Resumo da sessão ordinária de 15 de dezembro de 2015
Na noite de terça-feira, 15 de dezembro, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de...
Na noite de terça-feira, 15 de dezembro, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) presidente da Mesa Diretora.
Os temas serviços e orçamento para o próximo ano foram destacados pelos vereadores na sessão.
Palavra Livre:
Haliton Teodoro Kormann (PMDB)
Foi procurado por uma moradora da Rua Selma Debatin, no Centro, que solicitou providências com relação o conserto das lajotas da via, que estão soltas colocando em risco os usuários.
Também relatou sua participação em encontro entre vereadores, prefeitos e demais autoridades das cidades da região em Botuverá, para debater as liberações ambienteis necessárias para construção da Barragem de Botuverá. O edil informou que questionou os participantes, que se a demora para o início das obras de construção, pode acarretar na transferência dos recursos para outras demandas do estado.
Por fim, também parabenizou a AFEG pela realização da festa de encerramento das atividades em 2015. Ressaltando a importância do envolvimento dos pais e comunidade.
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
O vereador narrou à situação de moradores de bairros de Guabiruba como o Lageado Alto, que estão sem energia elétrica desde a última segunda-feira, em decorrência da chuva e ventos fortes que atingiram a região. O trabalho da Celesc foi questionado pelo parlamentar.
O excesso de tachões no trânsito, principalmente na Rua Alois Erthal, dificulta a mudança de faixa segundo o peemedebista. O vereador solicitou providências por parte da GBTRAN.
O parlamentar também destacou a confraternização da AFEG que aconteceu na última semana, parabenizando os organizadores. Falando da AFEG, criticou a administração municipal que não vai ceder ônibus para que os jovens participem de competição em janeiro, segundo relatos do edil.
Criticou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que segundo o parlamentar é quem está atravancando a liberação das licenças em Botuverá.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador Waldemiro Dalbosco avaliou a evolução da receita do município desde 2005, e constatou que nesse ano num comparativo com o ano passado haverá queda. Em decorrência disso o parlamentar vislumbra um próximo ano de dificuldades para manutenção dos projetos e desenvolvimento das ações em Guabiruba.
Ainda sobre o tema o parlamentar falou sobre os discursos em torno das dificuldades das administrações com relação à queda de arrecadação. Para o edil existem os discursos político-partidários, quando a discussão deveria ser político-administrativa.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O vereador Nilton Rogério Kohler (DEM) afirmou que algumas residências nos bairros Lageado Baixo e Lageado Alta, estão sem energia desta a última segunda-feira, momento que a cidade foi atingida por fortes ventos e chuva.
Sobre o trânsito informou que veículos estão estacionando na Rua Luiz Imhof, Centro, dificultando o fluxo do trânsito, em virtude que via é bastante estreita.
A aprovação do orçamento para 2016 em segunda votação, também gerou debates, sendo que o parlamentar afirmou que não será justificativa o corte de obras e benfeitorias pela administração para 2016.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
A Celesc foi lembrada no pronunciamento do vereador petista que concordou com os colegas vereadores no que diz respeito ao atendimento precário da empresa junto à comunidade. O comentário foi baseado na situação de moradores que estão sem energia desde segunda-feira, em algumas comunidades.
A Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais (AGIR) entregou um relatório de fiscalização à Câmara de Vereadores. Conforme o presidente da casa legislativa, Felipe Eilert dos Santos, essa fiscalização ocorreu por meio de denúncias recebidas contra a Casan.
Conforme ele, a Agir constatou que havia baixa pressão nos dias denunciados, o que acabava alterando o abastecimento de água. “Nesse mesmo momento, houve fiscalização nas estações de tratamento de água. E, por surpresa da Agir, foi identificado um vazamento importante de cloro gás na estação Guabiruba”.
O presidente também falou sobre sessão extraordinária e mudança da data da próxima sessão ordinária.
Osmar Vicentini (PMDB)
Voltou a insistir em falar sobre indicação para fazer mão-única a partir da Rua Luiz Imhof, Centro, para facilitar o acesso dos moradores da Rua São Pedro.
Sobre a Ponte da Amizade, agradeceu ao setor competente pela manutenção na cabeceira conforme seu pedido. Também solicitou que o município de faça sua parte para melhorar a trafegabilidade.
Falou sobre a necessidade de patrolar a estrada principal que leva ao Lageado Alto. “Já solicitei muitas vezes, ou patrola tudo ou não patrola, não vou mais permitir que se faça um trabalho pela metade”, a comunidade merece mais, destacou Vicentini.
O vereador classificou como absurdo no Rio de Janeiro, o governo sortear vagas em escolas como se fosse um bingo. O parlamentar externou sua indignação com a situação do país.
Sobre a reunião entre autoridades em Botuverá, que discutiu a liberação de licenças para construção da Barragem de Botuverá. O vereador mandou um recado a todos informando que não participará mais dos encontros porque nada de concreto é resolvido.
Por fim, relatou sua participação em encontro em Florianópolis, que discutiu os efeitos da fosfoetalonamina “pílula da esperança” no tratamento do câncer. O vereador discorreu sobre o encontro que segundo o parlamentar foi bastante produtivo.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
O tema serviços também foi assunto do pronunciamento do vereador que destacou a situação vivida por alguns guabirubenses que tiveram as residências atingidas por fenômenos naturais no início dessa semana. Segundo o parlamentar casas foram destelhadas e pessoas ainda estão sem energia.
Sobre os serviços da Companhia Catarinense de Águas e Esgota (CASAN) o vereador é incansável em criticar os buracos e serviços inacabados em Guabiruba, durante todo o ano.
Sobre a limpeza e melhorias das vias o vereador parabenizou o empenho da Secretaria de Obras, que segundo o vereador está realizando os trabalhos, mas está sendo prejudicada pelas chuvas, igual a que atingiu o município na segunda-feira.
Ainda sobre manter as vias limpas solicitou explicações do vereador Jaime Nuss, que é membro da ADERG, sobre as sujeiras deixando pelos equipamentos da associação, principalmente no bairro Pomerânia.
Cristiano Kormann (PP)
Convidou a comunidade para participar das atividades na próxima sexta, sábado e domingo da Pelznickel Platz, na Rua Nicolau Schaefer, como forma de incentivo ao trabalho desenvolvido pelo grupo.
Comentou sobre a entrega do relatório da AGIR, que apontou algumas desconformidades no trabalho de distribuição e abastecimento de água em Guabiruba. Mas, o vereador não deixou de ressaltar a importância de separar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da CASAN no município, das atitudes da direção da empresa no estado, que acaba dificultando as ações dos funcionários locais.
Também parabenizou a administração municipal pelo empenho em buscar recursos para a conclusão da pavimentação no Sternthal, que será finalizada.
Defendeu a Secretaria de Esportes, afirmando que ela sempre ajudou a AFEG na realização de suas atividades, informando ainda que inclusive a associação pode explorar a venda de cachorros-quentes na Festa da Integração, uma iniciativa da atual administração municipal.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em 2º discussão e votação o Projeto de Lei n.º 030/2015, que “ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINACEIRO DE 2016”.
Na mais havendo a tratar foi declarada encerrada a sessão, marcando a próxima sessão ordinária para segunda-feira (21) no horário regimental de 19 horas.
Obs. Nessa quarta-feira (16) às 19 horas acontecerá sessão extraordinária para apreciação de projetos.
.