​Resumo da sessão ordinária de 13 de outubro de 2015

Na noite de terça-feira, 13 de outubro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal...

Por Imprensa Publicado em 14/10/2015 09:13:41 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

Na noite de terça-feira, 13 de outubro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT).

No encontro os parlamentares se mostraram solidários com os familiares e amigos do ex-vereador Anselmo Boos, que faleceu na semana anterior. Sendo aprovada uma moção de pesar endereçada aos familiares.

O Dia dos Professores e as discussões sobre a situação estrutural da CEI Tia Olinda, no bairro Lageado Baixo, foram destaques.

Palavra livre:

Felipe Eilert dos Santos (PT)

Felipe Eilert dos Santos (PT) presidente da Mesa Diretora, falou sobre o Dia dos Professores, destacando a importância da profissão para o crescimento do país.

Ele também externou sua solidariedade e da instituição aos familiares do senhor Anselmo Boos, vereador por duas legislaturas.

Os 25 anos da Rádio Diplomata FM, comemorados no dia 15 de novembro, também foi lembrado pelo parlamentar, que destacou os profissionais da emissora e os trabalhos de informação, entretenimento e utilidade pública, com responsabilidade e imparcialidade.

Tendo como base o requerimento do vereador Haliton Kormann, que solicita a presença de Yuri Beck dos Santos, presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE) para tratar da educação em Santa Catarina, o parlamentar sugeriu assim como já havia proposto o vereador Waldemiro Dalbosco em sessão anterior, que seja realizada uma audiência pública e também convide outras autoridades da educação para discutir o tema.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT)

Discorreu sobre as atividades que serão realizadas na cidade em homenagem aos professores pela passagem do Dia do Professor.

Apresentou imagens sobre galerias instaladas pela prefeitura em vias do bairro Lageado Baixo, além dos alargamentos e limpeza de valas e córregos.

Também apresentou problemas no passeio público em frente a Escola Municipal Cesário Régis, também Lageado Regis.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador Nilton Rogério Kohler “Tindo” (DEM) relatou mais uma vez na tribuna da casa sua preocupação com o laudo apresentando pelo engenheiro da empresa responsável pela obra da CEI Tia Olinda, bairro Lageado Baixo, que segundo informações e visita a obra, apresenta rachaduras e coloca em questionamento a segurança das crianças e professores. O parlamentar exige um lado mais aprofundado por parte do engenheiro da prefeitura dando condições para o uso.

Sobre a aprovação do Projeto de Lei n.º 26/2015, que sugere a adoção de pontos de ônibus por empresas da cidade, projeto em que votou contra, acompanhado pelos colegas de bancada, o parlamentar afirmou que é contra novamente a conta ser repassada para os empresários. Ele finalizou questionando onde estão os recursos públicos e o planejamento da atual administração.

Luciano Schlindwein (PP)

O vereador que sempre apresenta temas ligados à educação, não perdeu a oportunidade de parabenizar todos os professores guabirubenses pelo Dia do Professor. O

O parlamentar pepista também externou sua solidariedade aos familiares do senhor Anselmo Boos, vereador por duas legislaturas e companheiro partidário.

Em seu pronunciamento o edil externou a indignação de parte da sociedade guabirubense com o flagrante através do sistema de monitoramento de estabelecimentos comerciais da área central, de atos de vandalismo praticados por um cidadão que arrancou as árvores plantadas nos novos passeios públicos. O parlamentar classificou como inaceitável e cobrou justiça por parte das autoridades.

Haliton Teodoro Kormann (PMDB)

O vereador comentou o seu requerimento que trata do encaminhamento por parte da presidente Dilma Roussef, de Proposta de Emenda a Constituição provendo o retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o que ela chamou de CPPrev, destinado a financiar a Previdência Social.

Segundo o vereador tal contribuição trata-se de um tributo regressivo que implica numa oneração indiscriminada de toda a cadeia produtiva, atingindo a todos os consumidores, independentemente de renda, segurados ou não da Previdência Social. O vereador solicitou que seja encaminhado ofício aos deputados federais e senadores eleitos pelo Estado de Santa Catarina recomendando que estes não aprovem a CPPrev/CPMF, bem como nenhum tipo de tributo que venha onerar o setor produtivo.

O edil também comentou sobre requerimento que convida Yuri Becker dos Santos, presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE) para falar dos eventos da educação.

Alôncio Schirmer (PP)

Falou sobre suas indicações, uma que solicita a limpeza de bocas de lobo nas ruas transversais do município. Afirmando que falou com o secretário de obras, que informou que o trabalho já esta sendo executado.

Também agradeceu a administração que atendeu solicitação sobre problemas com a tubulação da Rua José Schirmer. Segundo o edil os tubos já estão na rua.

Sobre indicação do vereador Osmar Vicentini, que o pátio da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, bairro Lageado Alto, seja melhorado para o evento de ordenação do Padre Éder Celva, o vereador afirmou que a secretaria de Obras, já se comprometeu através de seus profissionais em realizar o reparo próximo ao evento de ordenação.

Parabenizou o prefeito Matias Kohler, e o vice-prefeito Valmir Zirke pelo trabalho realizado na cidade com obras e realizações, apesar das dificuldades financeiras do município. Para o vereador as pessoas deveriam ser mais gratas e entenderem quando pode, e quando não pode acontecer a intervenção do poder público.

Por fim, também disse entender o trabalho da oposição que tem como função criticar e denunciar e criticar. Mas, ele como vereador situacionista tem que mostrar a verdade e enaltecer os esforços da administração.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência com votos contrários dos vereadores Jaime, Tindo, Haliton e Osmar do Projeto de Lei nº 025/2015, que “DISCIPLINA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS PROVENIENTES DO INSTITUTO DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Da mesma forma foi aprovado em regime de urgência com votação contraria dos vereadores Jaime, Tindo, Haliton e Osmar do Projeto de Lei nº 026/2015, que “DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA “ADOTE UM PONTO DE ÔNIBUS” NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Acolhido o regime de urgência, colocar o Projeto em votação única. Rejeitado o regime de urgência baixar o Projeto de Lei para as Comissões.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima sessão, para o dia 20 de outubro de 2015, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios