​Resumo da sessão ordinária de 18 de outubro de 2016

Por Imprensa Publicado em 19/10/2016 15:16:02 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:54

Na noite de terça-feira, 18 de outubro, aconteceu mais uma sessão legislativa na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidido pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e teve como destaques temas como turismo, serviços e a falta de sigilo fiscal para pessoas que ingressão na vida pública.

O espaço da tribuna popular da casa, foi ocupado pelo senhor Osnir Schlindwein, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, que como presidente da Comissão Organizadora das Festividades de 54 anos de Guabiruba apresentou a prestação de contas. Ele também estava acompanhado por Daiane Leal e Jenifer Ebele, rainha e 1º princesa, respectivamente da 4º Festa da Integração.

Palavra livre:

Osmar Vicentini (PRB)

Discorreu sobre o sistema educacional nacional, sugerindo que deveria constar na listagem curricular de ensino, uma disciplina de Formação Política.

O parlamentar também tratou de questões de segurança pública e aumento da criminalidade, além de versar por alguns minutos sobre os rumos da política nacional.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

Solicitou junto a Mesa Diretora uma cópia do ofício enviado ao Ministério das Cidades, solicitando informações sobre o sistema de financiamento do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, já que existem rumores que o teto das faixas de financiamentos serão diminuídos pela Caixa Econômica Federal (CEF). O peemedebista informou que também já conversou com o deputado Peninha, para buscar forças para que os valores não sejam diminuídos.

O vereador voltou a solicitar que os recursos das sobras financeiras da Câmara Municipal, sejam repassados para os clubes e associações da cidade, como forma de fomentar e desenvolver o esporte.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Para o vereador Waldemiro Dalbosco (PP) no Brasil é muito comum o tratamento diferente para pessoas iguais. O parlamentar justificou o seu pensamento, discordando da necessidade das pessoas que ingressão na vida pública de terem seus sigilos fiscais, expostos.

Dalbosco explicou ainda que além da exposição desnecessária, a divulgação abre espaço para interpretações ilegítimas dos candidatos, que só precisão divulgar os bens e recursos que estão no CPF, deixando de lado as declarações de empresas e cônjuges.

Nilton Rogério Kohler (DEM)

O vereador também abonou as palavras do colega vereador Waldemiro, sobre o sigilo fiscal de pessoas que concorrem a cargos públicos. Para Tindo, esse é um tema que ele também pensava em trazer para discussão na Câmara Municipal, para uma maior reflexão.

O democrata voltou a tratar do tema saúde, cobrando a contratação de um médico pediatra para atender as famílias guabirubenses, sendo que isso é tema de reclamações da comunidade.

Valdeci Gomes Ferreira (PP)

Parabenizou os médicos pela passagem do Dia do Médico, ressaltando a importância dos profissionais.

Destacou indicação que solicita o reparo de boca de lobo e também passeio público de toda a extensão da Rua dos Schimaia, transversal da Rua Gubirupé.

Também mostrou imagens sobre os equipamentos da ADERG, desejando uma boa administração para os novos diretores.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador Felipe dos Santos, destacou indicação de 2014 de sua autoria, que solicitava a realização de uma festa de outubro germânica em Guabiruba. O vereador participou nessa semana de um simpósio de turismo em Brusque e destacou a importância do turismo que tem como ponto principal a “transversalidade” fomentando a economia regional.

Como sugestão o parlamentar sugeriu a criação de uma festa, que comece logo após o término da Fenarreco, em Brusque, e aconteça junto aos últimos dias da Oktoberfest, em Blumenau, para aproveitar os deslocamentos dos turistas na região.

Cristiano Kormann (PP)

Foi procurado intensamente pela comunidade sobre os problemas com as entregas de correspondências dos Correios, o vereador solicitou o envio de ofício para tentativa de resolução desse problema.

Sobre a situação da possibilidade da diminuição do teto dos financiamentos do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, o vereador também afirmou que recebeu solicitações da comunidade, ele informou ainda que está sendo tomadas medidas para realização de uma audiência pública para discutir o tema.

Sobre os clubes e associações o vereador também informou que apoia a ideia de repassar as sobras financeiras da Câmara Municipal, para ajudar as entidades esportivas em suas atividades.

Haliton Kormann (PMDB)

Também discorreu sobre os problemas com as entregas das correspondências pelos Correios. “Penso que é inadmissível, um cidadão ter que se deslocar a uma cidade vizinha para pegar sua correspondências”, disparou Kormann.

O vereador também falou sobre o Projeto de Lei n.º 009/2016, de sua autoria, que “Institui a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência”, que foi baixado para as comissões. O vereador ressaltou a importância de discutir política pública adequadas para os portadores de deficiências.

- Foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei nº 009/2016, que “INSTITUI A SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”.

- Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Resolução nº 004/2016, que "REVOGA O INCISO III DO ART. 155 E ALTERA O ART. 159, DA RESOLUÇÃO Nº 004, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2006 - REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUABIRUBA" – Que trata do fim do vota secreta para a eleição da Mesa Diretora.

- Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 008/2016, que "INSTITUI A SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROTEÇÃO DOS ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 25 de outubro no horário regimental de 19 horas.