​Resumo da sessão ordinária de 12 de maio de 2015

Por Imprensa Publicado em 13/05/2015 08:39:54 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:56

Em um encontro bastante objetivo na Câmara Municipal de Guabiruba, cinco vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para tratar de assuntos como reforma política, gestão integrada de resíduos sólidos e problemas de energia na comunidade de Planície Alta.

A sessão também foi marca pela aprovação de uma moção de pensar endereçada a família do Senador Luiz Henrique da Silveira, que faleceu no último final de semana na cidade de Joinville. Ao final do encontro um minuto de silêncio foi solicitado pelo presidente da casa vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), em homenagem póstuma ao político catarinense.

Palavra livre:

O espaço da tribuna popular da casa foi utilizado pelo senhor Osnir Schlindwein, presidente da Comissão Organizadora da 3º Festa da Integração e dos eventos dos 53º de Guabiruba. Na oportunidade foi apresentado a programação.

Haliton Teodoro Kormann (PMDB)

O parlamentar apresentou reivindicações da comunidade do bairro Planície Alta, sobre as constantes quedas de energia e também a falta de fiscalização em obras na cidade, sendo que o mesmo participou de encontro da associação de moradores do bairro.

Por fim, o vereador prestou homenagem ao líder maior do seu partido o PMDB em Santa Catarina, Senador Luiz Henrique da Silveira, que faleceu no final de semana.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Solicitou a administração municipal através da secretaria de Obras, para que providencie o conserto da pavimentação lajotas, bem como, o conserto da tubulação as margens da Rua Adolfo Schaefer, bairro Imigrantes. Também solicitou a limpeza do Ribeirão Pomerânia, no bairro do mesmo nome.

Também convidou a comunidade para participar de encontro de cavaleiros que acontecerá no próximo final de semana em Guabiruba.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador líder de governo parabenizou a administração municipal e a comunidade da Rua Frederico Schaefer, bairro Guabiruba Sul, pela parceria que culminou em uma bonita obra de pavimentação que foi inaugurada no último final de semana.

Também convidou a comunidade para inauguração das obras de revitalização da Unidade de Saúde da Rua São Pedro.

O vereador informou que o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) promoverá, durante o mês de maio, uma série de oficinas e apresentações para expor à população da região o Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PIGRS). O PIGRS consiste no resultado de estudos e análises, que foram base para a produção de um projeto para o correto manejo do lixo produzido nos doze municípios que compõem o consórcio. A oficina sobre o tema será realizada em Guabiruba nos dias 14 e 15 de maio.

Por fim, falou sobre a programação de aniversário dos 53º de Guabiruba e a repercussão sobre o show nacional com a cantora Anita.

Waldemiro Dalbosco (PP)

O vereador Waldemiro Dalbosco discorreu sobre o encontro que debaterá a gestão integrada de resíduos sólidos na região. Segundo o vereador o tema é bastante pertinente, mas pouco vem avançando nos últimos anos na região.

Por fim, o parlamentar falou sobre o processo de reforma política no país, tão solicitado pela população. Para o vereador todos tem opiniões diferentes, fato que deve dificultar as conversações.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Destacou enquete realizada por jornal de circulação local, que questionava os munícipes da seguinte forma “Se você fosse eleito prefeito, qual seria sua primeira ação”. Segundo o vereador as principais reclamações foram com relação à saúde guabirubense.

Na oportunidade o parlamentar inclusive colocou em questionamento o comando da secretaria de Saúde por parte da atual secretária Patrícia Heiderscheidt. “Será que depois que o prefeito nomeou a esposa a situação da saúde piorou”, questionou Nuss.

Ainda na área da saúde voltou a falar sobre a possível falta de alguns medicamentos no município.

- Aprovado em votação única Moção de Congratulações nº 05/2015. Destinada a Policia Militar, pela passagem dos 180 anos de fundação da Policia Militar em Santa Catarina, destacando os serviços prestados pelo 18º Batalhão de Policia Militar de Brusque e, especialmente levando em consideração a primeira mulher comandante da 7ª Região de Policia Militar Claudete Lehmkuhl, responsável pelos batalhões de Brusque, Blumenau e Rio do Sul, que abrangem 44(quarenta e quatro) municípios, entre eles Guabiruba.

- Aprovado em votação única a Moção de Pesar nº 06/2015. Votação única. Pelo falecimento do Senador Luiz Henrique da Silveira, ocorrido no dia 10 de maio do corrente ano de 2015, destacando-se como um dos maiores líderes políticos do Estado de Santa Catarina e do Brasil.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 19 de maio de 2015, no horário regimental de 19 horas.