​Resumo da sessão ordinária de 11 de abril de 2017

Por Imprensa Publicado em 12/04/2017 14:06:35 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:53

Na noite de terça-feira, 11 de abril, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal.

Na oportunidade um projeto foi aprovado em segunda discussão e votação e sete parlamentares utilizaram o espaço da palavra livre.

Palavra livre:

Haliton Kormann (PMDB)

Destacou encontro com Joceli da Silva, gerente local da Casan, que falou sobre a perfuração dos poços artesianos em Guabiruba. O vereador apresentou dados sobre o trabalho e também comentou a necessidade de apoio político para a perfuração de mais poços nos bairros Aymoré, São Pedro e Pomerânia.

O vereador comentou sobre suas reuniões nos bairros, lamentando que todas as indicações do primeiro encontro no bairro São Pedro, ainda não foram executadas pelo setor de obras.

O parlamentar também comentou suas indicações, entre elas destaque para a Rua Marcos Habitzreuter, bairro São Pedro, que precisa de areiamento e patrolamento, além de uma avaliação nas condições da ponte de madeira.

Jaime Nuss (PMDB)

O vereador líder da bancada de oposição Jaime Luiz Nuss (PMDB) reclamou da morosidade no atendimento das indicações por parte da secretaria de Obras. O parlamentar também afirmou que muito pouco foi feito nesses primeiros quatro meses de governo, principalmente no bairro Lageado Baixo. Jaime chegou a dizer que pensa que a reeleição fez mal ao prefeito Matias Kohler.

Sobre os pedidos de informações o vereador afirmou que quem está tentando burocratizar essas solicitações, não sabe o que é ser um vereador de oposição. Para o edil o pedido de informação é um direito do vereador, e tem que ser atendido.

Paulo Ricardo Gums (PP)

Convidou a comunidade para participar do Baile Azul e Branco, da Sociedade Cruzeiro. Da mesma forma convidou a todos para participarem do espetáculo teatral “Paixão e Morte de um Homem Livre” que acontece na próxima quinta e sexta-feira.

Também comentou sobre reportagem do Jornal do Almoço da RBS TV, que destacava ação do Poder Executivo de Blumenau, que enviou projeto de lei para Câmara Municipal, para que o mesmo exija a limpeza das calçadas das residência e comércios por parte dos proprietários. O vereador lembrou que esse assunto também já foi apresentado em sessões anteriores em Guabiruba.

A Reforma Trabalhista e os pontos polêmicos do projeto também foram lembrados pelo parlamentar, que aguarda debates intensos sobre o tema.

Rosita Kohler (PP)

A vereadora comentou sobre a moção de pesar direcionada a família da senhora Giralda Seyferth, lembrando que os livros por ela publicados, foram importantes para vereadora no seu tempo de estudante para compreender melhor o processo imigratório.

Giralda Seyferth foi professora Doutora em Ciências Humanas pela USP, pesquisadora Emérita do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ), tendo publicado mais uma de centena de capítulos de livros, artigos científicos e livros sobre a colonização, imigração, nacionalismo e racismo da nossa região.

A parlamentar também convidou a comunidade para prestigiar o espetáculo teatral “Paixão e Morte de um Homem Livre” que acontece na próxima quinta e sexta-feira.

Por fim, leu uma linda mensagem sobre a importância da páscoa para a comunidade guabirubense.

Vilmar Gums (PSDB)

Criticou o presidente da Mesa Diretora por não ter indicado ele oficialmente para representar a Câmara Municipal na Festa da Cebola, em Ituporanga, sendo que ele era o único parlamentar presente no evento.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador líder de governo Waldemiro Dalbosco (PP) comentou sobre algumas solicitações do Poder Executivo com relação os inúmeros pedidos de informações por parte dos vereadores. Segundo o parlamentar é importante saber que todas as informações estão no portal da transparência, além de ser necessário maior objetividade por parte dos parlamentares em seus pedidos, para facilitar o trabalho dos servidores.

O parlamentar pepista também respondeu as insinuações da oposição de que a administração está parada, principalmente deixando a desejar em obras na comunidade do bairro Lageado Baixo.

“São mais de 400 ruas de chão, temos que olhar para o que está sendo feito. Muito esta sendo realizado, mas a instabilidade climática e as grandes demandas atrapalham, nenhuma administração vai conseguir fazer tudo”, disparou Dalbosco.

Por fim, o vereador destacou a importância da união entre os partidos da região para eleger um deputado. Segundo o parlamentar a região já está perdendo representatividade política a um bom tempo.

Cristino Kormann (PP)

Discordou dos vereadores de oposição destacando as diversas melhorias que estão sendo feitas no bairro Lageado Baixo. “O município está sofrendo com enxurradas desde janeiro, fator que dificulta os trabalhos do setor de obras”, completou o vereador.

Sobre a reclamação do vereador Vilmar Gums, o presidente afirmou que algum problema de comunicação aconteceu, já que na sessão anterior ele consultou a mesa diretora em plenário, sendo que após todos concordarem autorizou que o vereador “Mala” representasse o legislativo na Festa da Cebola, em Ituporanga.

Foi aprovado em segunda discussão e votação o Projeto de Lei nº 05/2017, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE MENCIONA".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 18 de abril do corrente mês, no horário regimental de 19 horas.