​Resumo da sessão ordinária de 06 de outubro de 2015

Na noite de terça-feira, 06 de outubro, aconteceu a primeira sessão ordinária do mês na Câmara...

Por Imprensa Publicado em 07/10/2015 09:37:12 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

Na noite de terça-feira, 06 de outubro, aconteceu a primeira sessão ordinária do mês na Câmara Municipal de Guabiruba. Na ausência do presidente os trabalhos foram coordenador pelo vice-presidente vereador Luciano Schlindwein.

Oito vereadores utilizaram o espaço destinado à palavra livre destacando as apresentações culturais ocorridas no município, além de debaterem a falta de energia na Rua Felipe Wippel e problemas apresentados nas obras do Centro de Educação Infantil Tia Olinda.

Também na noite de ontem a tribuna popular da casa foi utilizada por duas oportunidades, primeiro pela moradora Heloína Aparecida Gomes Cheronica, da Rua Felipe Wippel, loteamento 10 de Junho, Centro, que discorreu sobre problemas com a energia elétrica da via.

O senhor Valdir Riffel, presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura, que também usou a tribuna popular momento que destacou visita de comitiva oficial da Alemanha na região, que acontecerá no final do mês.

Palavra Livre:

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Sobre a Rua Felipe Wippel, destacada pela senhora Heloína no loteamento 10 de Junho, Centro, o vereador afirmou que a via foi motivo de luta desde legislaturas passadas para denominação e melhorias do setor de infraestrutura.

O parlamentar também apresentou imagens da finalização da instalação da central de monitoramento do projeto Bem-te-vi na sede da delegacia de Guabiruba. O parlamentar também mostrou a instalação de câmeras em alguns pontos da cidade.

Por fim, também através de imagens parabenizou os organizadores e participantes da musical “Brasil Caboclo” espetáculo de autoria do Coral Cristo Rei.

Osmar Vicentini (PMDB)

Cumprimentou o senhor Valdir Riffel, pelo trabalho realizado na Associação Catarinense de Intercambio e Cultura. Da mesma forma se colocou a disposição para contribuir com a moradora Heloína Aparecida Gomes, na resolução dos problemas da Rua Felipe Wippel.

Falou sobre a gestão envolvendo a segurança pública com mais um assalto em um posto de combustíveis da cidade. Segundo o parlamentar a cada dia o cidadão de bem sofre as consequências da violência, enquanto o bandido está solto.

Solicitou que o órgão competente providencie o conserto das vias São Vendelino e também da rua próximo a rotula do bairro Guabiruba Sul, em decorrência de buracos na via.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Informou que está inteirado sobre o assunto envolvendo a Rua Felipe Wippel, afirmando que foi procurando por vários moradores que estavam em posse do contrato com empresa que deveria ter finalizado o serviço. Esse contrato inclusive cita a Prefeitura Municipal como participante do projeto com um percentual acima do que é permitido, fato que precisa ser analisado. Ele também comentou que o que dificulta é que a empresa que deveria concluir o trabalho declarou falência.

“Segundo informações de moradores o que falta são os transformadores que foram colocados e depois retirados pela empresa, o prefeito foi procurado para dar um ponto final nessa situação e, nada foi feito”, destacou Tindo, que afirma que o mais estranho é o prefeito deixar essa obra lá sem pelo menos apresentar uma definição.

Por fim, lembrou da falta de retorno da prefeitura com relação aos pedidos de informações de sua autoria.

Jaime Nuss (PMDB)

Comentou que não havia apresentando ainda o assunto sobre o problema com energia na Rua Felipe Wippel, atendendo a solicitação de alguns moradores que temiam que a exposição do tema pudesse atrapalhar nas tratativas para finalização do serviço. Mas, também afirmou que não tem nenhuma documentação sobre a parte legal do contrato entre empresa, moradores e participação da prefeitura.

“Nós temos a informação que o prefeito fez um pagamento, mas a gente não sabe exatamente no que o prefeito se envolveu, temos que analisar a legalidade desse pagamento”, destacou Nuss.

Sobre a presença do senhor Valdir Riffel, que durante sua fala destacou os órgãos regionais da estrutura de governo na Alemanha, o parlamentar aproveitou o assunto para fazer uma analogia ao processo de descentralização aplicado em Santa Catarina através do governador Luiz Henrique da Silveira, e as Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs) que são tão criticadas.

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador que presidiu a sessão destacou diversos assuntos, entre eles a situação da moradora ocupante da tribuna popular, que falou sobre a Rua Felipe Wippel, para o vereador um bom diálogo com os agentes públicos deve resolver essa questão.

Agradeceu o senhor Valdir Riffel, pelo convite para participar da recepção da comitiva alemã na região, destacou que em 2010, recebeu em sua residência um casal de alemães, sendo que a troca de experiência é muito interessante.

Também parabenizou o concerto da banda Das Lebenslied, na Sociedade Guabirubense, que ajuda na manutenção da cultural musical. Também destacou a participação do Grupo Folclórico Alle Tanzen Zusamenn e também do coral Canto Alemão de Brusque.

Ainda falando de cultural destacou as três apresentações do Coral Cristo Rei, com o Musical Brasil Caboclo.

Por fim, destacou o Dia do Vereador, que foi comemorado no dia 1º de outubro, destacando o papel do vereador.

Haliton Kormann (PMDB)

O vereador Haliton Kormann (PMDB), solicitou através de indicação verbal a colocação de areia em parte do calçamento da Rua Alsácia, bairro São Pedro, assim como uma melhor sinalização em uma curva da localidade.

Afirmou também que foi procurado por pais de alunos da CEI Tia Olinda, bairro Lageado Baixo, preocupados com as rachaduras que apareceram na estrutura do educandário. Ele solicitou providencia urgentes junto aos órgãos competentes.

Por fim, bastante emocionado lembrou-se do aniversário de morte do seu querido pai, que faleceu no ano passado destacando a importância da sua figura para família.

Alôncio Schirmer (PP)

Agradeceu o vereador Waldemiro Dalbosco, que cedeu o seu lugar pelo período de 30 dias, para que ele possa contribuir com sua comunidade. Também destacou o reencontro com alguns vereadores que também exerciam a mesma função quando ele foi vereador no passado.

Enalteceu a secretaria de Obras, que sempre atendeu aos seus pedidos mesmo ele não sendo vereador, destacando, por exemplo, a instalação de galerias no Ribeirão do Lageado Baixo.

Parabenizou a senhora Heloína que teve a coragem de expor a situação da rua, destacando que a cidade precisa desse tipo de pessoa que mostra coragem para resolver os problemas da coletividade.

Também demostrou respeito à passagem do Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, lembrando que o progresso de Guabiruba, muito se deve a essas pessoas que ajudaram na construção dessa cidade.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador líder de governo, Cristiano Kormann (PP) buscou apresentar explicações imediatas sobre os temas envolvendo a C.E.I Tia Olinda, Lageado Baixo, afirmando que a situação está sendo acompanhado pela secretária de Educação. Além de comentar o imbróglio envolvendo a Rua Felipe Wippel, no loteamento 10 de Junho, que segundo ele já se arrasta desde legislaturas passadas.

Também discorreu sobre a presença do senhor Valdir Riffel, destacando o importante trabalho realizado por ele frente a Associação Catarinense de Intercambio Cultual.

ORDEM DO DIA

OBS. AMBOS OS PROJETOS NÃO FORAM COLOCADOS EM VOTAÇÃO, MAS PERMANECEM EM PAUTA PARA A PRÓXIMA SESSÃO, POR DECISÃO DO PRESIDENTE DA CASA.

- Deliberação sobre o Regime de Urgência referente ao Projeto de Lei nº 025/2015, que “DISCIPLINA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS PROVENIENTES DO INSTITUTO DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

- Deliberação sobre o Regime de Urgência referente ao Projeto de Lei nº 026/2015, que “DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA “ADOTE UM PONTO DE ÔNIBUS” NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 13 de outubro de 2015, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios