​Resumo da sessão ordinária de 12 de abril de 2016

Por Imprensa Publicado em 13/04/2016 10:16:24 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:54

Na noite de terça-feira, 13 de abril, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT). Na oportunidade seis vereadores utilizaram o espaço da palavra livre, tratando de temas como economia, desemprego, turismo e infraestrutura.

Espaço da palavra livre:

Osmar Vicentini (PRB)

Na maior parte do pronunciamento discorreu sobre o cenário político nacional, destacando que em vez dos políticos investir em educação, obras essenciais, estão preocupados em construir “muralhas” para dividir ainda mais o povo.

Sobre a Casan apresentou reclamação popular sobre um vazamento na rótula do Lageado Baixo.

Solicitou a passagem do caminhão-pipa em todo a extensão das Rua do Lageado Alto. O vereador lembrou que ele foi o primeiro político guabirubense a solicitar a necessidade da aquisição de um carro-pipa para amenizar a problemática da poeira nas estradas de terra do município.

Por fim, agradeceu a recepção da comunidade nas suas visitas pela cidade, já que o mesmo tem o sonho de ser prefeito. O vereador ainda votou a afirmar que é pré-candidato ao executivo nas próximas eleições municipais.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O vereador tratou sobre matéria jornalística divulgada pela a imprensa local, que retratava a situação economia do país e suas consequências. O parlamentar discorreu sobre o fechamento de empresas multinacionais, que estão impactando no aumento do desemprego no país.

O vereador também tratou da situação política no Brasil, afirmando que 70% da população deseja o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele também sugeriu que em caso da confirmação do impedimento da presidenta o vice-presidente Michel Temer (PMDB) deveria convocar novas eleições.

Gentil Kalkmann (PP)

Reforçou suas indicações, solicitando a administração municipal, através do setor competente, para que providencie o conserto da ponte que fica na Rua Hercílio Caetano, bairro Lorena.

Também pediu para que providencie o conserto da “boca de lobo”, nas imediações da residência nº 81 na Rua Haroldo Kormann, bairro Centro.

O vereador externou sua felicidade como morador do bairro São Pedro, informando que já existe uma empresa vencedora no processo licitatório da obra de pavimentação e reurbanização da Rua São Pedro. O edil parabenizou o prefeito Matias Kohler e o vice Valmir Zirke.

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

Solicitou a limpeza da pavimentação da Rua Lorena, bairro São Pedro, sendo informações da comunidade tem muita terra sobre a pista de rolamento.

Sobre a instalação da Central de Videomonitoramento, o vereador disse para que algumas pessoas da comunidade não se surpreenda com possíveis multas que devem chegar nos endereços nos próximos meses.

“Estão cometendo várias irregularidades, como estacionar em vagas de idosos, ciclofaixas, transitando em excesso de velocidade e praticando manobras perigosas. Não devemos esquecer que tudo está sendo acompanhado pela PM”, alertou Boiadeiro.

Por fim, o vereador apresentou imagens fotografias de vias do município e também da inauguração de uma cooperativa de crédito.

Haliton Kormann (PMDB)

Comentou sobre os crescentes casos da gripe (H1N1) em toda a região, alertando sobre a necessidade de uma campanha de vacinação. O edil avisou que foi procurado por várias pessoas da comunidade.

O parlamentar comentou suas indicações solicitando a administração municipal, através do departamento de obras, para que providencie a passagem do caminhão “pipa” com mais frequência na Estrada Geral de Planície Alta, bairro Planície Alta.

Solicitou também a realização de estudos sobre a possibilidade de instalar redutores de velocidade na Rua Pomerânia.

Por fim, solicitou, através do setor competente, para que providencie a instalação de uma travessia elevada ou faixa de pedestres na Rua Leopoldo Keller, nas imediações da Creche Edite Bozano de Souza, bairro Aymoré.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Comentou sobre a necessidade que teve de atendimento na Associação Hospitalar para um funcionário. Informando que ficou surpreso com a quantidade de pessoa que estavam no local, sendo que todos foram atendidos. O parlamentar informou ainda que ficou feliz já que no passado não se atendia ninguém.

O vereador que sempre defende a diversificação da economia local, destacou a importância do Seminário de Turismo, que acontecerá em Guabiruba na sexta-feira.

O pepista voltou a destacar a queda na arrecadação do município, destacando o ICMS que teve números negativos comparados com os anos anteriores.