​Resumo da sessão ordinária de 11 de outubro de 2016

Na noite de terça-feira, 11 de outubro, os vereadores guabirubenses participaram de mais uma sessão...

Por Imprensa Publicado em 12/10/2016 11:12:26 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:54

Na noite de terça-feira, 11 de outubro, os vereadores guabirubenses participaram de mais uma sessão ordinária na sede do Poder Legislativo. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT).

Entre os destaques a aprovação por unanimidade em primeira votação, de alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal, acabando com o voto secreto para eleição da Mesa Diretora.

Palavra livre:

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador que não havia utilizado a palavra na sessão anterior usou o espaço para agradecer as pessoas que a ele confiaram seus votos nas eleições de 02 de outubro.

Também chamou a atenção da circulação de veículos de cargas (terraplanagem) que continuam a despejar sujeiras nas vias da cidade. O parlamentar exigiu uma maior fiscalização.

Lembrou das passagens do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, além de finalizar suas palavras também lembrando do Dia dos Professores, que será comemorado no dia 15 de outubro.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

Começou seu pronunciamento destacando as ações de entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, durante o “Outubro Rosa”, destacando a importância dessas ações para conscientização da sociedade.

Apresentou leitura de uma carta de repúdio de autoria de Elison Debatin, que segundo o vereador teve o pedido de utilização do espaço popular da tribuna negado, pelo presidente da casa.

No conteúdo a carta apresentava relatos de situações que aconteceram na noite de terça-feira, 04 de outubro, quando um grupo de pessoas, estourou rojões em alguns pontos da cidade, como casas de pessoas que apoiavam ou simpatizavam com o grupo político derrotado nas eleições. A carta descreveu os transtornos que o autor, que foi vítima e, outras pessoas passaram na referida noite. Ao término da leitura “Tindo” criticou as ações e classificou a situação como lastimável.

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

O vereador falou do aniversário de sua mamãe que reside no estado do Paraná. Também destacou o feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças.

O parlamentar também destacou a posse da nova diretoria da Associação de Desenvolvimento Rural de Guabiruba (ADERG), informando também a situação dos maquinários da entidade.

Por fim, destacou a situação de cães abandonados na Rua Independência, segundo o vereador tem locais as margens da via que tem casinhas improvisadas para os animais.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Destacou sua participação e também do vereador Waldemiro Dalbosco no encontro que comemorou os 82 anos da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). Segundo o parlamentar a ACIBr é muito importante para a região, sempre engajada em lutas sociais como o aumento de efetivo e também de melhorias estruturais para o setor de segurança pública da região.

Informou que no evento de empresários também foi falado sobre a construção do Centro de Inovação Tecnológica, que vai ser bastante importante para a região. Mas, o edil também lamentou que mais uma vez a reforma da Escola Professor João Boos, foi deixada de lado pelo governo estadual.

O vereador vez um apelo pela aprovação do Projeto de Resolução, que altera o Regimento Interno, acabando com o último voto secreta na Câmara Municipal.

Sobre o episódio dos rojões, o vereador também não concorda com os atos, mas também lembrou que isso já é pratica antiga na cidade. Segundo Santos, ele mesmo já foi vítima em eleições anteriores.

Cristiano Kormann (PP)

Falou sobre a tramitação nas comissões do Projeto de Lei, que institui a “Semana de Conscientização dos Animais” destacando que foram necessárias pequenas adequações, principalmente para não apresentar interpretações distorcidas pelas pessoas que trabalha no setor de agricultura.

O parlamentar apresentou novas reclamações de moradores do bairro São Pedro com relação a problemas nas entregas de correspondências por parte dos Correios. Dessa forma, foi solicitado junto à presidência o envio do ofício para o órgão.

Falando ainda em serviços utilizados pela comunidade, Sano destacou a reclamação de usuários do Banco do Brasil, com relação à falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, principalmente nos períodos da manhã. O vereador pediu soluções e também o envio de ofício à direção da instituição financeira.

Haliton Kormann (PMDB)

O vereador destacou o grande número de acidente na Rua Júlio Schumacher, próximo ao depósito da empresa Guabifios. O vereador pediu a instalação de equipamentos de segurança para prevenção de acidentes.

Também lamentou que tubos continuem nas margens das Ruas Francisco Debatin (local que reside) e Rua Independência, sem a devia instalação. Kormann relatou que uma pessoa falou mal dele, para um amigo de forma injusta, alegando que a responsabilidade pela a não execução do trabalho seria dele. Fato que segundo ele não é verdade, já que a responsabilidade é do Poder Executivo.

Também discorreu brevemente sobre os rojões lançados contra residências de pessoas durante noite e madrugada de terça-feira, 04 de outubro.

Por fim, parabenizou a Rede Feminina de Combate ao Câncer, pelo trabalho realizado durante o “Outubro Rosa”, destacando que inclusive usava um laço, junto ao peito, demostrando apoio a essa luta.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Citou a presença da senhora Nite, junto ao público, lembrando que a mesma deverá assumir como suplente em seu lugar no mês de novembro. O vereador lembrou que isso é prática do Partido Progressista, para sempre oportunizar a participação dos suplentes.

Parabenizou a ACIBr pelos seu 82 anos, imaginando que com o apoio de uma entidade como a Associação Empresarial, que congrega empresários de Brusque, Guabiruba e Botuverá, já é difícil conseguir algumas reivindicações, imagina sem ela. Dando mérito para a entidade em conquistas na segurança pública, duplicação da Rodovia Antônio Heil e na Terceira Subestação da Celesc, e outras.

Sobre as discussões em torno do projeto de lei que institui “A Semana de Conscientização dos Animais” o vereador classificou como importante, mas, também afirmou que é necessário fazer algumas reflexões sobre situações que estão acontecendo no Brasil, como a proibição pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da realização da “Vaquejada”.

“Eu ficou imaginando, por exemplo, o gaúcho tradicionalista, ter que desencilhar o seu cavalo e desativar os GTGs, em um futuro próximo”, tendo como base, o que aconteceu com a proibição das vaquejadas no Ceará, destacou Dalbosco lamentando que tradições possam ser deixadas de lado.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Resolução nº 004/2016, que "REVOGA O INCISO III DO ART. 155 E ALTERAR O ART. 159, DA RESOLUÇÃO Nº 004, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2006 - REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUABIRUBA".

Também foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto Lei nº 008/2016, que "INSTITUI A SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROTEÇÃO DOS ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 18 de outubro no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios