Resumo da sessão ordinária de 08 de setembro de 2015
Na noite de terça-feira, 08 de setembro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal...
Na noite de terça-feira, 08 de setembro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT).
Oito vereadores utilizaram o espaço da palavra livre tratando sobre os mais diversos temas como educação, saúde, obras de melhoramento de vias e acesso público a internet.
Espaço da palavra livre:
Luciano Schlidwein (PP)
Lembrou a comemoração no dia 08 de setembro do Dia Mundial da Alfabetização, data criada em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o parlamentar países com maior alfabetização aumentam os índices de desenvolvimento humano.
Sobre Guabiruba o parlamentar informou que o município recebeu o selo livre de analfabetismo com mais 96% de alfabetização na rede de ensino. Tal desempenho coloca o município entre as cidades com melhor índice em Santa Catarina.
Relatou sua participação na inauguração da Unidade Básica de Saúde Imigrantes e a pavimentação da Rua Arthur Baumgartner e da Academia para Todas as Idades (ATI), a obra no setor da saúde vai atender mais de 1200 famílias com melhorias na infraestrutura e nas ofertas de serviços.
Haliton Kormann (PMDB)
Haliton Kormann (PMDB) sugeriu ao poder público a liberação de sinal de internet Wi-Fi nas praças públicas durante horários alternativos como finais de semana. Segundo o parlamentar muitas pessoas não tem acesso, e isso ajudaria no desenvolvimento de atividades e na elaboração dos trabalhos escolares das crianças.
Parabenizou toda a equipe do Gaiola Cross de Guabiruba pela realização do evento no final de semana, que apesar do acumulo de lama no local, foi bastante elogiado pelos participantes.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador comentou questionamentos de membros da comunidade na última audiência pública que discutiu alterações do trânsito sobre a falta de estacionamentos em frente aos comércios. Segundo o parlamentar o legislativo já aprovou o Plano Diretor que normatiza essa situação e estipula um numero mínimo de vagas. O parlamentar também ressaltou a “cultura do carro” na cidade e afirmou que não é função do poder público oferecer vagas de estacionamentos nos comércios da cidade.
O parlamentar também destacou as alterações de trânsito com a instalação de ciclofaixas, além de lembrar que um projeto que regulamenta os transportes públicos também já foi aprovado pelos vereadores.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Primeiro comentou a inauguração da Unidade Básica de Saúde Imigrantes e a pavimentação da Rua Arthur Baumgartner, destacando três pontos. Primeiro, segundo o parlamentar é o anseio popular em decorrência da necessidade das obras, sendo que a UBS antiga funcionava um casa velha que não abrigava todas as necessidades da comunidade. Segundo, é que como profissional da saúde sabe da importância de um bom ambiente de trabalho com estrutura, para motivação dos profissionais, refletindo em um melhor atendimento da comunidade. Terceiro, foi uma “mãozinha” do Partido dos Trabalhadores (PT) no financiamento das obras, sendo que segundo o vereador muitas criticas são feitas, mas agora é hora de reconhecer o governo federal, que vem ajudando a cidade com muitos recursos.
Ainda sobre os recursos afirmou a necessidade de enaltecer os deputados que acompanharam o processo. Destacando também o empenho dos atuais administradores que se empenharam em buscar recursos junto ao governo federal, com um bom setor de elaboração de projetos.
No contexto nacional defendeu também o PT criticando a grande mídia nacional que não dá a mesma dimensão nos escândalos envolvendo membros de outros partidos como o PMDB de Renan Calheiros e Eduardo Cunha.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador líder de governo ressaltou o resgate dos desfiles de 7 de setembro nos bairros de Guabiruba, parabenizando alunos, professores e a administração municipal. Ele também aproveitou para destacar os investimentos na educação.
O parlamentar também comentou sobre a inauguração da Unidade Básica de Saúde Imigrantes, que segundo ele vai atender mais de 1200 famílias dos bairros da região, sendo que a mesma foi construída em um espaço que abrigará outras obras públicas no futuro.
A polemica levantada pela oposição com a compra do terreno para construção do UBS Imigrantes no valor de R$ 1.500.000,00 não deixou de ser lembrada pelo edil. Para o vereador esse local hoje vale cinco vezes mais e abrigará ainda outras importantes obras pública como uma creche, pista de skate e um Ginásio de Esportes.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
O vereador enalteceu o trabalho realizado pela organização do grupo Gaiola Cross de Guabiruba que sediou no último final de semana da Etapa Brasileira do Jeep Gaiola Cross na pista do bairro Aymoré. Ele colocou boné e mostrou o troféu que foi agraciado no evento. Por fim, apresentou imagens do evento no equipamento de vídeo da casa.
Parabenizou a administração pela grande obra entregue a comunidade do bairro Imigrantes e região, que é a nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que segundo o parlamentar vai melhorar o atendimento ao cidadão.
Por fim, agradeceu e parabenizou o presidente da casa por oportunizar a alunos do ensino fundamental e médio de Guabiruba a visitação a Assembleia Legislativa (AL) para conhecer o funcionamento da casa. O grupo também foi recepcionado pelos deputados Serafim Vezon e Ana Paula Lima, apresentando reinvindicações da cidade como reforma da Escola Prof. João Boos, continuidade das obras do CRAS do Lageado Baixo e melhoramento do efetivo policial.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Realizou indicação verbal solicitando a melhoria com areiamento e patrolamento da Rua Holstein, bairro São Pedro, que está intransitável segundo relato de populares.
Teceu comentários sobre o Estatuto do Desarmamento que foi implementado no Brasil, tirando o direito do cidadão de bem, defender sua família e patrimônio. Sedo que hoje segundos pesquisas já passam de 100 milhões o número de pessoas que defende o uso da arma com defesa. Ele também fez comparações com os Estados Unidos que teve diminuição no número de criminalidade em decorrência da aquisição de armas pela maioria da população.
Por fim, rebateu o vereador Valdeci Ferreira, afirmando que é prerrogativa do parlamentar participar ou não de inaugurações e eventos externos. “Eu não preciso me promover para dizer o que eu estou fazendo pela comunidade. Essa mesma comunidade já me colocou aqui por quatro mandatos e a ela devo meus pronunciamentos e ações”, completou Tindo.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Reforçou indicação endereçada a presidência da casa, solicitando o repasse das sobras financeiras para os clubes e entidades do município. Com o objetivo de fomentar o trabalho das associações.
“Aproveitando que o prefeito e o vice estão saindo da toca, já que estão em campanha de reeleição, sendo assim não podem continuar dormindo em suas salas, para solicitar a construção de uma ponte na Rua João Voos, bairro Guabiruba Sul e a melhoria das Ruas Matias Baron e Holstein”, destacou Nuss.
Voltou a falar da baixa participação popular na audiência pública que tratou das alterações do trânsito na área central. Segundo o parlamentar é lamentável que a população não participe de encontros dessa natureza.
Colocou em dúvida os critérios estabelecidos pelo Ministério Público (PM), que arquivou as denuncias de crime ambiental e supervalorização do terreno adquirido pela administração para construção do UBS Imigrantes.
“É lamentável que as interpretações e decisões do MP que, por exemplo, ordena o prefeito de Campos Novos a demitir sua esposa que ocupava o cargo de secretária de Saúde, sendo que aqui o prefeito pratica nepotismo e o MP não fala nada”, destacou o parlamentar peemedebista.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei nº 022/2015, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO BRUSQUENSE DE ORQUIDÓFILOS E AMADORES DE PLANTAS ORNAMENTAIS - ABAPO”.
Foi aprovado em 2 discussão e votação o Projeto de Lei nº 021/2015, que “AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A DOAR ÁREA QUE ESPECIFÍCA PARA FINS DE CONSTRUÇÃO DE MORADIAS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA - ENTIDADES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 15 de setembro de 2015, no horário regimental de 19 horas.