​Resumo da sessão ordinária de 17 de novem

​Resumo da sessão ordinária de 17 de novembro de 2015

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária na noite de terça-feira, 17 de novembro,...

Por Imprensa Publicado em 19/11/2015 08:04:52 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:55

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária na noite de terça-feira, 17 de novembro, momento que vários temas foram apresentados nos setores de segurança pública, saúde e infraestrutura.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), sendo que sete vereadores utilizaram o espaço da palavra livre.

Palavra livre:

Osmar Vicentini (PMDB)

Parabenizou o assessor jurídico da casa Dr. Roque Luís Dirschnabel por idealizar a criação de uma Associação Cultural e Ambiental no município.

Como indicação solicitou ao departamento competente para que providencie as devidas melhorias da Rua que dá acesso secundário a cidade de Botuverá, via Lageado Baixo, tendo em vista que a cidade vizinha está fazendo sua parte no outro lado da divisa.

Relatou sua participação no encontro na Câmara Municipal de Itajaí, que tratou da liberação da licença ambiental para construção da barragem de Botuverá. O edil lembrou que já é defensor dessa ideia há muito tempo, já que é um dos vereadores mais antigos de Santa Catarina com seis mandatos legislativos. Ele também colocou seu nome a disposição para participar da comissão permanente de deverá ser formada.

Por fim, falou sobre o “comprimido da esperança” que tratasse da fosfoetanolamina sintética que não teve teste de eficácia nem segurança na cura do câncer, mas que vem apresentado bons resultados em pessoas voluntárias.

Valdeci Gomes Ferreira “Boiadeiro”

Apresentou imagem do último domingo, 15 de novembro, no momento que o semáforo da esquina entre as ruas José Fischer e Brusque foi ligado pela primeira vez. Relatando que foi o único vereador presente naquele momento. Também solicitou para constar em ato, que ele foi o primeiro em 02 de junho de 2009, a fazer essa solicitação para a instalação através de ofício.

Na sequência apresentou imagens sobre a pintura das faixas e colocação de sinalização que indicam o novo sentido do trânsito no município.

Também através de imagens destacou o trabalho realizado pela Secretária de Obras na retirada de barreiras e áreas afetadas pelos últimos deslizamentos.

Luciano Schlindwein (PP)

Relatou sua participação na 16º Noite Cultural da Escola Professor Carlos Maffezzolli, parabenizando todos os organizadores e participantes do evento que foi um sucesso.

Também destacou as alterações do sentido do trânsito na área central de Guabiruba, relatando todo empenho dos envolvidos no processo de transformação das vias. Também alertou que já foi flagrado pessoas não utilizado os espaços específicos colocados a disposição dos usuários como calçados e ciclofaixas.

Cristiano Kormann (PP)

O vereador Líder de Governo, Cristiano Kormann (PP) destacou encontro realizado no dia 11 de novembro, entre comunidade escolar, engenheiros da prefeitura e empresa responsável e autoridades no Centro de Educação Infantil Tia Olinda, bairro Lageado Baixo, que teve como objetivo acalmar os pais de alunos sobre as fissuras apresentadas na estrutura do prédio. Segundo o parlamentar um laudo técnico foi deixado no educandário para tranquilizar os pais e professores já que as rachaduras não oferecem riscos para a estrutura e são normais em construções do município em decorrência da movimentação do solo.

O vereador também relatou a instalação das câmeras de vídeo monitoramento do Programa Bem-Te-Vi, uma parceria dos governos municipal e estadual, que irá auxiliar na segurança da cidade. Segundo o edil essas câmeras são solicitadas desde 2009 quando foi vereador pela primeira vez, sendo assim, ele destacou o empenho dessa administração, que não mediu esforços para colocar o projeto em prática.

Por fim, o vereador destacou a mudança do trânsito que aconteceu no último final de semana, dizendo que os relatos da população na maioria são positivos, sendo que serão necessários 30 dias para saber a necessidade de adequações ou não.

Haliton Kormann (PMDB)

Apresentou reclamação da comunidade informando que foi procurado por uma família que reclamou que um médico da rede pública de Guabiruba prescreveu 30 gotas de medicamento para uma criança de 2 anos e 10 meses, sendo que segundo informações o correto seria 10 gotas do medicamento. O vereador classificou a atitude como preocupante colocando em risco a saúde da criança.

Ainda sobre saúde o vereador também discorreu sobre a substância fosfoetamina que está gerando muita polemica no Brasil, sobre sua eficácia ou não no tratamento do câncer.

Jaime Nuss (PMDB)

Relatou que as melhorias prometidas para conter os alagamentos na Rua Rodolfo Schaefer, ainda não foram feitas conforme prometido para a comunidade. Na sequência o vereador solicitou explicações do líder do governo na casa, que afirmou que assim que o tempo melhorar o trabalho será efetuado.

Parabenizou o assessor jurídico da casa Dr. Roque Luís Dirschnabel por idealizar a criação de uma Associação Cultural e Ambiental no município.

Sobre a mudança de trânsito informou a cobrança comunidade para a instalação de uma rótula entre as ruas Alois Erthal e Luiz Imhof, para coibir o excesso de velocidade. Dá mesma forma cobrou a iluminação pública na Rua Alois Erthal.

Comentou a importância da instalação das câmeras de monitoramento para melhorar a sensação de segurança no município. Também cobrou do prefeito Matias Kohler, para que o mesmo volte a colocar a disposição da Delegacia de Polícia Civil os dois funcionários que foram retirados, sendo que essa ação serviria de contrapartida para melhor o atendimento.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Waldemiro Dalbosco (PP) relatou apresentação de relatório de prestação de contas de período de 2014 e 2015, do trabalho da Associação Hospitalar de Guabiruba. A apresentação aconteceu na reunião da Diretoria Executiva de ACIBr e Núcleo de Empresários de Guabiruba, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura.

Segundo o parlamentar os números apresentados são importantes para provar o ótimo trabalho realizado pelo município na área de saúde. Até outubro do corrente ano, 14 518 atendimentos de urgência gratuitos foram efetuados pela Associação Hospitalar, provando que apesar das dificuldades o município está comprometido com a comunidade.

O edil relatou também encontro no dia 11 de novembro, na Câmara Municipal de Itajaí, que tratou sobre a liberação das licenças para construção da Barragem de Botuverá. As afirmações do Secretario Estadual de Defesa Civil, Milton Hobus, que relatou que o projeto é consistente, o edital está pronto, a licitação sairá até o final do ano, os recursos estão liberados e o governador Raimundo Colombo, tem como objetivo inaugurar a obra até o final do seu mandato, para o vereador são apontamentos mais que necessários para acreditar na execução da obra.

Mas, o problema é a competência da FATMA ou IBAMA para liberação da licença ambiental. “Defendi o argumento junto ao secretario Hobus, que 74% do território de Botuverá é de área preservada e 72% de Guabiruba também é de Mata Atlântica, sendo que esse crédito ambiental já seria o suficiente para a tão aguardada liberação da licença”, destacou Dalbosco.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O presidente da Mesa Diretora, vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) ao usar a tribuna da casa destacou encontro com a Associação de Moradores do Lageado Baixo, destacando a organização e compreensão sobre o momento vivido pelo município e país. Os edil relatou que as solicitações foram transformadas em indicações e que ele irá pessoalmente entregar as reivindicações aos responsáveis pelas respectivas áreas de atuação da municipalidade. Segundo o vereador algumas dos pedidos são de fácies resolução e outros demandarão de um pouco mais de tempo.

O parlamentar também aproveitou a presença da imprensa na casa legislativa para convidar a comunidade para palestra promovida pela Câmara Municipal alusiva a Campanha Novembro Azul, com o médico urologista Dr. Humberto Teruo Eto, no dia 19 de novembro, às 19 horas, na sede da Câmara Municipal. O evento tem como objetivo alertar e despertar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Por fim, o vereador falou sobre movimento que partiu de reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e reunião do Núcleo de Empresários da ACIBr, que decidiu pela realização do uma manifestação pública na Praça Theodoro Debatin, Centro de Guabiruba, no dia 25 de novembro, às 18 horas, para reivindicar melhorias no setor de segurança pública no município.

O vereador também comentou a aprovação de Moção de Congratulação n.º 011/2015, endereçada da Rádio Diplomata FM, pela passagem dos 25 anos de fundação. Segundo o parlamentar a emissora tem uma grande audiência na cidade de Guabiruba, sempre buscando prestar os melhores serviços de informação, entretenimento e nas demais áreas da comunicação com papel fundamental no dia a dia da comunidade regional.

ORDEM DO DIA

Foi aprovadomoção de Congratulações nº. 011/2015, Respeitosamente, submetemos a apreciação do Plenário, MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES, a Rádio Diplomata FM de Brusque, pela passagem dos seus 25 anos de fundação, que com grande audiência nesta cidade de Guabiruba, sempre buscando prestar os melhores serviços de informação, entretenimento e nas demais áreas da comunicação.

Áudios