Resumo da sessão ordinária de 10 de maior de 2016
A sessão ordinária da Câmara de Municipal de Guabiruba recebeu a visita dos alunos da Escola Professor...
A sessão ordinária da Câmara de Municipal de Guabiruba recebeu a visita dos alunos da Escola Professor João Boos, que participam do “Projeto de Conscientização Política” desenvolvido entre docentes em parceria com o legislativo.
O encontro que teve nove vereadores utilizando o espaço da palavra livre foi presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), e contou que uma ótima participação popular.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O vereador Nilton Rogério Kohler “Tindo” (DEM) voltou a tratar do tema trânsito apresentando solicitação da comunidade para recolocação do semáforo no cruzamento das Ruas Nicolau Schaefer com Guabiruba Sul, para evitar acidentes.
O parlamentar disse que parece estranho fazer essa solicitação já que há tempo atrás o mesmo semáforo era motivo de reclamação, sendo que o pedido está sendo realizado em decorrência dos vários acidentes que já aconteceram no local.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Destacando a conjuntura política nacional e os rumos que a nação deve tomar, o vereador despertou os alunos que estava presentes para prestarem a atenção em dois poderes o judiciário e o legislativo que nesse momento são o foco da atenção, sendo que até então suas ações no passar do tempo eram quase que despercebidas pela sociedade.
“O judiciário está sendo chamado para interpretar a constituição em temas polêmicos que tende a mudar os rumos do Brasil. Já o legislativo virou protagonista dentro de sua função que é legislar e fiscalizar”, destacou o vereador que também mostrou preocupação com as líder que estão comandando esses processos, que muitas vezes de índoles duvidosas.
Osmar Vicentini (PRB)
Discorreu sobre o título da equipe do Santo Antônio no Campeonato da Planície Alta, apresentando inclusive o troféu da conquista na tribuna da casa. O vereador também trouxe uma importante informação sobre legalização do clube nas questões legais e burocráticas.
O vereador também participou de encontro com uma ONG que trata de projetos de sustentabilidade em locais em torno do Parque da Serra do Itajaí, que corta a cidade de Guabiruba.
O vereador mandou um recado as ONGs que abordam esses temas, que antes os proprietários têm que receber suas indenizações pelas terras, para que depois tenha início qualquer tipo de elaboração de projetos e tratativas.
Por fim, parabenizou os organizadores Kolonie Bier Fest, pela qualidade o evento realizado.
Cristiano Kormann (PP)
Agradeceu o SGT Marciano Lúcio Panca, pelo belíssimo trabalho realizado junto a comunidade guabirubense, desde sua chegada a dois anos. Dá mesma forma desejou boas vindas ao SGT Brandão que assumirá o comando do policiamento militar na cidade.
Informou que participou da Kolonie Bier Fest parabenizando assim a comissão organizadora do evento, que já se tornou um sucesso.
Parabenizou a administração e moradores da Rua José Scharf, que teve sua pavimentação inaugurada no último final de semana. Também fez questão de lembrar que a atual administração não leva o lado política em consideração, sendo que uma das pessoas que esteve à frente do processo foi candidato a vereador pela oposição e ex-vereador José Vicente Baron.
Sobre as obras da Rua São Pedro o líder de governo informou que as dimensões dos tubos são 2 x2 metros garantindo um trabalho de infraestrutura ideal para obras de qualidade, que tem a marca da atual administração.
Comentou que caminhões estão insistindo em passar por desvio na Rua São Pedro, local onde ocorrem as obras de pavimentação e reurbanização da via. Segundo o parlamentar o local é destinado para trânsito de carros e ônibus.
O vereador também destacou a solicitação feita para a instalação de semáforo no cruzamento das ruas Nicolau Schaefer com Guabiruba Sul, bairro Imigrante.
Valdeci Gomes Ferreira (PP)
Destacou sua viagem no final de semana para o Paraná para visitar sua família, fato que impossibilitou sua presença nas inaugurações e eventos do final de semana.
Também apresentou imagens fotográficas de uma ponte na Rua Carlos Boos, bairro Aymoré, que apresenta problemas no passeio com relação um significativo desnível entre a cabeceira da ponte e a calçada.
Haliton Kormann (PMDB)
O vereador solicita através do setor competente, para que providencie a substituição das luminárias queimadas na rede de iluminação pública da Estrada Geral do Bairro Planície Alta.
Também através de indicação solicitou para que providencie o conserto da ponte situada na Rua Augusto Schweigert, no Centro.
Informou que foi procurado por moradores que reclamaram do trânsito de veículos pesados (caminhões) no desvio da Rua São Pedro, local onde ocorrem obras de pavimentação. O parlamentar lamentou o não respeito à sinalização, solicitando a presença de fiscalização por parte da GBTRAN no local.
Também apresentou sua preocupação com os perigos do trânsito que a cada dia fica mais violento, o parlamentar informou que é flagrante o uso do celular para ligações e mensagens de watsap.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Destacou a importância da participação dos jovens na política externando seu entusiasmo com a aproximação da juventude com o legislativo guabirubense, um dos objetivos de seu mandato como presidente da casa. Foi citada a participação dos alunos da escola Carlos Maffezzolli pela manhã e a participação dos alunos da Escola João Boos na sessão.
Voltou a falar sobre a parceria e os múltiplos atendimentos através do caminhão do SESC Mulher, que está no estacionamento dos fundos da prefeitura.
As ações no setor de educação no município como a regularização do Plano de Ações Articulações (PAR) que antes estava desatualizado foram essenciais para o início do cadastramento de projetos, segundo o vereador Felipe dos Santos. O projeto Mais Educação que está sendo aplicado na Escola Municipal Osvaldo Ludovico Fuckner, bairro Lageado Baixo, que consiste na aplicação do ensino integral é um desses casos. O parlamentar destacou a funcionalidade do projeto em um bairro que tem uma significativa vulnerabilidade social.
Luciano Schlindwein (PP)
Ressaltou a importância da participação dos alunos nas sessões e encontros com os vereadores na Câmara Municipal, para o processo de compreensão do sistema político.
A divulgação dos contemplados do Fundo Municipal da Cultura também foi tema do pronunciamento do vereador pepista que sempre apoia o setor através da participação em grupos folclóricos e divulgação das ações culturais.
Também acompanhou alguns colegas que discorreram sobre o trânsito de caminhões no desvio da Rua São Pedro, que passa por obras importantes. O parlamentar relatou que apenas em um curto espaço de templo flagrou seis caminhões cometendo irregularidades e não respeitando as sinalizações.
Terminando o discurso destacou a importância das obras de pavimentações em parcerias, como a da Rua José Scharf.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Voltando ao tema da semana anterior, momento que tratou sobre denúncia de um pai de uma moça que teve uma motoneta Honda Biz, furtada nas imediações da Rua José Dirschnabel, Centro, sendo que ao solicitar imagens de uma câmera de segurança instalada nas imediações o cidadão foi informado que o equipamento não registrou a ação. O vereador disse que ao buscar informações foi a ele confirmado que o sistema necessita de adaptações e ainda possuem falhas, de devem ser corrigidas.
Também trouxe a informação que os vales-alimentação propostos e prometidos pela administração ainda não foram entregues, fato que está gerando desconforto junto a classe trabalhadora. Solicitou explicações ao líder de governo.
ORDEM DO DIA NENHUM PROJETO EM PAUTA.