​Resumo da sessão ordinária de 10 de fevereiro de 2016

Na noite de quarta-feira, 10 de fevereiro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária,...

Por Imprensa Publicado em 11/02/2016 13:38:13 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

Na noite de quarta-feira, 10 de fevereiro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária, momento que vários temas de relevância foram apresentados pelos vereadores e ocupantes da tribuna da casa.

O Poder Legislativo contou com a presença do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), senhor Ewaldo Ristow Filho, que tratou sobre o polêmico caso da reforma ou construção da Escola de Educação Básica Professor João Boos, no Centro de Guabiruba.

Segundo o secretário ele tomou conhecimento do imbróglio, assim que assumiu a ADR, momento que foi procurado por lideranças guabirubenses, sendo que agora está na busca de soluções para elaboração do projeto para a futura execução das obras.

Um projeto para a construção de uma nova escola já havia sido apresentado em outra oportunidade pelos ex-secretário regional Jones Bósio, para as autoridades políticas e também do setor de educação na sede da Câmara Municipal, mas misteriosamente esse projeto sumiu.

Pensando nisso a convite da casa legislativo esteve no encontro o arquiteto Luiz Ricardo Fischer, que como Projeto de Conclusão de Curso na FURB, elaborou um projeto para reforma da Escola João Boos.

Palavra livre:

Osmar Vicentini (PMDB)

O vereador cumprimentou o senhor Ewaldo Ristow Filho que usou a tribuna da casa para tratar das tramitações para reforma da Escola Professor João Boos, que é uma reivindicação antiga da sociedade local.

O parlamentar também lembrou do início do aluno letivo em vários pontos do Brasil. “Parte dos políticos brasileiros deveriam retornar aos bancos das escolas, para aprender respeitar o povo”, disparou Vicentini, que mais uma vez mostrou seu descontentamento com a crise política e econômica do país.

Entre os vários temas apresentados durante os 15 minutos da palavra livre, destaque também para imagens fotográficas apresentadas no sistema áudio visual da casa, que ilustraram o descaso com o descarte de lixo em locais públicos e terrenos baldios, espalhados pela cidade.

O peemedebista inclusive externou sua indignação afirmando que esses locais podem servir de criadouro das larvas do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Jaime Nuss (PMDB)

O parlamentar parabenizou e ressaltou a importância do trabalho de limpeza realizado por jovens da projeto “Missão Calebe” da Igreja Adventista do Sétimo Dia, nas escolas João Boos e Carlos Maffezzolli.

O vereador líder da bancada de oposição solicitou o envio de ofício para a Agência Intermunicipal de Regulação (AGIR) para tratar do aumento impositivo por parte da empresa Recicle, do número de coletas e consequentemente dos valores financeiros da taxa de lixo no bairro Lageado Alto, que passaram de R$ 15,30 para R$ 22,88.

No tema saúde o parlamentar voltou a falar sobre a falta de remédios no município e o problemático sistema de distribuição de fichas para o agendamento de consultas e exames em unidades de saúde do município. Ele aproveitou para criticar o vereador Waldemiro Dalbosco, que no uso da palavra, dentro do seu ponto de vista, sempre está alinhado com o prefeito Matias Kohler.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Parabenizou o arquiteto Luiz Ricardo Fischer pela apresentação do projeto da Escola João Boos.

O edil ressaltou que uma portaria do Ministério da Saúde foi publicada no dia 29 de janeiro, passando a valar a partir de 12 de fevereiro, informando que os usuários do poderão usar prescrições (receitas), laudos ou atestados médicos por um prazo maior para obtenção de remédios gratuitos. O prazo passa de 120 para 180 dias.

Também apresentou imagens das residência atingidas pelas chuvas na sexta-feira, dia 05 de fevereiro. Ele também explicou que a municipalidade prestou a ajuda necessária aos afetados.

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador ressaltou o início do ano letivo em Guabiruba, desejou aos alunos e profissionais da educação, um bom ano de trabalho, desejando que os alunos aproveitem cada momento. “O que a gente aprende e o que podemos contribuir faz toda a diferencia. E a escola é um caminho para que isso aconteça”, destacou o edil.

Agradeceu a presença do Secretário Executivo da ADR, Ewaldo Ristow, afirmando que sabe das dificuldades, mas a obra é um anseio antigo da comunidade.

Também falou sobre reunião que definiu um aumento de 50% no número de crianças atendidas pelo PROERD, programa de resistencia as drogas desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina.

Por fim, lembrou de uma data muito especial para sua família que é o aniversário dos seus filhos Arthur e Bruno, que completam um ano. Ele externou sua felicidade e desejou toda saúde do mundo para os meninos.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador lembrou que 10 de fevereiro é a data que o grupo “Coites” formado por amigos de longa data, no qual ele faz parte, completa 15 anos de atividades. Segundo o integrante, muitas ações já foram desenvolvidas junto à comunidade, inclusive com a arrecadação de valores que foram doados para associações como a APAE de Guabiruba.

O vereador líder de governo, comentou também sobre as reclamações de oposicionistas sobre a sistemática de agendamento de consultas e exames nas sextas-feiras na Unidade de Saúde dos Imigrantes. Segundo o vereador são atendidas dez consultas por dia, com agendamento nas sextas-feiras, sendo que os idosos podem agendar por telefone. Para o vereador quem critica não tem a capacidade de saber que essa mesma sistemática também era adotada pelas administrações anteriores.

Falando de estrutura física o parlamentar informou que a UBS do bairro Imigrantes funcionava dentro de uma “salinha” alugada, sendo que agora, diferente de outros administrações que só prometeram, o prefeito Matias Kohler, construiu uma grande estrutura que atende muito bem os anseios da comunidade.

Haliton Kormann (PMDB)

O edil foi só elogios a Missão Calebe, desenvolvida por cerca de 40 jovens representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que realizaram a limpeza e organização das escolas João Boos e Carlos Mafezzolli, durante o final de semana.

Também comentou que foi procurado por um morador da Rua Exp. Germano Schlindwein, que também foi atingindo pelo temporal com fortes ventos do último de 5 de fevereiro. Segundo o vereador esse homem afirmou que não vai culpar o prefeito pela situação, mas também reiterou que um melhor acompanhamento, seguido de uma bom fiscalização poderia prevenir muitas situações em Guabiruba.

Sobre a situação do imbróglio que envolve as reformas da Escola João Boos, o vereador aproveito a presença do secretário executivo da ADR, senhor Ewaldo Ristow Filho, afirmando que “coloca fé” no trabalho por ele desenvolvido, sendo assim, espera que a situação possa ser resolvida.

Ainda sobre a escola Haliton Kormann, lamentou a situação da estrutura do educandário, ele disse que já estudou lá, por esse motivo tem um laço afetivo com a instituição.

Por fim, realizou alguns comentários sobre a eficácia do uso da fosfoetalonamina na cura do câncer, apoiando a luta do colega vereador Osmar Vicentini.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) argumentou que existem pontos negativos na infraestrutura e no dia a dia da cidade, mas também existem muitas ações e obras positivas. Segundo o parlamentar o povo tem que saber da verdade, para ele a oposição quer pintar um quadro de calamidade pública no município, e isso não é bem assim.

Sobre a acusação de sempre estar alinhado com o prefeito municipal, Dalbosco afirmou que trabalha com sua consciência e nem acompanhou os posicionamentos e declarações do prefeito na imprensa nos últimos dias.

Sobre a saúde o edil lembrou que o município investiu 22,69% do orçamento em ações no setor, mais que o mínimo estipulado. A Associação Hospitalar atendeu até outubro do ano passado mais de 14 mil pessoas.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Sobre as questão do depósito de lixo em locais indevidos, o vereador também comentou que recebeu imagens fotográficas sobre situações no bairro Lageado Baixa, sendo que um evento de motocross foi realizado em novembro do ano passado e desde então existe lixo acumulado no local.

“O momento atual com toda a preocupação com possíveis focos de criadouros do mosquito transmissor de doenças como a dengue e o zika, classifico como inadmissível essa situação”, completou Tindo, de solicitou providências urgentes.

Sobre a situação da Escola João Boos, o democrata também comungou com alguns colegas vereadores, afirmando que foi bom o projeto ser perdido. Até conforme o secretário executivo da ADR, senhor Ewaldo Ristow Filho, afirmou que um projeto mal elaborado em Tijucas, deu muita “dor de cabeça” na execução.

O vereador também destacou o projeto apresentado pelo Arquiteto Luiz Ricardo Fischer, que sem dúvida nenhuma, segundo o parlamentar é melhor que o projeto que sumiu, apresentado há anos pelo antigo secretário. Tindo, também informou que o projeto apresentado na atual sessão legislativa também precisa de ajustes, um exemplo é a melhoria no setor de estacionamentos.

O vereador Democrata, mostrou-se incomodado com as atitudes da bancada de situação, que segundo ele, no momento que os vereadores de oposição apresentam reivindicações e anseios da comunidade, eles sempre são taxados de “politiqueiros” querendo falar mal da administração. Indignado o parlamentar afirmou que estão querendo desvirtuar o verdadeiro papel de um parlamentar que é defender e representar a comunidade.

Sobre o atendimento de usuários na Unidade de Saúde do Imigrantes, o vereador afirmou que a comunidade está sendo mal atendida, exposta as condições do tempo, a exigência segundo ele é que trate a comunidade de forma educada no mínimo. (Ouça o pronunciamento na integra no site www.camaraguabiruba.sc.gov.br. O texto é apenas um resumo dos principais pontos)

Felipe Eilert dos Santos (PT)

No espaço da palavra livre o vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), presidente da Mesa Diretora parabenizou o arquiteto Luiz Ricardo Fischer pela elaboração do projeto da Escola João Boos.

Na oportunidade ele também narrou todo o arrastado processo da reforma ou construção da Escola João Boos, e a luta da sociedade organizada guabirubense para concretização dessa obra, além dos encontro e desencontro do Governo do Estado.

Aproveitando a presença do Secretário Executivo na sessão o vereador também reforçou outras necessidades do município, como a conclusão do CRAS, melhoria do efetivo polícia e repasse do estado para aquisição de medicamentos.

ORDEM DO DIA

- Deliberação sobre o Requerimento nº. 003/2016.

- Deliberação sobre o Requerimento nº. 004/2016.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 16 de fevereiro de 2016, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios