Resumo da sessão ordinária de 03 de novembro de 2015
Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos com a comunidade em mais uma sessão ordinária na noite...
Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos com a comunidade em mais uma sessão ordinária na noite de terça-feira, 03 de novembro. O encontro foi presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e temas como situação precária da segurança pública, interpretação do regimento e campanha Novembro Azul foram destaque.
Palavra livre:
Luciano Schlindwein (PP)
O vereador destacou a visita da comitiva alemã na região, que segundo ele reforça os laços afetivos entre os povos irmãos e traz benefícios nos setores de pesquisas, tecnologia e cultural.
Na parte cultural o edil discorreu sobre o Ballet em Cena, que irá reunir em aproximadamente uma hora apresentações às alunas das sete turmas de dança de 2015 da Fundação Cultural de Guabiruba. O evento acontecerá na sexta-feira, às 20 horas, no Salão Cristo Rei.
O parlamentar também destacou a início da Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador Líder de Governo destacou as atividades da Secretaria de Obras na retirada da barreira na Rua Nicolau Schaefer, Centro. Segundo o parlamentar mesmo com o mau tempo, o trabalho vem sendo desenvolvido.
Sobre as estradas de “chão” as não pavimentadas o vereadores lembrou que os quase 20 dias de chuva sem parar estão dificultando as ações da Secretaria de Obras. Mas, também afirmou que assim que o tempo melhorar uma operação tapa buracos será colocada em prática.
Sobre os pedidos de informações dos vereadores de oposição, o líder de governo informou que uma caixa grande com os papéis solicitados está à disposição dos vereadores na secretária da Câmara Municipal.
Haliton Kormann (PMDB)
O vereador apresentou sua preocupação com a insegurança dos moradores de Guabiruba com os assaltos, furto e outros delitos que estão acontecendo com frequência no município. Segundo o parlamentar ninguém está saindo no período da noite em decorrência da sensação de insegurança.
O edil solicitou empenho das lideranças para que uma mobilização seja feita para tentar o melhoramento do efetivo policial na cidade. Ele sugeriu uma visita ao secretário de Segurança Pública, César Grubba.
Sobre as chuvas e a situação das estradas não pavimentadas o parlamentar solicitou a realização de uma força tarefa para melhorar a situação das vias.
Jaime Nuss (PMDB)
O parlamentar peemedebista solicitou melhorias na Rua Antônio Fischer atendendo solicitação de moradores.
Também discorreu sobre o setor de segurança pública relatando que na sessão anterior no momento que os vereadores reivindicavam por mais segurança, mais um empresário estava sofrendo nas mãos de assaltantes.
O vereador clamou por uma grande mobilização da sociedade para que isso possa chamar a atenção das autoridades estaduais. O edil também lamentou a falta de efetivo da Polícia Militar (PM).
Por fim, destacou a realização da Noite da Cultura da Escola de Educação Básica Prof. João Boos, que aconteceu na sexta-feira passada nas dependências do Clube 10 de Junho.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) retornou a suas atividades parlamentares após 30 dias, momento que cedeu sua cadeira para o suplente Aloncio Schimer. O pepista aproveitou o afastamento temporário para acompanhar os trabalhos de câmaras municipais da região como Brusque e Botuverá, para fazer uma análise sobre aspectos com cumprimento do regimento, embates políticos e participação popular.
O edil também lembrou a participação das mulheres na política, relembrando da conquista do voto pelas mulheres através de decreto do então presidente Getúlio Vargas em 1932.
O encontro na Câmara de Brusque que debateu a importância da mobilização das lideranças para a construção da Barragem de Botuverá, também foi tema do pronunciamento. O vereador também destacou a importância da troca de informações das Defesas Civis da região.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
O vereador destacou os acordos de cooperação assinados com a região de Baden-Württemberg, mas precisamente com o Distrito de Karlsruhe, nos setores de pesquisas de meio ambiente e mobilidade. O parlamentar ressaltou que essa região é uma das referencias mundiais em diversos setores.
Relatou a reunião entre vereadores e demais lideranças na Câmara Municipal de Brusque, para unir forças para apoiar a construção da Barragem de Botuverá. O edil também destacou a importância de ações conjuntas entre as Defesas Civis da região.
Sobre segurança pública comentou enquete de um jornal de circulação local, que questionava se somente o aumento do efetivo resolveria os problemas da segurança na cidade.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
O parlamentar disse temer que a população comesse a fazer justiça com as próprias mãos, em decorrência da falta de segurança pública.
Também reforçou indicação solicitando a administração municipal, através da Secretaria de Obras, para que providencie a colocação de areia fina sobre as lajotas soltas na pavimentação das Ruas Pomerânia, Arthur Wandrey, Alsácia, Léo Habtzreuter e Grüenerwinkel.
Por fim, apresentou mais de duzentas imagens fotográficas da situação da cidade em 2011, com buracos, pontos de ônibus precários, pontes danificadas e pontos de alagamentos. O objetivo segundo o vereador foi provar que a cidade está avançando com a atual administração.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O vereador lamentou a atitude do vereador Boiadeira de utilizar o espaço da tribuna para mostrar fotos de 2011, sendo que o município está cheio de problemas.
Também discorreu em seu pronunciamento sobre encontro em Brusque que discutiu a instalação da Barragem de Botuverá e a integração dos trabalhos das Defesas Civis da região. O edil justificou a sua ausência, mas, salientou a necessidade da instalação em Guabiruba de uma régua de medição no ribeirão da cidade, para melhor orientar a comunidade do município e também das cidades vizinhas.
Outro tema destacado pelo parlamentar foi à interpretação do regimento da casa por parte da presidência que segundo ele aprovou o Projeto n.º 024/2015, que “ALTERA A LEI Nº 669/1998, de 16 de dezembro de 1998, com suas respectivas emendas”. O projeto tratar na regulamentação e normatização do serviço de taxis. Para o vereador Tindo o regimento interno da casa foi “rasgado”.
ORDEM DO DIA
Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei nº. 030/2015, que “ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016”.
Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº. 031/2015, que “ALTERA A LEI Nº. 1.411, DE 30 DE AGOSTO DE 2013, PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O QUADRIÊNIO 2014/2017”. Com as abstenções dos vereadores Jaime e Haliton,
Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Resolução nº 002/2015, que “DISPÕE SOBRE A CÂMARA ETINERANTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto nº 024/2015, que “ALTERA A LEI Nº 669/1998, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998”, com as respectivas emendas. Com três abstenções, vereadores Tindo, Haliton e Jaime.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a presente sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 03 de novembro de 2015, no horário regimental de 19 horas.