Resumo da sessão ordinária de 15 de março de 2016
Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na terceira sessão ordinária do mês de março, na...
Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na terceira sessão ordinária do mês de março, na sede do Poder Legislativo, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT).
Na presença da comunidade que sempre acompanha os encontros, temas como trabalho da Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan) no município, com as constantes reclamações da comunidade. Segurança pública com a instalação do sistema de videomonitoramento, além da aprovação do projeto de resolução que dispõe dobre a regulamentação de títulos honoríficos.
Antes do início da palavra livre o vereador Valdeci Gomes Ferreira, informou no espaço das lideranças partidárias seu desligamento do PDT.
Palavra livre:
Cristiano Kormann (PP)
O vereador líder de governo discorreu sobre o congresso técnico que definiu o regulamento e forma de disputa do Campeonato de Futebol Amador 2016, que terá início em maio.
Destacou a parceria entre governo municipal e estadual para implantação do sistema de videomonitoramento. Classificando como importante ferramenta para coibir a criminalidade.
Também destacou a entrega de uniformes para as crianças da rede pública de ensino, fato que arrancou elogios de equipes de TVs que vieram em Guabiruba para realizar matérias sobre o “trenzinho da fofura”.
Obras de pavimentações nas Ruas Frederico Bittelbrunn e Evaldo Debatin, também foi assunto.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O parlamentar apresentou novamente a preocupação de proprietários de residências e terras nas margens da Rua da Independência, que estão aflitos com informações desencontradas sobre a regularização dos imóveis através dos desmembramentos.
O vereador exigiu maiores esclarecimentos para a comunidade por parte do poder público municipal, completando que irá continuar cobrando. Uma indicação de sua autoria solicitará que os moradores sejam notificados com relação aos procedimentos adotados.
Também votou a comentar sobre a situação da Rua dos Schimaia, informado que foi procurado pelos moradores que estão bastante “irritados”, já que receberam a informação da pavimentação de outras duas vias, sendo que eles já têm as lajostas pagas a mais de um ano.
O democrata informou sobre a situação do final da via, que sofre desde a construção de um loteamento com problemas de escoamento de lama. Situação que ainda não foi resolvido, mesmo após visitas do prefeito, vice e secretária de Planejamento.
Por fim, o vereador informou que os moradores pensam em buscar medidas judiciais para resolver o caso.
Valdeci Gomes Ferreira (Sem partido)
Comentou indicações solicitando para que providencie a abertura de uma nova via pública a partir do lado esquerdo da Rua Anna Kohler Boos até a Rua Carlos Kohler, beirando o ribeirão local.
Solicita ao setor competente da Prefeitura Municipal, para que providencie a recolocação da placa de identificação da Rua Anna Kohler Boos.
Também solicita a administração municipal, através da Secretaria de Agricultura, para que providencie o conserto da ponte que fica ao lado da Empresa do Senhor Vanderlei Fagundes na Pomerânia, atendendo pedido dos agricultores para a colheita do arroz.
O parlamentar discorreu sobre a ocupação indevida de vagas de estacionamentos exclusivas para idosos e deficientes no município, solicitando o bom senso e o respeito das pessoas que comentem essa infração.
Por fim, apresentou imagens sobre ruas alagadas, pontes e colocação de placas.
Haliton Kormann (PMDB)
Solicitou o conserto da tubulação próximo a residência de n.º 1370 na Rua Imigrantes, atendendo pedido da comunidade.
Da mesma forma informou que foi procurado por moradores que solicitaram a melhoria da via que dá acesso a Centro de Educação Infantil Tia Olinda, bairro Lageado Baixo.
Relatou de participou do ato inaugural do sistema de videomonitoramento, destacando a importância da ferramenta para coibir alguns crimes. Ainda falando de segurança público o parlamentar afirmou que algo tem que ser feito, porque existem focos de tráfico de drogas no município, fator que gera violência e consequentemente amedronta o cidadão de bem a circular pela cidade.
O peemedebista apresentou os relatos da comunidade com a falta de água, coloração escura e descaso da empresa na realização dos trabalhos em vias do município. O Relato também afirmou que os vereadores são constantemente cobrados, sugerindo quem sabe até um rompimento de contrato com a empresa.
Waldemiro Dalbosco (PP)
Cumprimentou a comunidade e também o suplente de vereador Gentil Kalkmann, que estava presente acompanhado a sessão legislativa.
Discorreu sobre a Campanha de Trânsito realizada pelo Poder Executivo, com a divulgação de outdoors e a realização de atividade nas escolas.
Também agradeceu a presença da comunidade, autoridades e imprensa na VI Notte Della Cultura Italiana, evento realizado no bairro Lageado Alto.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
O parlamentar destacou a Campanha de Trânsito que está sendo desenvolvida no município, ressaltando a importância da ação do poder público. Ele também informou que o tema sempre é discutido nos encontros do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).
O vereador Felipe dos Santos destacou a aprovação do projeto de resolução n.º 02/2016, que dispõe sobre a regulamentação de Título de Cidadão Honorifico em Guabiruba. O vereador ressaltou a importância de homenagear pessoas e entidades que carregam uma história e também serviços relevantes para a comunidade.
O presidente representou o Poder Legislativo na cerimônia de inauguração do Sistema de Videomonitoramento, sendo que ele destacou a importância da implantação dessa ferramenta no município. Santos, acrescentou ainda que as estáticas compravam uma diminuição da criminalidade em cidades que já contam com os equipamentos.
Osmar Vicentini (PMDB)
Falou sobre as missas que acontecem todos os dias às 6 horas da manhã, com momento especial nas terças-feiras, convidando toda a comunidade para participar.
Também discorreu sobre a corrupção no Brasil e também destacou os protestos no final de semana. “As coisas no Brasil somem na calada da noite, é só ladrão, se gritar pega ladrão não sobra um”, destacou Vicentini.
Se dirigindo ao presidente classificou como uma falta de respeito não ser informado sobre o fechamento da porta principal da secretária da casa.
Em aparte o presidente explicou que a porta permanecerá fechada e que existe um acesso lateral privativo para os parlamentares, sendo que o fechamento da mesma é para manter a segurança de documentos e coibir a entrada de pessoas não autorizadas.
Vicentini questionou a Mesa Diretora porque não recebeu a autorização para viajar para Brasília para participar de atividades que discutem a liberação da fosfoetalonamina. O vereador disse que vem acompanhado todo o processo e é cobrado pela comunidade.
Por fim, verbalmente fez algumas indicações, solicitando o patrolamento da Rua Cristalina. Também solicitou reparos no Morro São José, sendo que eventos serão realizados ainda esse ano.
Jaime Nuss (PMDB)
Parabenizou os governos municipal e estadual pela implantação do Sistema de Videomonitoramento ressaltando a importância, mas também solicitando quem sabe, o incremento do sistema com o apoio dos empresários do município.
Também classificou como importante a Campanha de Trânsito, afirmando acreditar que o caminho para conscientização é a educação e não a penalização.
Sobre o assunto Casan disse que o tema é bastante complexo, acompanhado o pensamento de colegas vereadores também acha que o investimento não deve ser realizado apenas em abastecimento e distribuição de água, mas também no tratamento de esgoto, pensando no futuro da cidade.
Por fim, destacou o surgimento de rumores que a municipalidade pensa em não conceder nenhum tipo de reajuste aos servidores públicos, fato que seria inédito no município. O vereador mostrou preocupação e solicitou o bom senso da administração para com os trabalhadores.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em votação única o Projeto de Resolução nº 02/2016, que “DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DE TÍTULOS HONORÍFICOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 22 de março de 2016, no horário regimental de 19 horas.