​Resumo da sessão ordinária de 12 de junho de 2018

Por Imprensa Publicado em 13/06/2018 08:07:06 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:51

Na noite de terça-feira, 12, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária no mês de junho. Os trabalhos da mesa diretora foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas).

Na oportunidade quatro vereadores utilizaram o espaço da palavra livre e um projeto e uma resolução foram analisados e votados pelos parlamentares.

O vereador Marcos Aurélio Habitzreuter (Progressistas) comentou sobre visita que vez a Secretaria de Esportes, momento que conversou com os dirigentes esportivos da cidade. Nessas conversas o parlamentar recebeu a informação sobre a necessidade de uma pintura na quadra do Ginásio Municipal João Schaefer, que é muito utilizado pela comunidade e também escolas da cidade.

Da mesma forma o vereador destacou visita a Secretaria de Planejamento, onde entre outros temas foi buscar informações sobre a lei das calçadas, para saber sobre a responsabilidade do cidadão na construção e manutenção dos passeios públicos.

Haliton Kormann (MDB) voltou às sessões após sua ausência nos dois últimos encontros em decorrência de problemas físicos ocasionados por um acidente de trânsito.

Ele também se colocou a disposição para buscar soluções para concretização da pintura da quadra do Ginásio João Schaefer, assim como também para saber da situação da padronização das calçadas, assuntos comentados anteriormente pelo colega Marquinhos Habitzreuter.

Parabenizou o casal Ambrósio e Ignez Reichert e também o Coral Cristo Rei que foram homenageados na sessão solene.

Por fim, Haliton comentou também sobre o aumento da burocracia nas vistorias prediais e industriais do Corpo de Bombeiros.

O vereador líder da bancada de oposição Jaime Luiz Nuss (MDB) voltou a questionar a melhoria da iluminação pública e também da sinalização de trânsito em alguns pontos da cidade.

O parlamentar também alertou que em agosto próximo vence o decreto de emergência assinado pelo prefeito Matias Kohler, sobre a situação da coleta de lixo. Segundo o parlamentar ainda não foi enviado para o legislativo nem material sobre a situação atual do Plano Municipal de Saneamento Básico, fato que o preocupa.

A vereadora Rosita Kohler (Progressistas) explicou que em decorrência da situação climática não foi possível à realização do desfile no dia 10 de junho. Ainda dentro da programação dos 56 anos de Guabiruba comentou sobre a Missa de Ação de Graças que contou com uma harmônica parceria entre o Coral Cristo Reis e a Orquestra Municipal, que deram um show de desempenho.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 013/2018, que "AUTORIZA O MUNICÍPIO DE GUABIRUBA RECEBER POR DOAÇÃO BEM IMÓVEL QUE ESPECIFICA"..

- Foi aprovada Resolução nº 02/2018 da Mesa Diretora, que "AUTORIZA A CÂMARA MUNICIPAL A REEMBOLSAR DESPESAS QUE ESPECIFICA".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 19 de junho do corrente, no horário regimental de 19 horas.