​Resumo da sessão ordinária de 19 de abril de 2016

Na noite de terça-feira (19) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba,...

Por Imprensa Publicado em 20/04/2016 11:54:37 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:54

Na noite de terça-feira (19) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT). Os noves vereadores utilizaram a palavra livre para tratar de temas como mobilidade urbana, turismo, poluição visual do município, além de quase todos tratarem do atual cenário político nacional.

Palavra livre:

Nilton Rogério Kohler “Tindo” (DEM)

O parlamentar relatou sua participação em encontro regional do partido Democrata (DEM), momento que foi discutido os rumos da política nacional e as estratégias para o próximo pleito eleitoral.

O vereador alertou para a situação da malha viária do município, que segundo Tindo precisa de reparos e manutenção. Os buracos nas vias em diversos pontos da cidade foram evidenciados pelo parlamentar.

Também foi solicitado na oportunidade a colocação de um abrigo de ônibus próxima a Ponte Pênsil do bairro Imigrante.

O vereador buscou informações junto a presidente da casa sobre os avanços das promessas da Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan), após a reunião com os parlamentares e as promessas da instalação de poços artesianos. O presidente em aparte respondeu que ainda não existem novidades.

Felipe Eilert dos Santos (PT)

O vereador discorreu sobre o projeto de lei que estava em pauta que trata da proibição da realização de publicidade em espaços públicos, como canteiros, postes e árvores. O vereador destacou a importância da aprovação do projeto para acabar com a poluição visual no município. Também solicitou a fiscalização por parte dos órgãos competentes da administração.

“Já que pensamos em ser uma cidade turística a poluição visual tira a beleza típica da cidade”, destacou Santos.

Ao falar em turismo o parlamentar destacou a realização do Seminário de Turismo realizado na sede da Câmara Municipal na semana anterior. O vereador destacou que Guabiruba tem muitas coisas que outras cidades gostariam de ter, como cultura rica, danças folclóricas, beleza natural para o desenvolvimento do ecoturismo e uma gastronomia típica. Para o vereador é necessário à realização de parcerias com a comunidade acadêmica regional para o desenvolvimento de bons projetos que possam fomentar o turismo guabirubense.

Sobre processo de impeachment que foi votado pela Câmara Federal o vereador lamentou a constatação de como o povo brasileiro está mal representado. “Acho que a Dilma não tem mesmo como administrar o Brasil, com esse congresso composto por pessoas de índole duvidosa (deputados sujos)”, disparou o presidente.

Ele completou ainda dizendo que as “pedaladas” foram realizadas ao logo da história recente política por diversos governadores, sendo que os mesmo receberam o respaldo da justiça e de seus respectivos parlamentos. Lamentou o vereador o julgamento diferente para cada caso.

Luciano Schlidwein (PP)

Destacou o projeto do poder público que irá ampliar as ciclofaixas a médio e longo prazo, sendo que o objetivo é atingir mais de 50 quilômetros, melhorando a mobilidade urbana e oportunizando a estrutura para uma mudança na cultura de transporte com criação do mapa cicloviário.

O vereador também destacou que os primeiros pontos da implantação serão o novo trecho das Ruas São Pedro, Sternthal e 10 de Junho.

Em decorrência do feriado de Tiradentes e ponto facultativo o vereador informou que o Edital da Cultura teve as inscrições estendidas até o dia 28 de abril. Em ato continuo o edil discorreu sobre as regras do edital.

Sobre a realização do Seminário de Turismo o vereador destacou a importância de ações para a organização setor. Ele ressaltou ainda que estudos indicam que cada fez mais os turistas estão escolhendo como destino pequenas cidades em vez dos grandes centros.

Waldemiro Dalbosco (PP)

Mais uma vez o vereador defendeu que o poder público não consegue suprir todas as necessidades da comunidade, por isso a importância da organização da sociedade para fazer a sua parte. Ele parabenizou a VIGU e a professora Rosimari Glatz, pelo projeto desenvolvido e apresentando no Seminário de Turismo.

O vereador lamentou mais uma vez a baixa participação do público alvo em eventos importantes. “Um seminário tão bom e importante e poucos compareceram, é um fato a lamentar”, completou Dalbosco.

“Que Deus tenha piedade do povo brasileiro” essa frase dita pelo presidente do Congresso Nacional Eduardo Cunha, e foi tema do pronunciamento do vereador Dalbosco. O vereador lamentou a forma de condução dos trabalhos na votação do impeachment, lamentando o destino do Brasil com a linha sucessória composta por Michel Temer e Eduardo Cunha, segundo o vereador a linha sucessória é de “arrepiar”.

Para o vereador o melhor seria uma nova eleição, mas também temerário apresentou alguns nomes que para o edil são o “mais do mesmo”, como Lula, Marina, Aésio e Michel Temer.

Osmar Vicentini (PRB)

Comentou sobre a votação do impeachment no domingo e afirmou que ficou envergonhado como Brasileiro, com a forma de condução dos trabalhos. “Penso que esses deputados não merecem nem o próprio voto é uma vergonha para o Brasil”, completou Vicentini solicitando que o legislativo guabirubense envie uma carta de repúdio para o Congresso Nacional.

O vereador também destacou que quem realizou o julgamento e condução das ações deveriam estar na cadeia.

Agradeceu aos amigos do bairro São Pedro que prepararam uma saborosa costela no final de semana. Também parabenizou a equipe de futebol do Santo Antônio que está classificada para a final do Campeonato da Planície Alta. Da mesma forma parabenizou o seu amigo Maurício pela organização da Festa da Cerveja.

Sobre o pensamento de estruturar a cidade para o turismo o vereador afirmou que Guabiruba tem inúmeras belezas naturais, além da preservação da cultura e gastronomia dos colonizadores, fato que será preponderante para o sucesso do município como destino turístico.

Jaime Luiz Nuss (PMDB)

O vereador solicitou ao órgão competente para que retire materiais que estão depositados na calçada logo após a Igreja Nossa Senhora Aparecida no bairro Guabiruba Sul, sendo que o local é utilizado para o trânsito de crianças e adolescentes que saem da escola nas proximidades.

Convidou toda a juventude guabirubense, principalmente do JPMDB que está muito organizada no município para reunião no dia 21 de abril, a partir das 19 horas no Clube Continental. Na oportunidade serão discutidos as regras e prazos para o pleito municipal.

O vereador também comentou sobre o cenário político nacional relatando a tramitação de processo de impeachment que ao sair da Câmara será enviada para o Senado, que é comandado pelo também duvidoso Renan Calheiros, que já circulou pelos mais diversos partidos, fazendo as alianças mais duvidosas possíveis, situação que para o vereador é lamentável.

Sobre o comentário do presidente Felipe dos Santos, sobre as decisões não muito compreensíveis da justiça, ele também lembrou que isso poderia ser aplicado em Guabiruba, mas o parlamentar não quis entrar em detalhes.

Sobre o Seminário de Turismo, o vereador afirmou que a região é muito próspera em todos os sentidos, citando as cidades de Botuverá, Nova Trento, São João Batista e Brusque, reforçando o pensamento da necessidade da integração turística.

Gentil Kalkmann (PP)

Agradeceu a administração municipal pela conclusão das obras na Rua Hercílio Caetano, bairro São Pedro.

Apresentou a ideia de implantação de Escolas Profissionalizantes para o melhor encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho. Segundo o vereador é comprovado que esse é um caminho interessante dentro do processo educacional.

Valdeci Gomes Ferreira “Boiadeiro” (PP)

Voltou a tratar sobre o tema Casan, relatando que os problemas de cavaletes espalhados pelas vias não é exclusividade de Guabiruba, por também viu situação semelhante em Botuverá.

O vereador também destacou informações que Botuverá caminha para o rompimento do contrato com a Casan. Fato que não é possível em Guabiruba em decorrência do contrato cheio de falhas assinados pelo prefeito anterior que irá até 2018.

Sobre o turismo relatou que Guabiruba é cheio de locais bonitos, mas segundo o parlamentar a maioria está dentro do Parque da Serra do Itajaí, local que não é possível fazer nenhuma adequação.

Por fim, o pepista apresentou inúmeras imagens fotográficas no sistema áudio visual da casa sobre bocas de lobo instaladas nas administrações anteriores, criticando o trabalho realizado.

Haliton Kormann (PMDB)

O vereador solicitou ao líder de governo para que o mesmo possa apresentar informações sobre se já foi realizada a chamada para os concursados nas vagas de motoristas, já que ele foi questionado por um membro da comunidade.

Sobre o projeto em pauta que trata da proibição da instalação de propagandas em locais públicos o vereador disse que é a favor, mas também lembrou que já votou contra a um projeto que autorizava a colocação de publicidade em cima de placas indicativas de logradouros, porque entende que também tratasse de poluição visual.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei nº 004/2016, que “AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO A ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE GUABIRUBA.

Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei nº 003/2016, que “DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PUBLICIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encarrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 26 de abril de 2016, no horário regimental de 19 horas.

Galeria de fotos

Áudios