​Resumo da sessão ordinária de 17 de outubro de 2017

Por Imprensa Publicado em 18/10/2017 11:18:12 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:51

Na noite de terça-feira, 17 de outubro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (PP).

Destaque para a primeira votação da Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) e também o Plano Plurianual (PPA), que tramitam na casa legislativa.

A sessão também contou com as presenças de alunos e professores da Escola Professor Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro.

O vereador Cristiano Kormann (PP) presidente da Mesa Diretora discorreu sobre o encontro com o governador Raimundo Colombo na segunda-feira (16), na sede do Sintrafite.

O parlamentar comentou que Colombo foi cobrado pelos representantes de Guabiruba sobre a situação da reforma da Escola Professor João Boos. Colombo informou que a reforma já esta no orçamento da Secretaria de Educação.

Palavra livre:

Paulo Ricardo Gums

O edil Paulo Ricardo Gums (PP) parabenizou os atletas e professores do Caratê que disputaram campeonato em Salvador, Bahia.

O cadastramento biométrico dos eleitores também voltou a ser assunto destacado pelo pepista, que apresentou números de Guabiruba e do estado. O município já atingiu 50% dos eleitores cadastrados, já em Santa Catarina os números são menores.

Waldemiro Dalboso

O vereador Waldemiro Dalbosco (PP) comentou sobre o excesso de ofícios que são trocados entre os poderes solicitando melhorias para Guabiruba. Segundo o vereador isso tudo é ineficaz já que o Estado Brasileiro perdeu a capacidade de investimento, principalmente com a crescente demanda do serviço público.

Felipe Eilert dos Santos

O vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) demonstrou sua solidariedade com a família de Eduardo Kuckembecker, que faleceu vítima de câncer. Segundo o parlamentar Eduardo foi reconhecido pelo elevado número de quilometragem que vez com sua bicicleta, já que o mesmo era adepto do ciclismo.

Santos, também destacou encontro que acontecerá no mês de novembro na sede da Câmara Municipal com os grêmios estudantis das Escolas Professor João Boos, Carlos Maffezzolli e Osvaldo Ludovico Fuckner e também com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) de Santa Catarina. O evento terá como tema o fortalecimento do Movimento Estudantil no Brasil e também a criação de políticas para a Juventude.

Haliton Teodoro Kormann

O vereador Haliton Kormann (PMDB) comentou sobre a inserção como emenda na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que tramita na casa legislativa, de um projeto de sua autoria que sugere a construção em Guabiruba de um Centro de Atendimento ao Idoso.

Também parabenizou os atletas e professores do Caratê que disputaram campeonato em Salvador, Bahia.

O Dia do Professor também foi lembrado pelo parlamentar que cumprimentou todos os professores, em especial a sua mãe que acabou de se aposentar, como profissional da área de educação.

Harri Westarb Neto

O vereador democrata Godo Westarb falou sobre o Dia do Professor e também agradeceu a presença dos alunos e professores da Escola Carlos Maffezzoli na sessão legislativa.

O parlamentar também discorreu sobre a participação dos caratecas de Guabiruba em competição que aconteceu em Salvador, na Bahia. Godo informou ainda que a equipe de caratê estará na Câmara Municipal na próxima semana para prestação de contas.

O excesso de acidente na Rua Guabiruba Sul, principalmente próximo à Serralheria Schlindwein preocupa o vereador que já relatou que quatro acidentes graves aconteceram somente nos últimos meses. Na sequência foi solicitada a atenção da GBTRAN no local.

Jaime Luiz Nuss

O vereador Jaime Nuss (PMDB) comentou sobre assuntos como capacidade de investimento do governo estadual, participação dos atletas do caratê em competição na Bahia e ações do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nuss também é o atual presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Guabiruba, sendo assim, ele aproveitou o espaço para convidar todos os filiados e simpatizantes para a Convenção do Diretório Local do PMDB que acontece no próximo sábado, 21 de outubro, às 9 horas, no Clube 10 de Junho.

- Foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei Ordinária nº 030/2017, do Executivo, que "DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2018 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Também foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 028/2017, do Executivo: que "DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DE GUABIRUBA PARA O QUADRIÊNIO 2018/2021 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". Aprovado o Parecer Conjunto colocar o Projeto em primeira votação.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 24 de outubro, no horário regimental de 19 horas.