Resumo da sessão ordinária de 10 de novembro de 2015
Na noite de terça-feira, 10 de novembro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma...
Na noite de terça-feira, 10 de novembro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária, a segunda do mês, na sede da Câmara Municipal. Na oportunidade os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e oito parlamentares utilizaram o espaço da palavra livre para apresentar os mais variados temas como segurança pública, trânsito, abandono de animais e infraestrutura.
Espaço da palavra livre:
Nilton Rogério Kohler (DEM)
Informou que foi procurado pela comunidade que apresentou reclamações sobre a situação das vias pública que estão em sua maioria intransitáveis em decorrência das chuvas e falta de manutenção. O parlamentar solicitou o patrolamento das vias públicas e até mesmo o pagamento de horas extras aos operadores de patrola para execução dos trabalhos.
“Não se vê máquinas trabalhado pelas ruas, tem que aproveitar os momentos de sol para execução dos trabalhos”, a comunidade e os empresários não aguentam mais essa situação.
Por fim, o vereador também relatou a precariedade da Rua Antônio Fischer e também problemas com a iluminação pública com várias lâmpadas queimadas.
Luciano Schlindwein (PP)
Discorreu sobre sua participação na reunião da Associação de Moradores do bairro Planície Alta, enaltecendo a organização dos morados que ao pensarem na coletividade fortalecem a comunidade.
O vereador também parabenizou os organizadores e participantes do Ballet em Cena, realizado no Salão Cristo Rei, na semana anterior.
O pepista também destacou a realização do Desfile de Natal de Guabiruba, que tem inscrições abertas até o dia 25 de novembro mediante o preenchimento da ficha de inscrições.
O Desfile será realizado no Dia de São Nicolau, 6 de dezembro, às 20h, na rua Brusque, Centro da cidade e integra a programação de Natal que está sendo preparada no município. Caso chova, o desfile será realizado no dia 7 de dezembro, às 20h.
Cristino Koramnn (PP)
O vereador destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Obras que em decorrência da situação lastimável das vias em decorrência do mau tempo, efetuou uma força tarefa e até mesmo embaixo de chuvas realizou as melhorias necessárias nas vias mais atingida do município. O vereador também comentou a dificuldade enfrentada pela secretaria com relação à falta de matéria prima para os consertos e reparos na cidade.
Ainda falando sobre o melhoramento de ruas o vereador citou o trabalho realizado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, que através das redes sociais obteve reclamações passando as informações para a pasta competente, agilizando o processo de conserto. “Pessoas que reclamavam no período da manhã, por exemplo, via facebook, no período da tarde já estavam agradecendo pelas melhorias”, completou Sano.
O vereador também destacou a manutenção da data para a alteração do trânsito na parte central da cidade. Segundo o vereador o tempo está colaborando nos últimos dias e o município tem um acordo com o Tiro de Guerra para a utilização de soldados para orientação aos motoristas.
Haliton Kormann (PMDB)
O vereador criticou duramente o vereador Valdeci Boiadeiro que está de forma sistemática, apresentado imagens fotográficas de 2011, que apresentavam problemas na cidade após um período de grandes alagamentos. “Eles devem ter um amor muito grande pelo ex-prefeito Orides Kormann, isso é só politicagem e uma perda de tempo sem tamanho”, ironizou o peemedebista.
O representante do povo também relatou a situação de vias pública intransitáveis como uma transversal da Rua São Pedro, próximo à empresa Aço Forma, Rua Guabirupé e Fernando Kurtz.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
Começou o seu pronunciamento apresentado através de leitura da ata, o novo Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no qual assumiu a presidente e também continua como líder de bancada na Câmara Municipal.
O vereador comentou em seu pronunciamento sobre o significativo aumento de casos de abandonos de animais (cães de gatos) pelas ruas da cidade de Guabiruba. O parlamentar classificou com desumano e cruel esse ato, que também é um problema de saúde pública.
O bom trabalho realizado pelos voluntários da Organização Não Governamental (PATA) de proteção dos animais também foi ressaltando pelo edil, que destacou que muitos voluntários não dão mais conta, de abrigar tantos animais em suas casas que servem de abrigos provisórios.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Sobre o trânsito o vereador comentou que todos só conhecem uma maneira de trafegar pelas ruas do município, apenas um sentido de trânsito e, afirmou que a mudança programada para o dia 15 de novembro, vai trazer um desconforto inicial, mas, o vereador pediu paciência dos usuários pensando na coletividade e não no individualismo.
“Sei que alguns terão seus trajetos aumentados e outros a caminho de casa e do trabalho será encurtado. Mas, faço três pedidos a comunidade, paciência, paciência e paciência”, solicitou o vereador ressaltando a necessidade da adequação no município para um trânsito mais humanizado.
Sobre segurança pública o vereador relatou encontro com o Delegado Regional, Dr. Francisco Ari Plantes dos Anjos e com o Delegado Corregedor da Policia Civil no Litoral, Dr. José Celso Correa.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
O presidente manifestou também o apoio das Câmaras Municipais da região sobre o pedido ao governo estadual para manutenção por tempo indeterminado do helicóptero Arcanjo III do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, na região de Blumenau também atendendo a nossa região. Segundo o vereador esse equipamento foi de muito valia no período de chuvas e alagamento realizando diversos atendimentos na região.
Ainda sobre segurança pública o vereador falou sobre o tema que inclusive foi assunto do editorial de sua autoria do Informativo Câmara 9ª edição, que tratou sobre os problemas de insegurança vividos pela comunidade com a onda de violência. No mesmo sentido o parlamentar comentou reunião com o Delegado Regional, Dr. Francisco Ari Plantes dos Anjos e com o Delegado Corregedor da Policia Civil no Litoral, Dr. José Celso Correa, que tratou dos problemas de efetivo e a falta de um trabalho investigativo na resolução dos crimes em Guabiruba.
Sobre o abandono de animais informou que ajuda nas atividades da PATA, nas campanhas realizadas pela ONG. Também aproveitou para convidar a comunidade para participar de um Bazar na Escola Professor João Boos, no sábado dia 14 de novembro, que levantará recursos para a manutenção dos trabalhos.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
O vereador apresentou imagens das ações da Secretaria de Obras nos bairro Pomerânia, Planície Alta, que trabalhou na melhoria das vias públicas mesmo no período de chuvas.
A situação das calçadas danificadas próximo ao portal de acesso ao município também lembrando pelo parlamentar.
Por fim, o pedetista apresentou fotos da situação do município entre 2013 e 2014, afirmando que o atual prefeito recebeu o município em situação precária. “Não me importo com as criticas, vou continuar apresentando minhas fotos, quem não gostar fecha os olhos”, completou o vereador.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar nº. 005/2015, que “ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº. 1.453, DE 26 DE MARÇO DE 2014”.
Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Obras e Serviços Públicos o Projeto de Lei Ordinária nº. 007/2015, que “DENOMINA VIA PÚBLICA MUNICIPAL”.
Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei nº. 029/2015, que “DÁ NOVA REDAÇÃO AOS INCISOS I, III E V DO ART. 2º DA LEI MUNICIPAL Nº. 686, DE 26 DE MAIO DE 1.999, ALTERANDO A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - CODEMA”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 17 de novembro de 2015, no horário regimental de 19 horas.