​Resumo da sessão ordinária de 11 de março de 2014

Na noite de terça-feira (11) os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária...

Por Imprensa Publicado em 12/03/2014 15:18:26 - Atualizado em 18/04/2024 15:30:00

Na noite de terça-feira (11) os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na sede do Poder Legislativo. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP). O encontro foi marcado pela presença de duas turmas de alunos da E.E.B Professor Carlos Maffessolli, trazidas pelo professor Ademir Dietrich.

Bem como também um dos destaques a utilização da tribuna da casa, pelo senhor Moacir Boos, Secretário de Agricultura de Guabiruba, que prestou esclarecimentos sobre o programa de distribuição de sementes e adubos.

No espaço da palavra livre a tribuna da casa foi ocupada por oito vereadores que trataram de diversos temas, com destaque para as chuvas que atingiram o município no feriado de carnaval, diminuição da arrecadação de ICMS pelos municípios da região e a situação de problemas com a empresa Recicle.

Palavra livre:

HALITON KORMANN (PMDB)

O vereador apresentou imagens destacando o acúmulo de água na nova ligação Guabiruba/Brusque que ainda não foi inaugurada. Sobre a situação foi sugerido à instalação pela empreiteira responsável pela obra, de calhas coletoras de águas pluviais de maior diâmetro. Os retornos projetos também na via, segundo o edil não tem sentido.

Também foi lembrada a indicação apresentada na casa no dia 25 de fevereiro, solicitando através do departamento de obras, para que providencie o conserto da “boca de lobo” à margem da Rua Alberto Schaefer, no trecho que compreende as residências nº 80 a 83, tendo em vista o mau cheiro que está se tornando insuportável aos moradores vizinhos.

O tema Recicle voltou a tona e o edil apoiou indicação do colega vereador Jaime Nuss, para elaboração de estudos que viabilizem o rompimento de contrato com a empresa responsável pela coleta do lixo.

Por fim, o vereador destacou o elevado número de reclamações que chegam diariamente aos vereadores, um recorte de jornal foi apresentado com o titulo “SOS Aymoré”, apontando problemas e dificuldades da comunidade. Segundo o peemedebista não é só o referido bairro que sobre com o descaso da atual administração, mas, todos os demais.

WALDEMIRO DALBOSCO (PP)

O vereador presidente da casa usou a tribuna para destacar a diminuição da arrecadas de ICMS dos municípios da região durante o período que compreende entre 2000 e 2012. Nesse período segundo o edil Guabiruba teve um crescimento de 111% na arrecadação do imposto. A situação segundo o vereador é consequência da atividade econômica realizada na região, baseada no setor têxtil e também a falta de infraestrutura de acesso.

O vereador também lançou um desafio para os alunos presentes na reunião, para os mesmos buscarem outros setores de atividades para contribuir com a diversidade de mão de obra e também da atividade econômica.

JAIME NUSS (PMDB)

O vereador comentou indicação que sugere à Administração Municipal, para que através da AGIR (Agência Internacional de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais de Médio Vale do Itajaí), proceda estudo sobre a possibilidade de rescindir o contrato de concessão dos serviços de coleta de lixo com a Empresa Recicle, de modo que o município possa prestar diretamente tais serviços em favor dos contribuintes, tendo em vista as irregularidades detectadas.

Ainda sobre o tema o peemedebista lembrou que o contrato com a Recicle foi assinado em 2002, na época que o atual prefeito Matias Kohler, era Secretário de Administração. Diante disso, segundo o edil o prefeito tem que tomar frente e resolver o problema.

A saúde pública guabirubense também foi lembrada no pronunciamento. O vereador afirmou que recebeu reclamações sobre a precariedade de atendimento nas unidades de saúde do bairro Aymoré e Centro.

As duras críticas ao Poder Executivo foram deixadas para o final da palavra livre. O relato de um boneco deixado pela comunidade em uma ponte da cidade como os dizeres “silêncio o prefeito e o vice estão dormindo”, foram destacados pelo oposicionista. Situação essa classificada como absurda pelo vereador. “Ainda bem que quatro anos passam rápido, vamos ver o que a população vai decidir na próxima eleição, por quem só planeja, ou por quem executa as obras”, completou Nuss.

OSMAR VICENTINI (PMDB)

A presença dos alunos da E.E.B Professor Carlos Maffessolli, do bairro São Pedro, foi elogiada pelo vereador, que destacou a importância dos jovens na sociedade.

As indicações como a instalação de tubos de drenagem à margem do morro Strecker, na Estrada Geral do Lageado Alto, instalação de sinalização de “Alerta” em frente às escolas municipais e patrolamente e areiamento de vias públicas também foram destacadas.

Por fim, destacou a importância da instalação de espelhos convexos em pontos da Rua Sibéria.

VALDECI GOMES FERREIRA (PDT)

Parabenizou o secretário de Agricultura Moacir Boos, pelos esclarecimentos apresentados na casa, sobre o programa de distribuição de sementes e adubos para os colonos agricultores.

Também apresentou imagens de vias, ribeirões, casas e terrenos invadidos pelas águas no feriado de carnaval. Como sempre o pedetista voltou a afirmar que o trabalho de registro de imagens continua sendo efetuado por ele.

LUCIANO SCHLINDWEIN (PP)

O vereador não deixou de lembrar-se do Dia Internacional da Mulher, desta forma, parabenizou todas as mulheres guabirubenses. Deixando mensagem ressaltando a importância de todos.

O secretário de Agricultura também foi parabenizado pela transparência em divulgar os resultados do trabalho.

O trânsito da cidade voltou a ser tema na casa do povo. O edil destacou a necessidade da fiscalização e da resolução de situações como vagas de estacionamentos na parte central do município.

Por fim, o parlamentar destacou os cursos que estão sendo colocada a disposição da comunidade através do PRONATEC. Também destacou encontro realizado pela Associação de moradores do bairro Aymoré, com a presença das lideranças políticas de cidade.

FELIPE EILERT DOS SANTOS (PT)

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) apresentou imagens referentes às ações da administração como a instalação de galerias e construção de enroncamentos (maciço composto por blocos de rocha compactados) as margens dos rios. O vereador também apontou os motivos que contribuíram para os alagamentos, além de afirmar que o prefeito e vice estão trabalhando, contrariando as acusações da oposição.

A festa da Comunidade Luterana na localidade de Lorena no bairro São Pedro, também foi lembrada pelo petista que parabenizou os organizadores e participantes.

Como serviço de utilizada público Santos, informou que no dia 16 de março acontecerá reunião da Associação de Moradores do bairro Pomerância. Da mesma forma, destacou mais uma Feirinha da PATA – Protegendo os Animais com Todo Amor, que ocorrerá no próximo final de semana.

CRISTIANO KORMANN (PP)

Informou sobre a abertura de mais uma edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba, que acontecerá no final de semana.

O vereador Líder de Governo Cristiano Kormann (PP) destacou as situações enfrentadas pela comunidade com as chuvas e lembrou-se da herança maldita através de obras não executadas devidamente, deixadas por administradores anteriores.

Sobre a situação da Recicle também rebateu criticas dos vereadores de oposição. “É muito fácil jogar a responsabilidade nos ombros do prefeito atual, quando administraram o município nos últimos oitos anos, também tiveram a oportunidade de romper com a Recicle, porque não fizeram”, questionou Kormann.

Áudios