​Resumo da sessão ordinária de 16 de junho de 2015

Na noite de terça-feira, 16 de junho, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de...

Por Imprensa Publicado em 17/06/2015 10:17:22 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:56

Na noite de terça-feira, 16 de junho, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos, tendo como destaque as discussões em torno do projeto do Plano Municipal de Educação, que tramita na casa.

No final do encontro o plenário da casa serviu para cerimônia de entrega de um cheque do Clube Gaiola Cross no valor de R$ 1.000 (um mil reais), destinado a Associação Hospitalar de Guabiruba.

No espaço destinado as lideranças partidárias o vereador Luciano Schlindwein (PP) apresentou a nova composição da nova diretoria do Partido Progressista (PP) de Brusque, que passa a ser presidido pelo senhor Edson Machado.

Palavra livre:

Osmar Vicentini (PMDB)

Discorreu sobre os 53 anos de Guabiruba, afirmando ter orgulho de fazer parte dessa terra, contribuindo nas decisões dos rumos do município. Ele também destacou a importância do povo, dos que nasceram no município e os que escolheram Guabiruba para viver.

Solicitou providências no que diz respeito à instalação de uma antena de transmissão no morro Santo Antônio, bairro Lageado Alto, segundo o vereador a antena está tirando energia da igreja e não está transmitindo sinal para a comunidade.

Teceu comentários sobre as informações apresentadas pela mídia sobre a coloração das águas do Ribeirão Guabiruba. Ele votou a sugerir que captação das águas deveria ser feita no Rio Cristalina.

Por fim, solicitou que a Câmara Municipal conceda o título de cidadão horário ao radialista Saulo Tavares pelo trabalho realizado na região.

Valdeci Gomes Ferreira “Boiadeiro” (PDT)

Rebateu criticas do ex-secretário de Esportes, senhor Vilmar Ebel, nas redes sociais, que sugeriu que o vereador Boiadeiro não estava mais tirando fotos dos problemas da cidade. Segundo o parlamentar as fotos continuam sendo tiradas, mas os problemas diminuíram com as ações da secretaria de Obras.

Apresentou imagens do desfile da 3º Festa da Integração e voltou a parabenizar todos os participantes. O vereador também criticou a não participação da Miss Guabiruba, Amanda Gisele Pereira, no desfile.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O tema 3ª Festa da Integração voltou a ser destacado pelo parlamentar que afirmou que a escolha do nome da cantora Anitta, desperta o interesse de um grande público, mas, critica a escolha de um show de funk como atração principal do evento. “O evento principal deveria ser algo relacionado à cultura do nosso povo, prestigiando os gostos da nossa gente”, completou o edil.

Sobre a edição desse ano da Stadtplatzfest o vereador lembrou que pessoas já se manifestaram em outros momentos contrarias a realização do evento na Rua Brusque. Ele sugeriu novamente a realização do evento no sábado e na Rua Alóis Erthal, local com menos moradias, evitando assim a perturbação do sossego alheio.

Waldemiro Dalbosco (PP)

No espaço da palavra livre destaque para o assunto levantado pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PP), que discorreu sobre o projeto de melhorias da qualidade no abastecimento e distribuição de água, pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Segundo o parlamentar o projeto já está na casa a um bom tempo e a empresa ainda não se manifestou sobre o início das ações em Guabiruba. Dalbosco chamou a atenção para pontos do projeto como a perda de água na captação que é muito grande, além da melhoria na qualidade que é de fundamental importância.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O vereador criticou a situação da mudança de coloração das águas do Ribeirão Guabiruba e classificou como um crime ambiental premeditado e, cobrou providencias das autoridades. “Se houve o despejo de material químico no rio, temos que saber quem foi essa pessoa ou empresa, não podemos deixar essa situação passar em branco”, cobrou Nuss.

Informou que vai fazer indicação para retirada do jardim que serve para dar sustentação aos postes na ligação Guabiruba/Brusque. A sugestão seria colocar uma mureta de proteção, dando assim mais alguns centímetros de via.

Repercussão nas redes sociais das mães de crianças das creches do município, reclamando da demora para o início do desfile cívico, também foi lembrado pelo edil.

Luciano Schlindwein (PP)

Parabenizou a organização do desfile cívico, mas também acha que sempre são necessários alguns ajustes para o próximo ano, na intenção de melhorar.

Lembrou-se da inauguração da pavimentação da Rua Regina Kohler, bairro Pomerânia, parabenizando aos moradores e a prefeitura pela ação conjunta, que culminou em uma belíssima obra.

Inauguração do espaço de lazer no bairro Guabiruba Sul, Praça Senador Luiz Henrique da Silveira, segundo o vereador veio para ser utilizado pelas pessoas de bem de todas as idades.

Por fim, destacou o Rock na Praça, na Praça Theodoro Debatin, com o show da banda Legião Urbana Cover, que levou um bom público para a área central.

Felipe dos Santos (PP)

Participação nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) dos atletas badminton da Escola Prof. Carlos Maffezzolli, foi exaltada pelo vereador que parabenizou o professor Jean Juncek e os alunos Luiz Fernando Horner e Igor Gabriel Carminatti, que conquistaram os 3º e 4º lugares na etapa sul.

Também se lembrou dos momentos de emoção da semana que passou com a realização da missa alusiva aos 53 anos de Guabiruba e, também a inauguração da Praça Senador Luiz Henrique da Silveira, que contou com a participação da família, amigos e admiradores do político catarinense.

Também se lembrou do desfile cívico, sendo que no momento do discurso apontou os desafios que os vereadores terão que enfrentar com o crescimento da cidade. Um dos reflexos do crescimento são os novos empreendimentos, como a chegada da primeira rádio no município, a Guabiruba FM, rádio comunitária.

Destacou a sua participação representando a Câmara Municipal em evento de entrega de um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), em Brusque. O veículo foi comprado através do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Além disso, a cerimônia também homenageou a passagem de um bombeiro para a reserva remunerada.

O presidente da Mesa Diretora, também destacou a tramitação do Projeto de Lei n.º 011/2015, que “Aprova o Plano Municipal de Educação de Guabiruba”, sendo aprovados na oportunidade os pareceres das comissões e também a inclusão de emendas sugeridas pelos vereadores.

O edil também comentou emenda de sua autoria que sugere a inclusão de temas que abordem sobre respeito à vida animal e a guarda responsável dos animais domésticos.

Haliton Kormann (PMDB)

Destacou a bela missa conduzida pelo Padre Silvano, com a presença de autoridades e comunidade em homenagem a cidade de Guabiruba pela passagem dos 53 anos.

Sobre a festa da integração lembrou-se da reclamação de uma mãe que criticou a forma que os animais ficam somente amarrados por uma corda e não dentro de cercados, colocando transeuntes em perigo.

Assim como fez na sessão passada voltou a comentar a repercussão negativa nas redes sociais sobre a duração do show nacional da cantora Anitta.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em 1º discussão e votação os pareceres das comissões sobre o Projeto de Lei n.º 011/2015, que “APROVA O PLANO DE EDUCAÇÃO DE GUABIRUBA”. Também foram acatados os pareceres dos vereadores Jaime Nuss, Felipe dos Santos e Osmar Vicentini.

Áudios