Resumo da sessão ordinária de 17 de março de 2015
A Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária na noite de terça-feira, 17 de...
A Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária na noite de terça-feira, 17 de março, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT). Destaque para a presença dos alunos da Escola Professor Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro, que visitaram a casa do povo para desenvolver o projeto de conscientização política aplicados pelos professores do educandário.
Na oportunidade os nove vereadores utilizaram o espaço da tribuna para tratar dos mais diversos temas, como meio-ambiente, reforma de educandário e principalmente sobre as manifestações contra a corrupção no final de semana.
Palavra livre:
Jaime Luiz Nuss (PMDB)
O vereador reforçou suas indicações, solicitando providências para a instalação de uma travessia elevada entre o loteamento 10 de Junho e Auto Posto 10 de Junho, na Rua 10 de Junho, no Centro, tendo em vista os frequentes acidentes.
Ainda, solicita o patrolamento e areiamento da Rua Guilhermina Olga Schröder, bairro Pomerânia.
Por último, solicita para que providencie a reconstrução da ponte situada na Rua Otto Lophagen, bem como, o conserto da tubulação que fica no final da referida via pública.
O parlamentar que retornou após um tratamento de saúde, solicitou o apoio dos alunos e professores para a aprovação do projeto de lei “Junho Verde” de autoria da bancada de oposição. Segundo o parlamentar o projeto deve enfrentar algumas barreiras para aprovação.
Nilton Rogério Kohler (DEM)
O vereador também solicitou providências para o conserto da tubulação da Rua Otto Lophagen. Também solicitou o areiamento da Rua Bernardo Kohler até o final da via, atendendo reclamação de moradores.
O democrata também apresentou denúncia da comunidade do bairro São Pedro, sobre a sistemática retirada de areia do rio, que está causando o afundamento do leito do rio, desmoronamento de terra e queda de árvores.
O parlamentar foi um, entre vários parlamentares que efetuaram comentários sobre as manifestações do final de semana pelo país. O edil comentou sobre a necessidade de algumas mudanças entre elas à reforma política e a transformação do crime de corrupção em crime hediondo.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT)
Parabenizou a comunidade pelas manifestações no final de semana em Brusque, com a presença de moradores de Guabiruba. O vereador legitimou os manifestos e afirmou que é direito do povo apresentar seus descontentamentos.
Apresentou imagens e parabenizou a administração municipal pelas obras no portal de acesso, que recebeu novo letreiro. Também informou que a boca de lobo na Rua Pomerânia, objeto de pronunciamento de vereador de oposição em sessões anteriores, já foi consertada.
Por fim, apresentou imagens com problemas em calçadas, acúmulo de lama e mato nas canaletas da nova via que liga os municípios de Guabiruba e Brusque.
Osmar Vicentini (PMDB)
Solicitou novamente providências com relação a uma placa indicativa que está invertida no bairro Lageado Alto.
Também voltou a criticar a administração sobre a não passagem do caminhão pipa na comunidade do Lageado Alto. “Não adianta passar o caminhão somente quando tem festa. E necessário respeitar quem mora no bairro”, comentou Vicentini.
Criticou novamente os buracos deixados pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) nas vias e calçadas da cidade.
Também comentou sobre o Projeto de Lei “Junho Verde” que deve entrar em votação nas próximas sessões. O parlamentar alertou para a importância do projeto que contemplará várias ações em prol da natureza.
Por fim, destacou sua participação nas manifestações contra a corrupção na cidade de Brusque.
Cristiano Kormann (PP)
O vereador Líder de Governo aproveitou o espaço para informar que ações já estão sendo tomadas para o conserto da tubulação da Rua Otto Lophagen. O parlamentar também discorreu sobre o programa de pavimentações em parcerias e a operação tapa-buracos que está em andamento pelas vias do município.
O vereador também elogiou ações das secretarias de Saúde e Educação. No setor de saúde informou que mais de 400 meninas estão sendo vacinadas contra o HPV nas escolas da cidade. Na educação informou sobre a aquisição de brinquedos para as creches.
A abertura do XVIII Edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba foi lembrada pelo parlamentar que destacou o envolvimento da comunidade. Também foi apresentado à cartilha ilustrada dos jogos, que foi elogiada pelo edil.
Waldemiro Dalbosco (PP)
O vereador estendeu convite à comunidade para participar da La Quinta Notte Della Cultura Italiana di Guabiruba, tradicional evento da cultura europeia no município, está com os preparativos a todo vapor. A festa será na Capela Santo Antônio, Lageado Alto, no dia 21 de março, e terá apresentações culturais, missa italiana com a participação de coral italiano de Botuverá a partir das 17h, e baile com o grupo musical Ciribim, da cidade de Rodeio (SC).
Comentou convenção municipal do Partido Progressista (PP) que reconduziu a presidente Ricardo Aníbal Boos.
Também utilizou o espaço para comentar as manifestações do último final de semana. Para o vereador os atos são legítimos, mas o verdadeiro protesto dos guabirubenses foi nas urnas nas últimas eleições, onde a maioria não votou na atual presidente.
Sobre as propostas de reforma política, o vereador afirmou que todos os partidos dizem na mídia que são a favor, mas nos bastidores todos são contra.
Luciano Schlindwein (PP)
O vereador que representou a Câmara Municipal na abertura do XVIII Edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba elogiou a secretaria de Esportes e o envolvimento da comunidade. Também comentou sobre a cartilha ilustrada dos jogos.
Relatou encontro com moradores da Rua Antônio Carminatti, no qual participou no último final de semana, na companhia de outras autoridades municipais. “É assim que construímos uma cidade melhor, com organização comunitária e buscando o bem da coletividade”, elogiou a atitude dos moradores Schlindwein.
Por fim, leu coluna do jornalista Luiz Carlos Prates, publicada em um jornal de circulação regional intitulada “Quanto vou ganhar” que tem como tema principal a corrupção na sociedade, que segundo o colunista já começa no tratamento dos pais com os filhos, que são “subornados” com mimos para execução de tarefas corriqueiras.
Haliton Kormann (PMDB)
Comentou sobre solicitação de envio de ofício para a classe política em Brasília, instigando para que os mesmos lutem pela reforma política. Também destacou a necessidade da implantação de leis mais severas para crimes de corrupção.
Sobre a presença de representantes da SDR na Escola Prof. João Boos, afirmou que gostaria de ser comunicado sobre a presença dos mesmos para participar da reunião.
Finalizou o pronunciamento destacando a importância da aprovação do Projeto de Lei “Junho Verde” e, também convidando a comunidade a prestigiar a Koloniebier, que acontecerá no final de semana na Chácara do Alcides Seubert, bairro Aymoré.
Felipe Eilert dos Santos (PT)
O vereador destacou a importância da presença dos alunos e professores da Escola Professor Calos Maffezzolli, dentro da matéria de conscientização política. Para o edil, talvez se o Congresso Nacional sempre estivesse lotado pela população nas reuniões e encontros, não seriam necessárias as manifestações.
Relatou o objetivo da visita a Brasília na companhia do prefeito Matias Kohler e vice-prefeito Valmir Zirke. Segundo o vereador foram verificadas as tramitações de projetos já enviados pelo município e protocoladas novas solicitações. Também foram realizadas visitas a ministérios e gabinetes de deputados da bancada catarinense.
Um dos temas destacados no pronunciamento foi à visita na semana anterior ao gabinete do secretário regional, Jones Bósio, para tratar entre outros temas dos investimentos na Escola Prof. João Boos. O parlamentar afirmou que já perdeu as esperanças com relação a várias promessas do governo estadual.
Sobre as manifestações o edil afirmou que respeita todos os tipos de manifestações, mas também disse que é necessário respeitar o desejo da maioria da população que de forma democrática elegeu seus representantes no último pleito.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em votação única resolução nº02/2015, que “AUTORIZA A CÂMARA MUNICIPAL A REEMBOLSAR DESPESAS QUE ESPECIFICA”.
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 17 de março, no horário regimental de 19 horas.