​Resumo da sessão ordinária de 14 de agosto de 2018

Por Imprensa Publicado em 15/08/2018 07:15:09 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:50

Na noite de terça-feira, 14 de agosto, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em sessão ordinária na sede do Poder Legislativo. O encontro foi presidido pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas) e contou com as presenças de todos os parlamentares.

Na oportunidade três parlamentares utilizaram o espaço da palavra livre. Também foi apreciado e votado um Projeto de Lei que libera auxílio financeiro para a Associação Brusquense de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais – ABAPO.

No espaço da palavra livre o vereador Haliton Korman (MDB) apresentou abaixo-assinado de moradores da Rua José Fischer, que solicita estudo para a implantação de uma rotatória no cruzamento da via com a Rua da Independência.

O vereador também voltou a tocar na situação do cemitério municipal no que diz respeito à precariedade do local, assunto que já havia sido tratado pelo vereador em sessões anteriores. Ele cobra uma posição do poder executivo para os próximos dias.

Jaime Luiz Nuss (MDB) reforçou indicação que solicita a colocação de espelhos convexos em pontos da Rua São Pedro e Sebastião Boos.

Ao receber o balancete financeiro da câmara municipal e verificar o bom trabalho de economia realizado pelo legislativo, o parlamentar solicitou que as sobras de recursos possam ser destinadas aos clubes esportivos e recreativos da cidade.

Na sequência o vereador apresentou preocupação com a possível informação de que parte da água que era usada e consumida pela população, não recebia o tratamento devido pela CASAN. Para o vereador se for confirmada essa informação tudo deverá ser documentado e levado à justiça.

Cristiano Kormann (Progressistas) convidou as pessoas para participarem da Corrida Rustica de Guabiruba e também grande final do Campeonato Tiro de Guerra/Sesc que acontecerão no próximo domingo. No último o time da Câmara Municipal fará a final contra a Polícia Militar (PM).

O vereador também comentou sobre o 1º Fórum de Mobilidade Urbana que acontecerá na próxima segunda-feira (20) nas dependências da Câmara Municipal.

Por fim, destacou na sessão o resultado final do 1º Concurso Talento Guabirubense de Pintura, Desenho e Redação, desenvolvido com os alunos da Rede Púbica de Ensino. Ele falou sobre os objetivos alcançados, processo de escolha e também premiação que acontecerá na próxima sessão no dia 21 de agosto.

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2018 do Executivo, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO BRUSQUENSE DE ORQUIDÓFILOS E AMADORES DE PLANTAS ORNAMENTAIS - ABAPO".

- Foi aprovada Moção de Pesar nº 06/2018 dos vereadores, destinada aos familiares do senhor ALÉCIO GUMS, vítima de um trágico acidente de trânsito em uma faixa de pedestres no vizinho município de Brusque.

- Foi também aprovado requerimento nº 09/2018 dos vereadores HALITON TEODORO KORMANN, HARRI WESTARB NETO, JAIME LUIZ NUSS e VILMAR GUMS, solicitando o envio de expediente destinado a ICMBIO (Coordenação Regional da 9ª Região - Blumenau - SC), com a finalidade de fornecer cópia das atas das reuniões e listas de presença das comunidades dos municípios de Guabiruba e Botuverá, bem como, a relação das pessoas ou famílias que tiveram suas terras abrangidas pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí e atual situação da indenização dos respectivos proprietários.

Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 21 de agosto do corrente, no horário regimental de 19 horas.