um munícipe no Torneiro de Futebol do bairro Planície Alta, que reclamou sobre a falta de sinal de telefonia móvel em alguns pontos de Guabiruba.

O parlamentar vou a destacar a falta de medicamentos contínuos em unidades de saúde do município. O peemedebista argumentou que independente de quem é a responsabilidade, governo federal, estadual ou municipal o problema deve ser resolvido.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Sobre o tema envolvendo a reforma da Escola João Boos, o parlamentar informou que a única movimentação foi da comunidade escolar que buscou ajuda para pintar muros, salas e outras áreas do educandário. Sendo que como resposta o Governo Estadual, disse que o projeto ainda está em processo de licitação.

Classificou que a falta de sinal de telefonia em pontos como próximo a Unidade Básica de Saúde do bairro Imigrante é uma “vergonha”.

O edil comentou sobre a baixa participação das mulheres na vida pública, na ocupação de cargos eletivos, citando que o Brasil ocupa segundo dados levantados a posição de número 120 entre os países em participação das mulheres na vida pública, ficando atrás de países muçulmanos que têm uma cultura mais rígida voltada para os homens.

Segundo dados apresentados ainda apenas 10% das cadeiras em parlamentos pelo país são ocupados por mulheres, um número muito baixo segundo o vereador.

Pensando em incentivar as mulheres e pelo respeito, apreço e reconhecimento a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Resolução de n.º 003/2016, que dispõe sobre a criação de uma galeria homenageando as ex-vereadoras de Guabiruba.

Luciano Schlindwein (PP)

Como informação de utilidade pública o vereador informou aos interessados sobre a continuidade da campanha de adubo e ureia.

Schlindwein que é morador do bairro São Pedro também externou sua felicidade com o início das obras de pavimentação asfáltica e reurbanização da via, destacando inclusive reunião com a comunidade que aconteceu no início da semana. O vereador também destacou a necessidade da comunidade observar as alterações no trânsito em decorrência das obras.

Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, durante todo o mês de maio acontecerá à campanha Maio Amarelo. O pepista discorreu sobre o tema trânsito mostrando sua preocupação com a violência e as mortes registradas nos últimos anos em Guabiruba e região.

Jaime Nuss (PMDB)

Parabenizou todos os voluntários que ajudaram na Festa de Maio, que reunião boa parte da comunidade guabirubense no último final de semana.

Questionou a administração municipal sobre como vai ficar a situação dos estudantes que pegam ônibus para as universidades, com as obras da Rua São Pedro.

Apresentou indicações buscando informações sobre a funcionalidade das câmeras de seguranças instaladas recentemente no município. Segundo o parlamentar, populares lhe relataram que um furto de motocicleta ocorreu em um via da área central, próximo ao um local onde existe uma câmera de segurança, sendo que o munícipe se deslocou a Delegacia de Polícia para tentar buscar as imagens referentes ao crime, momento que foi informado que não existia imagem alguma.

Os recorrentes casos de infrações no trânsito com carros e motocicletas transitando na contramão, inclusive em calçadas também foi assunto abordado pelo peemedebista.

Cristiano Kormann (PP)

Ressaltou sobre a importância da cultura do voluntariado em Guabiruba, sendo que novamente muitos membros da comunidade ajudaram na realização da Festa de Maio.

O vereador líder de governo destacou as melhorias nas creches do município com a aquisição de equipamentos através de recursos oriundos do cadastramento de Guabiruba no Programa de Ação Articuladas (PAR) do governo federal. O parlamentar também não deixou de lembrar as melhorias estruturais executados pela administração nos educandários.

Também foi anunciado em sessão o início das obras de pavimentação da Rua São Pedro, em sua primeira etapa, com a pavimentação asfáltica e reurbanização da via que é uma das principais ligações de Guabiruba.

Foi aprovado o Projeto de Resolução n.º 003/2016, que dispõe sobre a Galeria de ex-vereadoras e dá outras providências.

A próxima sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba está marcada para o dia 10 de maio no horário regimental de 19 horas.