​Resumo da sessão ordinária de 03 março de 2015

Por Imprensa Publicado em 04/03/2015 13:49:30 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:57

Na noite de terça-feira, 03 de março, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT). Entre os destaques os investimentos em infraestrutura na área de educação, qualificação do ensino e envolvimento das famílias na escola. O encontro também foi marcado pela apresentação do Informativo Câmara Guabiruba, jornal de publicação mensal.

Na ordem do dia foi aprovada moção nº 1/2015 da Mesa Diretora, a Sociedade Pelznickel pelo trabalho realizado principalmente neste ultimo final de ano, resgatando e preservando nossos valores culturais, destacando o nome de Guabiruba em nível regional e, inclusive em nível nacional, através dos meios de comunicações.

Palavra livre:

Osmar Vicentini (PMDB)

Comentou o lançamento do Informativo Câmara Municipal, solicitando a presidência da casa que todos os assuntos “sem exceções” sejam publicados no jornal.

Destacou a importância da ligação entre os municípios de Guabiruba e Botuverá, via bairro Lageado Alto.

Por fim, comentou sobre os casos de corrupção espalhados pelo o Brasil, mostrando indignação, afirmando que isso é um afronta ao cidadão trabalhador.

Cristiano Kormann (PP)

Estendeu convite a todos os vereadores e comunidade para inauguração em parceria da Rua Matias Baron, bairro Guabiruba Sul, às 11 horas de sábado, 07 de março.

Parabenizou a administração pelos investimentos no setor de educação, citando a construção de salas na Rua Anna Othília Schlindwein.

Sobre o atraso na entrega de correspondências por parte dos Correios em Guabiruba, o vereador questionou também a qualidade das correspondências, que estão chegando em péssimas condições aos destinos.

Por fim, parabenizou aos deputados federais Esperidião Amim e Jorge Boeira, que abriram mão das passagens para os cônjuges.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) salientou a importância dos investimentos dessa e de outras administrações na parte estrutural dos educandários guabirubenses. Mas, também demonstrou preocupação com os rumos da educação nacional em termos do conteúdo passado aos alunos. Ele também informou que em breve entrará em discussão no município a elaboração do novo Plano de Ensino.

O parlamentar também apresentou imagens de uma ponte na Rua Luiz Imhof, Centro, que está sem proteção no término de uma calçada, fato que coloca em perigo a segurança.

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador externou sua alegria com a ampliação da Escola Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, bairro Guabiruba Sul, que é a maior do município. Informou que estudou no referido educandário quando ele ainda se chamava Escola Reunida Professor Henrique Bosco.

Citou experiência vivida por ele, em encontros de pais na Escola Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro. Segundo o vereador a participação nos encontros é bem abaixo do ideal. “Muitas vezes a educação está sendo terceirizada pelas famílias, que estão renegando esse papel que é exclusivo dos pais”, salientou Schlindwein.

Desejou sorte a Amanda Gisele Pereira, anunciada como Miss Guabiruba. Ela irá presentar a cidade no Miss Santa Catarina 2015.

Haliton Teodoro Kormann (PMDB)

Solicitou melhorias urgentes na Rua Nicolau Schaefer, reforçando indicação já apresentada na casa. Também solicitou a instalação de uma travessia elevada próximo à empresa Cores e Tons.

O parlamentar também discorreu sobre a qualidade das entregas feitas pelos Correios. Também solicitou que seja instalada senha com data e hora para o atendimento.

Por fim, solicitou informações sobre a continuidade ao não, das obras de tubulação na localidade de Guabirupé.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador Felipe dos Santos, presidente da Mesa Diretora, também destacou os investimentos na infraestrutura das escolas, cintando a ampliação da Escola Municipal Anna Othília Schlindwein. O parlamentar também demonstrou sua preocupação com a falta de envolvimento em muitos casos da família no processo de educação.

Sobre os Correios informou que já manteve contato com o senhor Paulo Oliveira de Andrade, Diretor Regional de Santa Catarina dos Correios, que se mostrou, solidário em resolver os problemas da unidade local.

Dois outros temas forma destacados no pronunciamento, Dia Internacional da Mulher e novo Informativo da Câmara Municipal.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Informou o aumento nas reclamações contra os Correios após repercussão do tema na mídia na sessão anterior. Também discorreu sobre a questão da qualidade das correspondências que muitas vezes chegam aos destinatários em péssimo estado ou violadas.

Comentou sobre o Jornal da Câmara, avaliando como importante a iniciativa de colocar mais um mecanismo a disposição da comunidade. Elogiou a coluna histórica escrita pelo Dr. Roque Luís Dirschnabel, pesquisador histórico e assessor Jurídico da casa.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Falou também sobre os problemas com as entregas de correspondências por parte dos Correios.

Parabenizou os caminhoneiros pelo movimento realizado pelo país, em busca de melhorias e benefícios para classe.

Apresentou imagens da inauguração da ampliação da Escola Anna Othília Schlindwein, parabenizando a administração pelas ações.

Foi aprovada moção nº 1/2015 da Mesa Diretora, a Sociedade Pelznickel pelo trabalho realizado principalmente neste ultimo final de ano, resgatando e preservando nossos valores culturais, destacando o nome de Guabiruba a nível regional e, inclusive a nível Nacional, através dos meios de comunicações.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 10 de março de 2015, no horário regimental de 19 horas.