Resumo da sessão ordinária de 07 de fevereiro de 2017
A Câmara Municipal de Guabiruba realizou a primeira sessão ordinária de 2017, na noite de terça-feira,...
A Câmara Municipal de Guabiruba realizou a primeira sessão ordinária de 2017, na noite de terça-feira, 07 de fevereiro, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (PP).
Um bom público compareceu para acompanhar as discussões e também a presença do prefeito Matias Kohler, que como de costume compareceu na casa do povo para desejar uma boa legislatura aos vereadores, além de reforçar a importância de parcerias.
Palavra livre:
Cristiano Kormann (PP)
Comentou sobre a necessidade da mudança de postura da classe política no Brasil, sendo necessário fiscalizar com mais intensidade.
Informou que terá um funcionário da casa legislativa a disposição dos vereadores para tentar dar mais celeridade nas indicações junto ao poder executivo.
Também falou sobre o grande número de indicações que foram apresentadas pelos parlamentares na maioria solicitando melhorias em pontos atingidos pelas chuvas de verão.
Por fim, informou a composição das comissões da casa, que foram divididas em reunião anterior a sessão ordinária.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Falou sobre a importância de uma gestão com eficiência e respeito, apresentando um discurso de união entre os poderes.
Como indicação o parlamentar solicitou a instalação de uma proteção metálica (guard-rail) na curva da empresa Guabifios na Rua José Júlio Schumacher, Centro, em decorrência do elevado número de acidentes.
Também destacou a situação das vias castigadas pelas chuvas e afirmou acreditar que a Secretaria de Obras está trabalhando nas melhorias das mesmas.
Desejou uma boa presidência para o companheiro vereador Sano Kormann, que terá o desafio de continuar o bom trabalho realizados pelos seus antecessores.
Por fim, destacou a importância das mulheres na política, afirmando que em Guabiruba isso não fica só no discurso, pois, seis secretarias são ocupadas por mulheres, o vereador parabenizou o prefeito Matias pelas escolhas.
Haliton Kormann (PMDB)
O parlamentar defendeu a inserção no Plano Diretor de Guabiruba da especificações dos tamanhos das tubulações em vias públicas. Para o vereador é necessário o seguimento de um padrão para evitar problemas futuros.
Entre suas várias indicações destacou a necessidade do conserto da cabeceira da uma ponte na Rua Maria Carminatti, bairro São Pedro.
Nova legislatura, velhos problemas, o vereador peemedebista voltou a apresentar problemas com as entregas de correspondências em Guabiruba. Segundo o parlamentar continua o problema do retorno das correspondência para cidade de Brusque.
Harri Westarb Neto “Godo” (DEM)
O vereador Godo Westarb (DEM) avaliou como positivo o primeiro encontro, afirmando que a primeira impressão é que todos tem o objetivo de trabalhar pela cidade, não pensando em bandeiras políticas.
O edil também comentou o alto número de indicações apresentadas na noite, além de fazer um breve comentário sobre a luta por um reajuste justo para os servidores públicos na data-base em março.
Godo também achou abusivo o aumento de 17% na tarifa da coleta do lixo, realizada pela empresa Recicle. Segundo o parlamentar a inflação está bem a baixo desses valores.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
O vereador falou da necessidade de fazer um reforma no atual Plano Diretor de Município, aproveitando para criticar alguns “golpistas” que vende terrenos para pessoas com poucas informações, impróprios para a construção.
Também destacou a necessidade da união entre os vereadores, secretários e prefeito para achar soluções que possam melhorar as vidas das pessoas.
Abordou a tema que trata do reajuste da empresa Recicle, que durante o período de contrato sempre levou vantagem em todas as negociações. “Nunca foi vencido uma batalha contra a Recicle nesse cidade, ainda bem que o contrato acaba no ano que vem”, disparou Nuss, indignado com o reajuste de 17%.
Como indicação o vereador solicitou a construção de uma ponte na Rua João Voss, bairro Guabiruba Sul.
Paulo Ricardo Gums “Minhoca” (PP)
Agradeceu os 630 votos que recebeu na última eleição, fazendo dele aos 25 anos o vereador mais novo eleito na história de Guabiruba.
Também destacou a crise financeira dos municípios catarinenses citando que muitos não pagaram os salários aos servidores. “Em Guabiruba apesar das dificuldades o município está cumprindo com todos os compromissos”, completou Minhoca.
Sobre as várias indicações o parlamentar falou sobre as necessidades da comunidade, mas também solicitou paciência em decorrência da grande demanda que está sendo absorvida pela Secretaria de Obras.
Rosita Kohler (PP)
Manifestou sua satisfação e alegria em estar participando do poder legislativo, agradeceu a sua família que sempre esteve ao seu lado prestando o apoio necessário, da mesma forma também deixou seus agradecimentos às pessoas que lhe deram o voto de confiança para que ela pudesse representar a mulher guabirubense.
A vereadora afirmou que sempre estará à disposição dos munícipes. Também aproveitando os comentários e indicações destacou que muito precisa ser feito na cidade principalmente nos pontos atingidos pelas chuvas, mas é necessário entender o grande volume de trabalho da Secretaria de Obras.
Conclamou pela união entre os pares e também com o poder executivo pelo desenvolvimento, engrandecimento e bem estar da cidade e do povo.
Vilmar Gums “Mala” (PSDB)
Aproveitou a presença do prefeito Matias Kohler na sessão para solicitar o asfaltamento de toda a cidade e recapeamento dos trechos já asfaltados.
Também solicitou atenção no trânsito principalmente nas ciclofaixas, relatando vários acidentes principalmente na Rua 10 de Junho.
Relatou desorganização na entrega dos carnês da coleta do lixo, para o vereador tinha que ser entregue nas mãos dos contribuintes, como é feito com os carnês do IPTU.
Agradeceu a família e todos que prestaram apoio para sua eleição. “Meu voto sempre será pelo certo, sempre estarei ao lado do cidadão”, completou Gums.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Afirmou que a cidade voltou ao “ciclo do sol e da chuva” agora às reclamações são da lama, logo vai ter pessoas solicitando a passagem do caminhão pipa em decorrência da poeira.
“Temos que incentivar ainda mais nos próximos quatro anos as parcerias público-privada para pavimentações das vias para evitar esse tipo de problema”, destacou Dalbosco.
O vereador foi apresentado como novo líder de governo, oportunidade que afirmou que será o elo entre os poderes legislativo e executivo.
O parlamentar que está em seu segundo mandato também elogiou os vereadores da bancada governista que mais uma vez não abandonaram seus mandatos para assumir cargos de confiança na prefeitura. Dalbosco informou que não foi necessário a criação de uma lei para isso, conforme proposto pelo Observatório Social em reuniões no ano passado. Ele criticou vereadores, deputados e senadores que trocam seus mandatos por cargos.
ORDEM DO DIA
Também foi aprovada a resolução n.º 001/2017, que “CONSTITUI AS COMISSÕES PERMANENTES”.
Foi baixado para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamentos, o Projeto de Lei Complementar n.º001/2017, que “RATIFICA O NOVO PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO CONSÓRCIO PÚBLICO DENOMINADO AGIR”, para a emissão dos respectivos pareceres.
A próxima sessão legislativa está marcada para terça-feira, 14 de fevereiro, no horário regimental de 19 horas.