Resumo da sessão ordinária de 11 de agosto 2015
Na noite de terça-feira, 11 de agosto, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de...
Na noite de terça-feira, 11 de agosto, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT). Entre os destaques a presença do senhor Osnir Schlindwein, Chefe de Gabinete da Prefeitura e presidente da Comissão Organizadora das comemorações dos 53 anos de emancipação político-administrativa de Guabiruba, que prestou esclarecimentos sobre o balanço da Festa da Integração. Ele esteve acompanha de Jéssica Rocha, primeira princesa da festa.
Entre os projetos debatidos o que ganhou maior repercussão foi o Projeto de Lei nº 014/2015, que “AUTORIZA A OUTORGA DE PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DE FIXAÇÃO DE PLACAS COM NOMENCLATURA DE LOGRADOUROS PÚBLICOS, E CARACTERIZA SEU OBJETO E PRAZO”. O projeto foi motivo de discussões e teve o voto contrário do vereador Haliton Kormann (PMDB).
Palavra livre:
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador destacou a importância da presença do senhor Osnir Schlindwein, para prestar contas da 3ª Festa da Integração. O parlamentar discorreu sobre a importância do evento para a divulgação turística da cidade. Para Dalbosco, o turismo é uma das industriais que mais cresce no Brasil, sendo assim é importante divulgar a cultura, gastronomia e as potencialidades da cidade.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
O parlamentar votou a questionar o vereador líder de governo, sobre os motivos da falta de médico pediatra em Guabiruba, além de solicitar explicações sobre a distribuição de adubo e ureia. O edil também solicitou explicações sobre a construção de calçadas na área central.
Sobre a presença do senhor Osnir Schlindwein que apresentou números sobre a Festa da Integração, o vereador lamentou afirmando que os recursos aplicados no evento eram suficientes para manter os servidores demitidos pelo executivo por mais uns cinco meses.
Luciano Schlindwein (PP)
Lembrou que no dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante e também o Dia do Advogado.
Agradeceu o senhor Osnir Schlindwein pela clareza de apresentar os números referentes à 3ª Festa da Integração, que vem crescendo e se firmando como um dos grandes eventos da região.
Por fim, parabenizou a Rádio Guabiruba FM, pela programação musical e jornalística de qualidade.
Haliton Kormann PMDB)
O parlamentar começou as palavras destacando uma cobrança de taxa imposta pelo poder público para participação de equipes no Campeonato Municipal de Futsal. Ele classificou com estranha a medida por se tratar de um campeonato municipal.
O vereador foi contra o projeto para instalação das placas de logradouros e publicidade, justificando que o tamanho das placas de publicidade traria uma poluição visual para o município.
Sobre as acusações de que ele votou contra a alguns projetos da cidade, justificou dizendo que foi contra, por exemplo, do projeto de pavimentações em parcerias. “Moro em uma rua com macadame e não acho justo o munícipe ter que pagar por pavimentação, sendo que já pagamos impostos”, destacou Kormann.
Por fim, o parlamentar questionou a mesa diretora sobre matéria publicada no Informativo da Câmara, que segundo o seu ponto de vista estariam realizando a promoção pessoal vereador Valdeci Boiadeiro.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
Destacou formatura de turmas do Pronatec na semana anterior, na sede da Câmara Municipal que viveu momentos de emoção. O vereador destacou o programa do governo federal que já beneficio milhares de brasileiros.
O vereador Felipe dos Santos contou encontro com Eduardo Deschamps, Secretário Estadual de Educação, aproveitando ciclo de palestras em Brusque, momento que foi entregue um dossiê ao secretário sobre a situação caótica do educandário estadual, que coloca em risco a integridade dos alunos.
Também na noite de ontem o parlamento guabirubense aprovou requerimento no mesmo sentido que será encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa (AL) e presidente da Comissão de Educação da AL.
Cristiano Kormann (PP)
Destacou a prestação de contas realizada pelo senhor Osnir, sobre a Festa da Integração, afirmando que foi vereador na legislatura passada e nunca recebeu documentos e nem presenciou ninguém prestando contas das ações.
Sobre a Festa da Integração disse discordar das criticas da oposição. “A realização da festa está motivando o crescimento e a manutenção das atividades agrícolas na cidade”, informou Sano.
Sobre as comparações feitas pela oposição que o dinheiro aplicado na festa seria suficiente para evitar a demissões dos aposentados da prefeitura. O vereador voltou ao passado e também afirmou que talvez as muitas horas máquinas realizadas de forma duvidosa no final da administração do ex-prefeito, também poderiam prevenir as demissões.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Destacou a Festa Julina realizada por ele no final do mês passado, rebatendo criticas do vereador Haliton Kormann.
Agradeceu o senhor Osnir Schlindwein pela clareza de apresentar os números referentes à 3ª Festa da Integração, que vem crescendo e se firmando como um dos grandes eventos da região.
Lembrou-se da realização no final de semana da 8º Congresso da Igreja Assembleia de Deus.
ORDEM DE DIA
-Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei nº 017/2015, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
-Foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Emenda a Lei Orgânica 009/2015, que “ALTERA DISPOSITIVO DA LEI ORGÂNICA DE 1990 DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA”.
-Também foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Obras e Serviços Públicos o Projeto de Lei Ordinária nº 006/2015, de autoria do Vereador Cristiano Kormann, que “ALTERA A EXTENSÃO DA RUA AUGUSTO SCHORCK E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
-Aprovado deliberação sobre o Requerimento 005/2015.
Foi aprovado em discussão e votação única com voto contrário do vereador Haliton Kormann, Projeto de Lei nº 014/2015, que “AUTORIZA A OUTORGA DE PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DE FIXAÇÃO DE PLACAS COM NOMENCLATURA DE LOGRADOUROS PÚBLICOS, E CARACTERIZA SEU OBJETO E PRAZO”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 18 de agosto de 2015, no horário regimental de 19 horas.