​Resumo da sessão ordinária de 08 de maio de 2018

Por Imprensa Publicado em 09/05/2018 08:36:18 - Atualizado em 18/04/2024 10:24:16

Na noite de terça-feira, 08, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária a primeira do mês de maio. Sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas).

Na oportunidade quatro vereadores utilizaram o espaço da palavra livre, dois projetos foram baixados paras as comissões, além da aprovação de um Decreto Legislativo que autoriza a licença ao chefe de poder executivo municipal para ausentar-se do país.

No mesmo encontro foi aprovado Moção de Congratulação nº 04/2018 dos senhores vereadores, destinada ao Coronel MOACIR GOMES RIBEIRO, que deixa o comando do 18º Batalhão de Policia Militar de Brusque (18º BPM), com a finalidade de enaltecer os relevantes serviços prestados a comunidade regional, além de desejar um bom desempenho de sua atividade a partir desse momento na cidade de Lages, Santa Catarina.

No espaço da palavra livre a vereadora Rosita Kohler (Progressistas) destacou a união da comunidade e a força da cultura local com a realização do 3º Maibaum, que aconteceu no último dia 01 de maio.

A parlamentar também aproveitou o espaço para desejar um feliz Dia das Mães para todas as mamães guabirubenses.

Entre os temas abordados pelo vereador líder de governo Waldemiro Dalbosco (Progressistas) destaca para o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que agora segundo a lei n.º 17515, os agricultores e produtores poderão comercializar os seus produtos somente com o aval municipal, não necessitante mais o registro estadual. Para o vereador isso irá facilitar a vida dos que trabalho nesse setor.

Já o presidente vereador Cristiano Kormann (Progressistas) destacou a campanha Maio Amarelo, que esta em andamento no município através da GBTRAN, com o objetivo de alertar para a necessidade de uma maior atenção no trânsito.

O vereador também comentou sobre o sucesso e o engajamento das pessoas no 3º Maibaum.

O presidente também agradeceu a comunidade do bairro Pomêrania que participou ativamente da última Sessão Itinerante.

Por fim, destacou encontro com funcionários e também o gerente da empresa Atlantis responsável pelo processo de transição do abastecimento de água em Guabiruba. Acompanhado do diretor da Câmara Municipal, Luiz Schlindwein Filho na oportunidade foi exposto às reclamações e preocupações da comunidade.

Haliton Teodoro Kormann (MDB) afirmou que segundo relatos da comunidade a empresa Atlantis está realizando pior trabalho que sua antecessora a Casan, que teve o contrato não renovado pela atual administração. Ele disse que está preocupado com os rumos do setor em Guabiruba.

Solicitou também melhorias na Rua Rosa de Oliveira, transversal da Rua Guabirupé. Segundo informou o vereador, à comunidade exige que a prefeitura tome providências.

Também comentou sobre reclamação da comunidade com relação ao excesso de velocidade entre a GM Academia e o Mercado do Pércio, bairro Pomerânia.

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 10/2018 do Executivo, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL DE GUABIRUBA - ADERG".

- Também foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Complementar nº 01/2018 do Executivo, que "RATIFICA ALTERAÇÕES NO PROTOCOLO DE INTENÇÕES E NO ESTATUTO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ - CIMVI, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Deliberação sobre o Decreto Legislativo nº 04/2018.

- Deliberação sobre a Moção de Congratulações nº 04/2018.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 15 de maio do corrente, no horário regimental de 19 horas.