Resumo da sessão ordinária de 15 de abril de 2014
Na noite de terça-feira (15) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba....
Na noite de terça-feira (15) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidido pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP), sendo marcado pela presença popular na tribuna da casa.
O espaço na oportunidade foi utilizado por três pessoas. A primeira a fazer uso foi à senhora Iri Carminatti Maffezzolli, moradora do bairro São Pedro, que tratou sobre a situação das ruas Anna Catarina Carminatti e Antônio Carminatti, com a constante falta de energia elétrica e de infraestrutura adequada.
Já o segundo ocupante senhor Ademir Lang, morador de Guabiruba, criticou a saúde pública, apontando um caso especifico de uma senhora que já aguarda há um bom tempo na fila por uma cirurgia ortopédica. Além de também tecer criticas ao sistema de agendamento de consultas e falta de médicos e medicamentos.
Finalizando a utilização do espaço popular o senhor Osnir Schlindwein, Chefe de Gabinete da Prefeitura, tratou sobre proposta de alteração no Projeto de Lei n.º 08/2014, em tramitação na casa, para autorizar o município a conceder auxilio aos alunos de intercambio.
Palavra livre vereadores:
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O vereador destacou indicação solicitando ao departamento competente para que providencie a canalização do esgoto nos fundos da residência do senhor Marcio Dirschnabel, no bairro Aymoré.
Sobre a participação de munícipes na tribuna popular da casa legislativa o edil destacou o aumento dessa participação. Em contrapartida repudiou os comentários de alguns vereadores direcionados aos participantes das sessões anteriores. “Será que as outras pessoas também serão tratadas dessa forma, querem blindar o prefeito, não pode mais criticar”, questionou Nilton Kohler.
O democrata voltou a destacar a dificuldade da comunidade e também dos vereadores de conseguir uma audiência com o prefeito Matias Kohler. Segundo o pronunciante ele ainda aguarda retorno da prefeitura para encontro com o prefeito até hoje.
Roque Hassemann (PP)
Utilizou o espaço para informar que no período de suplência não está apresentando indicações, mas está visitando as secretarias e apresentando as necessidades da comunidade.
Finalizou desejando uma feliz páscoa para todos os guabirubenses, destacando que o período é de reflexão.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Informou na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, o Memorial Ítalo-guabirubense estará aberto para visitação, no bairro Lageado Alto.
Também destacou participação em evento na Escola Edeltrudes Wippel Heil, bairro Aymoré, nas comemorações dos 25 anos do educandário. Também parabenizou o senhor Valdir Riffel, que na época dou terreno para construção da escola.
Sobre a reclamação na tribuna popular da casa, pela senhora Iri Carminatti Maffezzolli, sobre a falta constante de energia elétrica. O pepista informou que participou de encontro no ano passado com uma comitiva de empresários da região com a direção da Celesc, solicitante investimentos e melhorias.
O tema saúde foi lembrado pelo membro da comunidade que também utilizou a tribuna popular. O mesmo cobrou dos vereadores a criação de lei para acabar com a fila de espera das cirurgias de alta complexidade. O presidente comentou o tema com a seguinte afirmação. “Quem dera o vereador pudesse criar uma lei para interferir nessa situação do SUS, infelizmente isso não é possível o que podemos é cobrar os deputados e demais lideranças”, completou Dalbosco.
Terminou transmitindo os seus sentimentos aos familiares e amigos, do senhor Paulo Prunner, que faleceu nessa semana.
Osmar Vicentini (PMDB)
Sobre o tema saúde amplamente discutido no encontro o vereador afirmou que falta investimentos do governo federal. Para o vereador a população cresce e os recursos sempre são os mesmos.
Destaque também no pronunciamento para as comemores de 25 anos da Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, bairro Aymoré. O vereador relatou que era vereador não época da doação do terreno por parte do empresário Valdir Riffel e também do processo de escolha do nome para a instituição. “Para mim é uma satisfação, acompanhei esse história e hoje a minha filha é diretora dessa mesma escola”, finalizou gratificado Vicentini.
Também agradeceu a municipalidade a abertura e melhoramento da Estrada da Cristalina, que o mesmo utiliza para visitar seus parentes em Botuverá.
Por fim, destacou pedido para envio de documento para Assembleia Legislativa (AL) solicitando a criação de lei, que proporcionar desconto de 25 % na conta de energia para as igrejas do Estado.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Antes do inicio do pronunciamento o vereador utilizou o espaço destinado às lideranças partidárias, para destacar encontro regional do PDT na cidade de Bombinhas, litoral Norte Catarinense.
Em decorrência do alto número de acidentes na cidade o vereador solicitou a presença dos responsáveis pelo setor no município e possivelmente a presença do prefeito para tratar desse e de outros temas na casa do povo.
Na oportunidade o vereador também apresentou imagens e discorreu sobre vendável que atingiu o bairro Aymoré, problemas no calçamento da Rua João Koehler e encontros de carros antigos no município no ultimo final de semana.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
A entrada nas comissões da casa do Plano de Carreira dos Servidores Públicos foi tema inicial do pronunciamento do vereador, que solicitou atenção dos vereadores no processo de discussão, em decorrência da importância da matéria que irá interferir no futuro do funcionalismo público.
O peemedebista cobrou novamente respostas para a comunidade por parte da empresa Recicle (responsável pela coleta do lixo). “Essa empresa continua menosprezando a comunidade, isso é inadmissível”, completou Nuss.
O também foi firme ao externar seu ponto de vista sobre as constantes reclamações contra saúde municipal e atuação do prefeito. “A atual secretária de Saúde é prepotente e não aceita critica, e o prefeito Matias Kohler, não gosta de contato com o povo que o elegeu”, disparou o parlamentar.
Por fim, o vereador recriminou o governo federal que segundo ele está investindo os recursos da saúde na Copa do Mundo. Além de estar destruindo a Petrobras, uma das poucos estatais respeitada no país e no exterior.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador Líder de Governo aproveitou o espaço para apresentar a comunidade à nova página eletrônica (site) da Prefeitura de Guabiruba, um espaço que segundo ele facilitará o contato com a comunidade.
Também pediu o auxílio dos colegas vereadores para a aprovação do Projeto de Lei n.º 08/2014, que modifica itens da Lei Municipal 1.217/2010, para proporcionar dentro da legalidade auxílio a alunos da cidade, em viagem de intercâmbio para Alemanha.
Sobre a não presença da secretária de Saúde Stella Maris Macarini Fischer, na sessão o vereador explicou que na semana anterior ela já havia explicado que não tem como o município interferir na fila de cirurgias de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
O vereador também não deixou de alfinetar os vereadores de oposição, afirmando que eles realizam um grande trabalho. “As coisas são explicadas e resolvidas e na semana seguintes os vereadores utilizam o espaço para distorcer todas as informações e generalizar os fatos”, rechaçou Kormann.
Sobre a reclamação que o prefeito não atende a comunidade o vereador utilizou a palavra “inadmissível” para acusação da oposição. Segundo o edil todos os que entram em contato com a prefeitura são atendidos e tem encontros agendados.
Luciano Schlidwein (PP)
O vereador destacou a participação de legisladores guabirubenses na audiência pública em Blumenau, que discutiu a destinação dos resíduos sólidos (lixo) na região Médio Vale do Itajaí.
O vereador comentou o que ouviu na referida audiência e informou que a quantidade de lixo produzido pelo ser humano diariamente é de aproximadamente 1,2 quilos. Apontou que já existem alternativas para que o lixo não continue prejudicando a vida na terra. Destacou que a industrialização do lixo já é realidade nos países mais desenvolvidos do mundo, onde o gerenciamento é feito por empresas privadas. Lá o lixo é transformado em energia.
Schlindwein informou ainda que a empresa contratada para fazer o diagnostico dos 14 municípios da região apresentou importantes dados de Guabiruba. “Em Guabiruba, o crescimento habitacional em dez anos foi de 42%, e o lixo cresceu acima da média habitacional”, completou o parlamentar.
O encontro foi classificado como importantes pelo edil, que acredita que o trabalho em conjunto entre as cidades poderá render resultados positivos para toda região.
Foi apresentado na oportunidade relatos da comunidade sobre a coloração escura da água da Casan. Segundo o vereador o munícipe relatou contato com funcionários da empresa que informaram que a turbidez da água é normal, mas não orientou o consumo da mesma. O pepista solicitou explicações.
Haliton Kormann (PMDB)
O vereador a exemplo de outros colegas também discorreu sobre sua preocupação com a situação da velocidade no novo acesso Guabiruba/Brusque.
Informou que foi procurado por pessoa da comunidade sobre o tema construção da barragem em Botuverá. Segundo o vereador foi relatado que se a empresa responsável pela construção da obra apresentou projeto destacando que uma das funções da barragem e produzir água potável para municípios como Brusque e Itajaí, porque Guabiruba também não pode ser contemplada.
A situação da saúde pública também foi lembrada pelo peemedebista, que classificou o tema como lamentável. O vereador também responsabilizou o governo federal pela situação.
Parabenizou o empresário Valdir Riffel, pela doação do terreno há 25 anos para construção da Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil. “Esse situação é exemplo, porque não, os empresários não se unirem para construção futura de um hospital para Guabiruba”, questionou Haliton.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 8/2014, que “ALTERA O ART. 2° DA LEI 1.217/2010 E INCLUI ARTIGOS NA MESMA LEI”. Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, Finanças e Orçamento e de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, o Projeto de Lei 9/2014, que “AUTORIZA A DOAÇÃO E PADRONIZA OS UNIFORMES ESCOLARES JUNTO AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DE ENSINO FUNDAMENTAL”, para emissão dos respectivos Pareceres.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 29 de abril do corrente, no horário regimental de 19 horas.