Resumo da sessão ordinária de 08 de abril 2014
Na noite de terça-feira (8) ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba,...
Na noite de terça-feira (8) ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP).
A tribuna popular da casa foi utilizada na oportunidade, por Oracides Oscar da Silva, com a finalidade de denunciar a falta de atendimento médico, assim como a negligência da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda dentro do mesmo tema a senhora Stela Maris Maccarini Fischer, Secretária de Saúde e Keity Borges, enfermeira responsável pela Policlínica, rebateram as criticas.
Sobre o andamento do embate empresa Recicle (responsável pela coleta do lixo) e comunidade, Rafael Riffel, Diretor do PROCON, deliberou sobre o tema.
Palavra livre:
Osmar Vicentini (PMDB)
Na oportunidade o vereador que representou o legislativo guabirubense em audiência pública na Câmara Municipal de Blumenau, encontro que discutiu a necessidade da instalação de um Hospital Infantil na região de abrangência da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), discorreu sobre o assunto e também apresentou o seu ponto de vista sobre o tema saúde pública no Brasil.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Comentou a presença da secretária de Saúde na casa do povo e também desejou que ela continue realizando o bom trabalho que realiza junto à comunidade.
Também apresentou imagens de algumas de suas indicações. Uma delas foi a solicitação junto ao setor responsável para a retirada de barreiras, bem como, as devidas melhorias no final da Rua Sternthal, que se encontra praticamente intransitável.
Também destacou a realização de serviços pelas máquinas retroescavadeira em pontos diferentes do município com eficiência e rapidez.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Começou o pronunciamento dirigindo-se a Secretária de Saúde afirmando que além da palavra precariedade, também utilizou como eixo principal do seu pensamento em pronunciamento anterior, a palavra demora no atendimento. Demora que vinha prejudicando a comunidade.
Ainda sofre o tema saúde, partilhou da opinião do colega vereador Vicentini, sofre o tema Serviço Único de Saúde (SUS). Para o peemedebista o governo federal está colocando a responsabilidade da saúde nas mãos dos municípios, mas os recursas continuam ficando em Brasília. “É uma vergonha esse governo do Partido dos Trabalhadores (PT), que está fazendo isso a anos, a sociedade tem que tomar providencias”, completou Nuss.
Sobre o tema PROCON e a presença de Rafael Riffel, diretor do órgão, na tribuna da casa, o vereador parabenizou pelo trabalho. Em ato continuo solicitou uma maior divulgação do tema pela mídia.
O edil também criticou a ampla publicidade na divulgação da instalação de tubos e galerias na cidade por parte do Poder Executivo. Para o vereador a instalação desse material é obrigação da municipalidade, não é motivo para alardes. “Esse recursos deveriam ser utilizados para divulgação de festas de associações, clubes esportivos”, disparou Jaime.
Cristiano Kormann (PP)
Agradeceu a Fundação Cultural de Guabiruba, pela escolha do nome de seu pai Nilvado Kormann, popular Nega, para nominar o edil da cultura.
Também destacou assembleia geral da Associação de Moradores do bairro Lageado Baixo, que será realizado no próximo dia 12 de abril.
Sobre a situação do apoio aos atletas da modalidade Caratê, o vereador Líder de Governo, informou que eles receberam um maior apoio por parte da municipalidade para participação do Campeonato Mundial.
Sobre a presença do senhor Oracides na tribuna popular, o vereador classificou como desrespeitosa. E destacou ainda que o município tem mais de 20 mil habitantes e a tribuna sempre é utilizada pelas mesmas figuras.
Luciano Schlindwein (PP)
Destacou a chegada à casa do plano de cargos e salários do funcionalismo público, solicitou interesse e a apreciação cuidadosa por partes dos colegas da importante matéria.
O vereador informou sobre os inúmeros convites que chegam semanalmente para os vereadores para participação de eventos e cerimônias. Afirmou que apesar dos esforços é humanamente impossível a presença em todos, e solicitou a compreensão da comunidade.
Sobre as presenças na casa do senhor, Oracides, secretária Stela, enfermeira Keity e o diretor do PROCON, o vereador solicitou mais calma para resolução dos casos. “Temos muitos desafios, problemas existem, mas é necessário calma para resolvê-los de uma maneira mais tranquila e inteligente”, afirmou Schlidwein.
Haliton Kormann (PMDB)
Solicitou pedido de informação junto ao executivo sobre em quais locais foram instalados os tubos e galerias, informados através de publicidade.
Sobre a presença do senhor Oracides na tribuna da casa, o vereador disse que ele pode usar a palavra quando desejar.
O vereador informou que foi procurado por membros da comunidade que disseram que em vez dos empresários ajudarem financeiramente festas realizadas nos mais diversos locais, deveriam ajudar na saúde guabirubense.
A retirada da palmeira da praça no bairro São Pedro, que ganhou destaque nas redes sociais, também foi destacada pelo vereador. Que informou que a comunidade do bairro São Pedro, reclamou do ato da administração municipal.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Destacou participação no evento de apresentação da Barragem de Botuverá, uma obra de médio porte a primeira do Brasil com tríplice finalidade. Primeiro a contenção das cheias nos municípios de Brusque e Itajaí. Segunda finalidade a produção de água potável para consumo Botuverá, Brusque, Itajaí e Bal. Camboriú . Por fim, a geração de energia elétrica, com um potencia de geração para uma cidade de 10 mil habitantes.
Também destacou reunião da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) com o gerente regional da Celesc, que tratou da construção da terceira subestação na região.
Sobre a utilização da palavra livre na casa legislativa o presidente citou a data que lembrava os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, destacando que a grande virtude da democracia é a livre utilização da palavra. Mas, deixou o alerta que é necessário humildade e responsabilidade, quando essa palavras não espelham a verdade.
ORDEM DO DIA
Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, Finanças e Orçamento e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, o Projeto de Lei Complementar N° 02/2014, que “DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARGOS, CARREIRA, ATRIBUIÇÕES, HABILITAÇÕES E VENCIMENTOS, DOS SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, para emissão dos respectivos Pareceres;
Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei n° 07/2014, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 15 de abril do corrente, no horário regimental de 19 horas.