Resumo da sessão ordinária de 11 de dezembro de 2018
Na noite de terça-feira, 11 de dezembro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão...
Na noite de terça-feira, 11 de dezembro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas).
Na oportunidade seis vereadores utilizaram o espaço da palavra livre e três projetos, uma moção de congratulações e um requerimento foram apreciados e votados pelos parlamentares.
No espaço da palavra livre o vereador Jaime Luiz Nuss (MDB), líder da bancada de oposição falou sobre a ótima movimentação de visitantes na Pelznickelplatz e parabenizou os membros da associação.
Ainda dentro do mesmo tenha, sugeriu que o Pelznickel possa no ano que vem ser transformado também entidade de utilidade pública estadual, para que possa buscas também recursos para seu desenvolvimento e manutenção.
O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) comentou sobre o pagamento das dívidas do Governo do Estado com os setores da saúde dos municípios catarinenses. Segundo o vereador mesmo com a informação do parcelamento em 35 vezes, os valores foram comemorados pelos dirigentes da Secretaria de Educação.
O progressista também apresentou números preocupantes com relação a mortes na BR-470, informando que 91 pessoas já perderam as vidas em 2018.
O vereador Vilmar Gums “Mala” (PSDB) agradeceu aos seus pares pela aprovação e envio de moção de pesar a família da senhora Ana Kormann Gums.
Também solicitou que a Câmara Municipal possa repassar as sobras financeiras de 2018, para auxiliar o Hospital de Azambuja que atendeu a comunidade guabirubense durante todo o ano.
O vereador Cristiano Kormann destacou visita feita ao município de Timbó, para ver o trabalho desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) no tratamento de resíduos sólidos.
O presidente avaliou o encontro como tranquilo destacando a aprovação do projeto que transforma o Pelznickel patrimônio Cultural, Histórico Imaterial.
O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) foi um dos autores do Projeto de Lei n. º 03/2018, que considera o “Pelznickel” como patrimônio Cultural, Histórico Imaterial da cidade de Guabiruba. O parlamentar afirmou que a aprovação do projeto é uma proteção da história, das raízes da cidade, complementando que o Pelznicker e a Pelznickelplatz atualmente já são fonte de turismo contribuindo para a diversificação da atividade econômica.
Haliton Kormann (MDB) voltou a falar sobre a necessidade de melhoramento da sinalização turística próximo a Churrascaria Schumacher, sendo que vários turistas enfrentam dificuldades para conseguir retornar a Brusque.
Também reforçou o trabalho realizado pela Sociedade Pelznickel, concordando com o vereador Jaime sobre a importância de transforma-la em entidade de utilidade pública estadual.
Por fim, parabenizou o presidente Cristiano Kormann pelo trabalho realizado de forma democrática durante os últimos dois anos.
ORDEM DO DIA
- Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei nº 033/2018, de autoria do Executivo Municipal, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 03/2018, de autoria dos Senhores Vereadores, que "CONSIDERA O "PELZNICKEL" COMO PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRICO IMATERIAL DA CIDADE DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". - Deliberação sobre Moção de Congratulações Nº 11/2018.
- Em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 30/2018, que "DISPÕE SOBRE PREVENÇÃO E ELIMINAÇÃO DAS CONTAMINAÇÕES DOS AQUÍFEROS FREÁTICOS NOS CEMITÉRIOS SITUADOS NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 18 de dezembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.
Na próxima terça, após a última sessão ordinária será realiza a eleição da nova mesa diretora da casa para o biênio 2010/2020.