​Resumo da sessão ordinária de 20 de fevereiro de 2018

Por Imprensa Publicado em 21/02/2018 08:46:48 - Atualizado em 18/04/2024 15:29:51

Na noite de terça-feira, 20, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressista).

O encontro contou com as presenças dos noves vereadores e teve como espectador o vice-prefeito Valmir Zirke, que estava acompanhado do estagiário alemão Marios Riffel, além da comunidade em geral.

O principal destaque do encontro foi à aprovação do Projeto de Lei n.º 003/2018, que atualiza o valor do Piso Salarial para os profissionais do magistério público.

Palavra livre:

Jaime Luiz Nuss (MDB)

O vereador Jaime Luiz Nuss voltou a solicitar a passagem do caminhão pipa na Rua Maria Ebel, bairro Lageado Baixo. O pedido dessa vez foi feito diretamente ao vice-prefeito que estava presente na reunião.

O vereador que é líder de oposição solicitou explicações sobre a cobrança em conjunto ou não, das faturas do lixo e da água. Em ato continuo ele recebeu a resposta do líder de governo vereador Waldemiro Dalbosco, que informou que as cobranças serão distintas.

Outro questionamento foi sobre a legalidade da cobrança da taxa de expediente no valor aproximado de R$ 26,00 no carnê do IPTU.

Paulo Ricardo Gums (Progressista)

O vereador Paulo Ricardo Gums “Minhoca” discorreu sobre sua indicação solicitando que a administração interceda junto ao responsável pela Casan local, para que providencie a limpeza da água distribuída aos moradores da Rua Hilário Keller, bairro Aymoré.

Na sequência dentro do tema água o parlamentar apoiou mais uma vez a decisão do prefeito Matias Kohler em romper o contrato com a Casan.

Por fim, comentou sobre o fim dos pontos facultativos anunciado após decreto do prefeito.

Rosita Kohler (Progressista)

A vereadora Rosita Kohler agradeceu pela padronização da faixa elevada em frente à empresa Wilrich, bairro Guabiruba Sul, destacando a satisfação dos usuários da via.

Também discorreu sobre a entrega dos kits escolares por parte da Secretaria de Educação, segundo a parlamentar foram mais 3700 unidades, fato que surpreendeu positivamente os pais de alunos que elogiaram a rápida ação do poder público municipal.

Ela também comentou que nos próximos dias os uniformes também começarão a ser distribuídos.

Waldemiro Dalbosco (Progressista)

O vereador líder de governo Waldemiro Dalbosco (Progressista) apresentou sua preocupação com a provável mudança de comando na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque, já que o estado tem novo governador. O parlamentar disse recear que o projeto da Escola João Boss, possa sumir mais uma vez como aconteceu em outras trocas de comando no passado.

Ele também aproveitou para opinar sobre a ineficiência do processo de descentralização, sugerindo que as ADRs não servem o seu proposito de aproximação do governo com as pessoas.

Dalbosco, também falou sobre a aprovação do Projeto de Lei do Piso Nacional do Magistério.

Haliton Kormann (MDB)

Imagens com roupas brancas manchadas com uma pigmentação escura foram apresentadas no sistema audiovisual da casa legislativa pelo vereador Haliton Kormann (PMDB). Segundo o parlamentar essas imagens foram enviadas por moradores da Rua Adolfo Schaefer, bairros Imigrantes, que reclamam da coloração e qualidade da água da Casan, que não serve nem para lavar roupas.

O vereador também comentou o descontentamento de uma munícipe que reclamou da demora no atendimento telefônico na prefeitura de Guabiruba, principalmente no setor de tributos.

Solicitou o reparo de uma lâmpada da iluminação pública na Rua Antônio Fischer, em frente à casa do senhor Tomio.

Por fim, parabenizou as empresas Supermercado Carol e Inwiko pelas comemorações dos seus respectivos aniversários.

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº 003/2018, que "ATUALIZA O VALOR DO PISO SALARIAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 27 de fevereiro do corrente, no horário regimental de 19 horas.