​Resumo da sessão ordinária de 08 de março de 2016

Por Imprensa Publicado em 09/03/2016 11:21:38 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

Na noite de terça-feira, 08 de março, aconteceu mais uma sessão legislativa na Câmara Municipal de Guabiruba, em um dia especial e cheio de homenagens as mulheres em decorrência da passagem do Dia Internacional da Mulher.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), sendo que no espaço da palavra livre seis vereadores discorreram sobre os mais variados temas nos setores de infraestrutura, fiscalização e valorização das mulheres em diversos setores da sociedade.

Palavra livre:

Haliton Kormann (PMDB)

O parlamentar relatou a dificuldade de estudantes universitário do município em decorrência da lotação do ônibus que leva os estudantes até as faculdades da região, pensando em segurança e conforto dos jovens. O vereador aguarda providência o mais breve possível.

Também destacou que foi procurado por moradores da Rua dos Schimaia, que afirmam que já pagaram as lajotas, mas até hoje a obra de pavimentação não foi executada pela prefeitura.

Solicitou a instalação de uma placa na Rua Luiz Imhof, orientando que a rua é sem saída.

Também solicitou a presença do Secretário de Agricultura, no legislativo para discutir a possibilidade de organizar com a utilização do veterinário da pasta, uma campanha de castração de animais, para auxiliar no trabalho da PATA.

Por fim, parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Inicialmente falou sobre o Dia Internacional da Mulher, destacando as mulheres vereadores que já ocuparam a cadeira no legislativo guabirubense. O vereador também lamentou a baixa participação atual das mulheres na política.

Ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Observatório Social de Brusque, com atuação em Guabiruba. Um dos trabalhos destacados foi o acompanhamento de monitores do OSB em entregas de frutas e verduras nas escolas do município. Momento que os fiscalizadores fizeram uma avaliação da qualidade do produto.

Na visão de Dalbosco, a ação do Observatório é muito importante para a fiscalização dos gastos públicos.

“Realmente faz um trabalho bem discreto, muitas vezes não percebido pela comunidade, mas estão atuando e acompanhando tudo aquilo que compete ao bom atendimento e bom uso do dinheiro público”, destaca.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O parlamentar aproveito a data que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher para tocar em temas como a violência contra a mulher, seja na forma física ou verbal, a disparidade entre salários com relação aos homens, além de lamentar a falta de mulheres na ocupação de cadeiras no poder legislativo.

Ele também não deixou de ressaltar as mulheres guabirubenses que ocupam funções importantes na CDL, Núcleo de Empresários e na Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Osmar Vicentini (PMDB)

O Dia Internacional da Mulher foi assunto inicial do pronunciamento, cumprimentando as mulheres guabiubenses, principalmente as mulheres da sua família, mãe, esposa e filhas.

Solicitou junto a presidência da casa o apoio para que ele possa representar o legislativo guabirubense em encontro que discutirá os benefícios e a possível liberação da substancia fosfoetalonamina, no tratamento do câncer.

Também destacou as missas de rogação que estão sendo realizada na paroquia central, com o objetivo de trazer um fortalecimento espiritual para comunidade, para o enfrentamento de doenças físicas e mentais.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Solicitou a instalação de duas travessias elevadas na Rua Pomerânia para atender solicitações da comunidade que está reclamando do excesso de velocidade dos veículos.

Também comentou sobre a importância do estabelecimento de regras no reconhecimento de utilidade público de entidades no município. Sendo que o projeto que trata do tema foi baixado para as comissões.

Por fim, o líder do PMDB, destacou a falta de manutenção em boa parte da cidade, principalmente no que diz respeito a roçadas às margens da vias e calçadas. O vereador afirmou que foi procurado por moradores que apresentaram a reclamação e disse esperar que a situação seja resolvida.

Valdeci Gomes Ferreira “Boiadeiro” (PDT)

Cumprimentou as mulheres guabirubenses, lembrando da mulher mais importante de sua vida, sua mãe.

Também deixou um recado para alguns vereadores que em vez de resolver os problemas que lhe são apresentados, tentam jogar a responsabilidade para o líder de governo.

“Desde que comecei o meu trabalho como vereador os temas são os mesmos, problemas com boca de lobos, passagem de caminhão pipa e buracos, mas a diferença e que eu resolvo esses problemas, procurando as pastas responsáveis”, completou o parlamentar em tom de crítica a alguns vereadores oposicionistas.

O edil também apresentou imagens sobre alagamentos e enxurradas no município, além de apresentar problemas com um ponte de madeira na Rua Hilário Keller Aymoré.

- Foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei nº 02/2016, que “REGULAMENTA O RECONHECIMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

- Também foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei nº 03/2016, que “Dispõe sobre a proibição de realização de publicidade em espaços públicos”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 15 de março de 2016, no horário regimental de 19 horas.