​Resumo da sessão ordinária de 19 de setembro de 2017

Por Imprensa Publicado em 20/09/2017 09:36:34 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:52

Na noite de terça-feira, 19 de setembro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em sessão ordinária na seda da Câmara Municipal. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann (PP) presidente da Mesa Diretora.

Os principais temas abordados foi à defesa feita em tribuna do senhor Moacir Boos, secretário de Agricultura que teve sua empresa como alvo de investigações do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) e outros órgãos de vigilância.

O secretário Moacir Boos explicou e apresentou documentos aos vereadores que comprovam o arquivamento segundo ele pelo MP de todas as denúncias que foram feitas contra sua empresa de manipulação de proteína animal.

Outro tema evidenciado foi o trânsito que novamente gerou discussões entre situação e oposição após anúncio do prefeito Matias Kohler em entrevista à imprensa que irá suspender de forma momentânea a instalação do radar móvel no município.

Já o vereador Harri Westarb Neto “Godo” (DEM) apresentou imagens no sistema áudio visual da casa discorrendo sobre sua preocupação com a parada de ônibus escolares em cima das ciclofaixas. Além de destacar a falta de mobilidade imposta pela ausência de calçadas em várias partes do município, o parlamentar chegou a propor um programa de parceria com a comunidade para construção de passeios adequados.

Mesmo com a desistência temporária da instalação do radar móvel por parta do poder executivo o assunto gerou discussões acaloradas entre os parlamentares. O vereador líder de oposição Jaime Nuss (PMDB) apresentou números que apontavam para uma arrecadação anual aproximadamente de 1 milhão de reais. O vereador foi rechaçado pelo líder de governo vereador Waldemiro Dalbosco (PP) que disse que o parlamentar estava subestimando a população guabirubense.

O presidente da casa vereador Cristiano Kormann avaliou como prudente a iniciativa do prefeito Matias Kohler em retroceder de sua decisão de instalar o radar móvel. Para o vereador o clamor popular e a falta de números mais claros foram os motivos da decisão.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 032/2017, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado Deliberação sobre a Moção de Pesar nº 23/2017;

- Em segunda votação referente ao Projeto de Lei nº 026/2017, que "DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".